Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori (opiniões)

Diego PG04/05/2008 20:31
Yamadori (opiniões)
Olá amigos,sou novo no fórum, este é o resultado do "Yamadori" que pratiquei hoje, é uma "érica" se não estou enganado, estou postando aqui algumas fotos para que vocês me deêm sugestões para a sua estilização.
Possível frente

Frente aproximada

Costas

Lateral esquerda

Lateral direita

Aguardo opiniões...
abraços!
mauricio marussi04/05/2008 20:38
diego, as fotos não estão abrindo!!!
darkaso04/05/2008 21:24
Diego,

sua érica é conhecida como falsa érica. Tem uma floração bem abundante e muito interessante. Mas para bonsai não é muito boa. A sua já está com um tamanho muito bom para a espécie. Ela tem uma grande possibilidade de ficar bonitinha no vaso de bonsai, mas não vai te dar um bonsai com todas as proporções e a estética apropriadas para que possa ser um bonsai. Acho que seria melhor usá-la como suiseki. Fica muito bom para acompanhar plantas como serissa que são de floração parecida, assim como outras.

T+
joellagunasc05/05/2008 21:26
Diego seja bem vindo ao forum.

Se voce coloetou ela recentemente , eu te aconselho a não trabalha-la nos proximos meses , deixa ela se recuperar da mudança , se adaptar ao novo solo.

Abraços

Joel
Bonsairei07/05/2008 14:24
Diego, em se tratando de uma "falsa" érica, não quero tirar suas esperanças, mas esta planta não é um bom material para se trabalhar como bonsai, pois é uma planta que após adquirido o estilo desejado costuma perder os galhos desestruturando todo estilo que vc trabalhou, desculpe a sinceridade.
Obs. Se eu fosse vc praticava com plantas mais resistentes(serissa phoetida mil estrelas, pitecolumbium, acerola, pitanga e até mesmo o buxus) para que vc não perca seu tempo e fique frustrado com a prática do bonsai.
Conselho: ao escolher uma espécie observe bem a planta em seu habitat natural, reparando se a mesma não possui galhos mortos em sua estrutura dando assim uma melhor visão do material que vc pretende adquirir.
nickyfury07/05/2008 16:08
bonsai
A falsa érica é, na verdade, uma das 85 variedades de uma planta arbustiva, cujo crescimento máximo geralmente é em torno de 1,50m, chamada cientificamente de Leptospermum scoparium. A érica japonesa, muito usada pela bonsaista Regina Suzuki é outra variedade da mesma planta. 😉

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site:

http://fichas.infojardin.com/arbustos/lista-arbustos-nombre-cientifico.htm

Diego, tomando por base a frente que vc considerou como a melhor, faça cortes visando eliminar o máximo de galhos, principalmente os que brotam na base ou próximo a ela. Elimine, igualmente, os galhos e ramas que "enchem" a parte mais densa, pois eles impedem o acesso ao interior da planta de luz e calor solar. 😄

Um estilo interessante para sua planta, a meu ver, seria o literati. Escolha o galho da esquerda, a partir da bifurcação de onde despontam os dois galhos mais grossos, cortando o galho da direita, deixando apenas um toquinho para um futuro jin. Em seguida, buscando sempre a conicidade, vá eliminando os galhos desnecessários ao estilo, cuidando de manter apenas um ou dois, que irão ser educados (com aramação), para formar a estrutura necessária ao estilo literati. 😉

Quando observar novas brotações ocorrendo na base proximo da raiz e ao longo do caule, elimine, para não descaracterizar a planta, bem como para evitar o dispendio de energia de crescimento. 😉

Ao findar a estilização, busque uma base como uma laje de pedra irregular, ou um vaso organico de bordas irregulares e média, para replantar sua falsa érica. Essa espécie viceja bem em qualquer local e seu crescimento é super rápido. 😉

Prefira usar sempre adubação liquida, e não organica. Mantenha a planta em local sombreado (sob bancadas ou outras plantas maiores). Regue apenas uma vez ao dia, no final da tarde. Elimine o excesso de botões florais, para evitar a perda de galhos por ressecamento. 😉
Diego PG07/05/2008 18:31
Olá amigos...
Seguem fotos da planta após a poda que realizei, troque a frente, acho que ficou bom, o que acharam???

Abraços!
Ferreira07/05/2008 19:48
Duas coisas
Diego

Já que você perguntou, eu acho duas coisas:
1) Você exagerou na poda, pelo que conheço desta espécie;
2) Seu substrato parece de péssima qualidade.

Mas eu espero que seu yamadori consiga se recuperar e se torne um belo bonsai.
hsp07/05/2008 20:54
Re: Duas coisas
Concordo com o excesso da poda, mas vamos acompanhar para ver se ela se recupera bem.
Eu tenho varias dessas no jardim e realmente chega uma epoca começa a secar um monte de galhos do nada. Deixei uma em separado e esta crescendo bem lentamente, quem sabe no fim deste ano eu envaso.
Boa sorte com a sua planta.
nickyfury08/05/2008 10:03
bonsai
Mandou bem nessa poda radical. Se ainda não aplicou, passe uma pasta cicatrizante (se não tiver, use creme dental mesmo) nesses cortes. Reduza o comprimento desse toquinho para a metade, descascando-o para formar um jin, que é mais interessante. 😄

Tão logo sua planta reinicie a brotação, elimine todo o excesso como citei, e aproveite para aramar esse galho apical, dando-lhe um ligeiro movimento sinuoso, ok? 😄

Mantenha a planta em local sombreado, ventilado e com rega moderada, sem encharcamento. Adubo liquido nela daqui a 45 dias e a cada 15 dias depois disso. 😉