Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estilo Ficus

Abner Figueredo05/05/2008 23:56
Estilo Ficus
Amigos,

Depois de uma experiência frustrante com um cipreste, resolvi seguir os conselhos do amigo Nickyfury e tentar espécies mais fáceis de criar. Portanto, adquiri recentemente este Ficus e gostaria de saber a opinião dos foristas e idéias p/ este aprendiz de bonsaísta.

Marcos Castilho07/05/2008 13:17
Abner eu sugiro que você cortasse ele na junção dos galhos. Assim surgiriam novas brotações mais baixas e ficaria melhor para trabalhar.
Bonsairei07/05/2008 13:27
Abner, eu seguiria a sugestão do Marcos, para encolher a arvore e a colocaria em um vaso grande com o escorredor e tudo, pois normalmente só colocamos a arvore em um escorredor após a conclusão do trabalho, ou seja, o estilo desejado. Para depois voce transplanta-la para uma bandeja, no inicio mais profunda e depois para a bandeja desejada.
Obs: procure podar os galhos após atinguirem 6 pares de folhas no minimo.
Abner Figueredo08/05/2008 01:28
Amigos

Pensei inicialmente em fazer dois alporques dos ramos maiores (esquerda e direita) a dúvida é se eu posso fazer ao mesmo tempo (isso vai estressar a planta?) Quando eu tirei ela da terra, perdi algumas raízes. Existe uma época certa para fazer um alporque na planta???
nickyfury08/05/2008 09:59
bonsai
Abner, uma alporquia pode ser feita a qualquer tempo, desde que vc tome os devidos cuidados em sua manutenção, isto é, a area deve estar sempre úmida (não encharcada). Entretanto, para garantir maior sucesso, aguarde até a chegada da primavera, pois isso irá garantir um enraizamento mais rápido e aumentar as chances de sucesso. 😄

Num mesmo caule vc pode fazer o numero que julgar necessário de alporques, sem que isso prejudique ou estresse a planta, ok? Certa feita fiz oito alporques em uma aceroleira do meu quintal, todos no mesmo galho aliás, que renderam bem, pois fiz na primavera, como indiquei a vc. 😄

Enquanto aguarda a melhor época, aproveite para aramar toda a planta, principalmente os galhos a serem alporquiados, dando-lhes movimentos levemente sinuosos. Isso permitirá a vc retirar um material de qualidade superior, ao invés de apenas caules retos, ok? 😉

Fique atento para o arame não marcar demasiado os galhos ou caules aramados, pois o ficus é uma planta de crescimento rápido. 😄 Se retirar o arame e perceber que não ficou bem do jeito que planejou, arame novamente. Use fio grosso de cobre, que é mais duro e sustenta melhor aramação em caule que o de aluminio. 😄