Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho idéias

Marcos Castilho01/05/2008 10:59
Buxinho idéias
Olá amigos foristas. Aqui vai umas fotos de um Buxinho que comprei em uma floricultura. Estava lá jogado e eu o peguei.

Detalhe do tronco duplo. Eu peguei ele e retirei o torrão sem mexer nas raízes e coloquei num recipiente maior.

Alguém tem algumas idéias ou tá difícil???????
joellagunasc01/05/2008 14:29
Marcos , bate uma foto dele inteiro de frente e verso , que ai fica mais facil de se ter ideias. Mas o buxinho é uma planta boa de se trabalhar.

Joel
darkaso01/05/2008 21:01
Marcos,

seria bom dar uma escovada no tronco. Esse preto parece ser remédio grudado. As aplicações contra cochonilhas costuma deixar o tornco preto e esconder algumas resistentes. Com comprou agora, deixe ele descansar aí nesse vaso até a primavera. Depois retire e faça o desmanche do torrão para saber exatamente como está o sistema radicular. A definição do estilo vai depender muito disto.

T+
marco_avelar02/05/2008 02:43
Marcos eu comprei um igualzinho, fiz uma poda drastica e ele morreu 😢 . Depois da poda alguns galhos que tinham folha até mostraram um crescimento mas logo após ele morreu. Pela minha experiência quando eu tentar de novo vou poda-lo aos poucos e nunca deixar galhos sem folhas.
edson060502/05/2008 11:02
Marco,
eu também já perdi alguns buxinhos assim...
agora faço a poda aos poucos...
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho02/05/2008 13:13
Valeu Darkaso, Marco e Edson. Por isso a importância do nosso fórum. A troca de idéias. Então vocês acham melhor mexer nele só na primavera né?
nickyfury02/05/2008 16:53
bonsai
Marcos, a principal dificuldade que todo bonsaista, iniciante ou não, esbarra é em sua própria impaciência. Todos acabamos perdendo algum material, bom ou não, em razão disso. 🙁 🙁

Um sábio conselho, então: aguardar o melhor e mais adequado momento, para executarmos determinadas tarefas, principalmente reenvase ou poda parcial ou radical de raízes, qualquer que seja a espécie. Geralmente, o momento mais propício é na primavera, mas nunca no inicio. Mais para o meio, talvez, com uma garantia maior de não perder o material. 😲

E, para que tenhamos pleno sucesso, nunca faça tudo de uma vez só. Se aramar, podar a parte aerea, fazendo shari e jin, então nem pense em reenvase. Ou, se reenvasar, evite aramar ou cortar e desfolhar excessivamente. 😄 Devagar e sempre, a melhor postura, creio eu. 😄

Agora, quanto ao seu buxus: aconselho manter onde está, mas desde já eliminando um pouco do excesso de galhos, principalmente os que crescem no interior e que obstruam a entrada de luz e calor solar. 😄 É a chamada poda de limpeza, e pode ser realizada a qualquer momento, sem prejuízo para a planta, vez que vc evita cortar galhos muito grossos, apenas desobstruí o excesso. 😄

Para emitirmos uma opinião mais abalizada, quanto ao melhor caminho que venha a ser adotado por voce para estilizar sua planta, seria interessante fotografar a planta num plano mais elevado, em que o solo e o primeiro terço do tronco fique à altura dos olhos do observador. 😄
edson060503/05/2008 09:20
Marcos,
tá meio difícil dar uma opinião sobre esta planta, com certeza algumas fotos da estrutura ajudaria, mas dá uma olhada neste post do Luciano; acho que as mudas são parecidas. Apesar de particularmente achar que possa ter ficado um pouquinho alta, o resultado final é bem simpático...

http://www.bonsairp.com.br/forums/viewtopic.php?f=10&t=303

Espero ter ajudado...
Edson.
Bonsairei07/05/2008 13:45
Marcos, quanto ao transplante na primavera espere sempre a lua cheia e evite não deixar folhas nos galhos apos a poda pois o buxus é de dificil brotação. Caso vc faça a poda na parte aérea, se desejar fazer transplante na sequencia evite eliminar as raízes elimine apenas a terra, e faça isso rápido evitando que as raizes fiquem expostas ao vento, pois o choque térmico pode ser fatal para sua planta. Deixe-a recuperar na sombra por pelo menos 1 mês, borrifando as folhas sem molhar excessivamente a terra , para que force a planta brotar novas raizes de alimentação (ciliares).
Um exemplo clássico é a caliandra, que vc pode deixar as raizes expostas no máximo 20 minutos, caso contrário... óbito certo.