Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caminho para Pingo de Ouro (Duranta)

hsp06/05/2008 17:22
Caminho para Pingo de Ouro (Duranta)
Olá;
Gostaria de algumas sugestoes para encaminhar esse exemplar.
Seguem algumas fotos.
Ele recem plantado:

Em outro angulo:

Visto de cima:

Atualmente:

Em outro angulo:

Espero sugestoes...
Estava pensando em descartar tudo acima do primeiro galho para ver se melhorava a conicidade mas achei a estrutura superior boa, o que vcs acham?
Elio06/05/2008 21:48
Olá Xará!

Vc tem um problema. É o tronco reto e fino.
Eu resolveria da seguinte maneira:
Na Primavera faria um alporque logo abaixo da forquilha e teria um bonsai estilo 2 troncos.
Até lá, coloque em um vaso bem grande, escorredor ou no chão, para ele engrossar mais. O Pingo tem um crescimento muito rápido.

Abraço
nickyfury08/05/2008 10:47
bonsai
Observando a segunda foto, e considerando a linha reta do tronco, eu sugiro um alporque na altura desse "caroço". Isso rende duas plantas a vc, sendo que a parte superior permite liberar um lindo shohin. A duranta repens, ou pingo de ouro, brota bem, e em pouco tempo vc teria uma ótima estrutura com o tronco que fica abaixo da linha sugerida. 😄

O alporque terá maior sucesso se for feito na primavera, claro. 😄
hsp08/05/2008 12:31
Ok, ta anotado, vou fazer alporquia nela por setembro e quem sabe em outubro/novembro ter dois exemplares.
Valeu, muito obrigado.
Alexandre S. Coelho08/05/2008 21:46
Oi Hélio

Me parece que outra opção seria uma aramagem na parte reta do tronco, para dar movimento a mesma, já que deve ainda ser maleável...
Desta forma o estilo vertical informal seria trabalhado usando ou não o 1º galho, dependendo se ele poderia ser baixado com a aramagem.

Uma ilustração para ajudar nesta idéia:
Marcos Castilho09/05/2008 19:20
Arrasou na projeção.
hsp09/05/2008 23:10
Noooosa, se ficar 10% do que ficou nesta projecao terei um material de dar inveja em maos, valeu.
Vou tentar por este caminho, se eu ver que enverga vou mandar brasa, no maximo o que pode acontecer é eu ter que fazer o alporque como tinha pensado anteriormente.
Valeu!
fabianoscosta16/05/2008 20:21
Pela minha experiência com duranta, creio que ao entortar a 1a curva deste tronco, mesmo que fino, vc irá quebrá-lo por ser muito seco e duro. Portanto, posso estar enganado. Se vc pôr em prática esta projeção, muito cuidado.

Abraço,
Fabiano.
hsp28/02/2009 16:31
Somente para atualizar a condição atual desta planta.
Não cheguei a proceder com aramação no tronco por receio de quebrar, mas fiz alguma intervenção nos galhos.

hsp09/08/2009 18:35
Atualizando depois de reenvasar

hsp12/09/2009 23:35
Segue curiosidade sobre uma joaninha, inimiga dos pulgoes, que pairou sobre este bonsai neste sabado, e por sinal possui muiiiitos pulgoes ,espero que possuiiia, hehehe

ROGÉRIO DIAS13/09/2009 09:09
OPINIÃO
EU ACHHHO QUE ESSE TRONCO NÃO ACEITA UMA ARAMAÇÃO COM CURVAS MUITO SINUOSAS.SE MINHA FOSSE,EU TIRARIA TODOS OS GALHOS E DEIXARIA REBROTAR TUDO,,FARIA UM CHOCAN.