Diego Lima02/05/2008 19:56
Pulverizar
a maioria dos sites sobre bonsai que eu entro falam que é muito importante pulverizar o bonsai, mais nao falam a quantidade de vezes por dia que devemos pulverizar o bonsai....gostaria de saber quantas vezes no dia devo pulverizar meus pre-bonsai e se tem uma hora adequada pra isso ou pode ser em qualquer hora???
Luís Alberto03/05/2008 02:11
Caro amigo Zé-recife,
Vou falar por mim, geralmente eu pulverizo na parte da manhã bem cedo e a tardinha antes do sol se por.
Tem dado resultado.
Espero ter ajudado.
Abraços
stokmann03/05/2008 17:07
A pulverização deve ser feita com o sol baixo, então é como o colega forista Luís Alberto falou, pela manhã bem cedo, e a tardinha.
Abração
anaestela17/05/2008 20:49
Olá. Desculpem a ignorância, mas é para pulverizar com água?
Para que serve?
Só para manter a umidade?
Não pode dar fungos?
Ana
Ivanil Pimentel Vieira25/05/2008 21:11
Costumo regar minhas plantas com uma mangueira, aproveitando para borrifar no mesmo instante sempre bem a tardinha.
Um abraço - Ivanil
Diego Lima25/05/2008 21:52
obrigado a todos pelas dicas....
Renan Pedula26/05/2008 00:11
que sei e que se dever evitar este fato nas horas de sol forte porque pode queimar as folhas......
Ivanil Pimentel Vieira26/05/2008 09:22
anaestela,
o fato de borrifar ou pulverizar ,ajuda manter a planta ligeiramente molhada melhorando a umidade , bem como retira o pó que se acumula nas folhas e até mesmo ajuda a retirar pequenos insetos.Procure evitar tal procedimento quando a planta estiver em pleno sol.
Um abraço - Ivanil
nickyfury27/05/2008 18:02
bonsaiq
Alguns cultivadores regam suas plantas no periodo mais quente do dia, alegando que o fazem por verem as plantas com as folhas murchas. Bem, segundo informações colhidas junto a agronomos, isso de nada adianta, vez que nesses periodos as plantas costumam fechar os estemas das folhas e das raízes, para impedir a perda hidrica decorrente da transpiração/evaporação, de maneira que, ao regar, a agua escorre sobre as células das plantas, sem adentra-las. 😲
Isso significa, então, que regar as plantas ao meio dia, ou no periodo mais quente da parte da tarde, de nada adianta. Não irá "refrescar" a planta, como querem esses cultivadores, nem irá auxiliar em nada. A melhor hora é pela manhã, até as 10 horas e no final do dia, a partir das 17 ou 17:30. 😄
Borrifar as folhas das plantas serve, no mais das vezes, quando procedemos a determinados trabalhos em determinas espécies, principalmente coniferas. Após podar, pinçar e aramar um pinheiro negro, ou um junipero shimpaku, coloco a planta em local sombreado, suspendendo a rega diária, ao mesmo tempo que borrifo as aciculas, aportando umidade a elas. Mas apenas o faço pela manhã e no final da tarde, como dito acima, e não durante todo o dia, ou a noite. 😄
Nesse sentido, a rega é ministrada apenas a cada dois ou tres dias, dependendo do tamanho da planta. 😄
Plantas a serem transplantadas tambem podem receber borrifos em suas folhas e galhos. Geralmente, usamos soro glicosado diuluido em agua, aplicando cinco dias antes do transplante e cinco dias depois, independente da rega diária em suas raízes. 😄
Plantas recuperadas (yamadori), devem ser mantidas à sombra, até que estejam plenamente saudáveis, observando-se novas brotações. Até que isso ocorra, borrifa-se raizes externas, tronco, galhos e folhas, quando houver. Igualmente, no final do dia, pela manhã, e, dependendo da planta, à noite. 😉
Ivanil Pimentel Vieira27/05/2008 19:37
Caro nicky,
muito importante , esclarecedora e oportuna tuas colocações! 😂
Um abraço - Ivanil