Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de Ouro

Mauro Kugler Filho01/05/2008 19:40
Pingo de Ouro
Galera, este foi o 1º trabalho feito nesta planta, após ter sido coletada e podada o ano passado. O que foi feito durante o ano, foi apenas algumas podas para estimulação de galhos laterais. Ainda quero substituir o 2º galho por um brotinho q está nascendo um pouco mais acima. Acho q os próximos passos serão a densificação através de desfolhas e refinamento. Eu não acreditava muito no potencial desta planta para bonsai, até desfolhar uma outra muda que eu tenho e percerber q pode-se desenvolver muitas ramificações curtas e deixá-las com folhas bem pequenas. Bom, é só o começo, espero q gostem e opinem. Abraço a todos os colegas!

brotação após 1 ano

1º trabalho mais simples, apenas com poda e aramação

Sua base tem 11cm, e ficou com uma altura de 21 cm.
darkaso01/05/2008 21:07
Mauro,

o tronco está com boa conicidade e com sua experência vai ter uma boa planta rapidinho. Achei a posição do segundo galho boa para dar uma copa mais fechada. Vai tentar uma copa em patamares ou fazer fechada?

T+
Alexandre S. Coelho01/05/2008 21:15
Oi Mauro

apesar de estar no começo, tua planta já causa aquele impacto de força em pequenas dimensões, o que buscamos na arte bonsai 😉 Parabéns ❗
Mauro Kugler Filho03/05/2008 11:57
Darkaso, penso em fazer seus patamares definidos,mas compactos. Acredito que desfolhada, fique muito interessante, portanto, sempre objetivo as densificações para menores ramificações, ai acho q fica Show.

Alexandre,valeu cara!

Esta planta se desenvolve muito rápido, acredito que mais uns 2 anos estará em uma vaso definitivo. Abraço!!!!!!!!!
darkaso03/05/2008 18:35
Mauro,

acho que os patamares devem ser a melhor opção mesmo. Aqueles pulgões gostam de atacar plantas com copa fechada e pode ser preventivo a escolha dos patamares para deixar o tronco tomar um sol.

T+
Charles03/05/2008 21:29
Re: Pingo de Ouro
Oi Mauro,

Voce teve bons olhos na coleta deste pingo!... 😉
Nebari e movimento de tronco muito interesantes! A dimensão também transmite robustez e idade, o que vão valorizar muito o resultado final... 😉
Seu trabalho na estruturação tá muito legal, na direção de um moyogi bem compacto!...

Parabéns e um abraço,
Charles