Isaias05/05/2008 17:14
jabuticaba
Ola amigos preciso de opiniões,jabuticaba florindo mas esta um pouco debilitada que faço troco substrato ou não!
Grato
Aguardo.
Marcos Castilho05/05/2008 19:12
Isaias acho que você não deve mexer no substrato agora, porque estamos fora da primavera. Será que ela não está precisando de mais rega?
edson060506/05/2008 10:36
Isaias,
faça como o Marcos sugeriu...
No começo da primavera faça uma poda de raízes e da copa que está muito alta!! Como a tua planta parece estar neste vaso há bastante tempo, deve ter uma boa massa de raízes de alimentação (finas); provavelmente é possível fazer uma boa redução da raiz pivotante. Nesta ocasião aproveite para fazer uma desfolha e transplante-a para um vaso com substrato mais drenante. Eu uso mais ou menos a seguinte receita:
70 % cacos cerâmicos (tijolinho ou telhas trituradas) o ideal é que tenha no máximo 5mm
30 % matéria orgânica (terra vegetal + humus de minhoca)
A propósito, quais são os sintomas que te levam a pensar que ela está debilitada? Eu estou perguntando, porque fica mais fácil dar algum palpite..
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
Isaias06/05/2008 16:02
sintomas
Ola amigos.os sintomas são copa muito rala,folhas queimadas,quanto a floração pouquissima e o substrato compaquitado ela passou muito tempo meia sombra.embora esteja muito frio em minha região estou regando bastante como disse o Marcos e vou começar usar biofert plus...esta jabuticaba eu a ganhei a dois anos atraz por falta de espaço esta na casa do meu pai,sofri uma cirurgia no joelho e abadonei ela por meses.
Grato amigos.