Olá a todos
Elio Luis Secchi escreveu:
Olá amigos!
Por várias vezes tenho visto opiniões dizendo de que, quando temos um tronco reto, devemos também manter os galhos retos, não dando a tradicional sinuosidade das aramações.
Olhando um vídeo, traduzido para o espanhol, El Arte del Bonsai, de Haruo Kochi, ele mostra a técnica de aramação e o faz em uma árvore em estilo chokam, tronco reto. Porém ao aramar os galhos, ele dá sinuosidade aos mesmos, dizendo que é assim que deve ser feito.
Gostaria da opinião dos amigos foristas.
Abraços
Elio
Creio que aqui será um questão de distância (do autor) e uma "menos boa" colocação do Português.
Porque se bem que as frases possam estar correctas, pela sua complexidade ao transporta-la para esta arte, coloca-se a questão, o que é para o autor recto ou sinuoso?, seriam estas verdadeiramente as palavras do Bonsaista ou as do editor porque assim entendeu??
Eu considero que ambas possam estar correctas, dependendo apenas da nossa interpretação da frase...porque a ramificação de um "Chokkan", não deve ter as sinuosidades pronunciadas que terá a de uma arvore cujo tronco principal, também o é, mas também estarão a anos de luz de serem rectos...ou seja estes terão que ter forçosamente sinuosidades ainda mais ligeiras que as outras.
Basta olhar para qualquer árvore no campo, para as mais diversas espécies e fácilmente se constatará, que a natureza não os coloca "rectos" na verdadeira acepção da palavra...uns mais direitos que outros, é verdade, mas todos com sinuosidades, mesmo dentro da mesma árvore nem todos terão o mesmo sentido...e isso, será talvez o que as torna únicas e tão belas.
Não vi o trabalho desse Sr. Haruo, por isso não posso definir/aferir qual o grau de sinuosidade que ele deu no respectivo exemplo, mas pelo que entendi/o parece-me que será o mais equilibrado, e de acordo com a natureza.
A rectidão do tronco (por isso um Chokkan) pode ser/é também um sinal indicador de grande vigor de uma espécie, mas tal, não é 100% correto que se vai reproduzir/retratar da mesma forma na copa...tem que haver lugar para "o movimento"...ainda que seja mais ligeiro em alguns casos/espécies.
Aqui poderia talvez entrar um preceito de conduta do Ikebana:
"
Não devemos esperar mais das flores do que as suas caracteristicas permitem"
[ ]s
Castro