hsp06/05/2008 17:44
Exemplar de Pinha
Ola;
Possuo um exemplar que espero transforma-lo em um bonsai no futuro.
Trata-se de uma pinha (nao sei o nome cientifico), parente da fruta-do-conde, eu acho pois a fruta é bem parecida.
Sei que o crescimento dela é bem lento, mas se souberem de algum link contendo bonsai desta especie gostaria que compartilhassem comigo para que eu possa tirar alguma ideia. Seguem fotos da minha:
Fev/2008
Abril/2008
[]´s
Marcos Paulo Duarte06/05/2008 21:36
Helio,
a pinha(que aqui é a mesma coisa que fruta do conde), tem um melhor crescimento durante primavera/verão, durante a época fria, o crescimento estaciona, também tenho duas dessas, mudinhas ainda
mais informações, vamos agardar dos amigos
hsp06/05/2008 21:41
Peguei umas informaçoes em um site de venda:
"É um arbusto ou árvore pequena da família das anonáceas, que ocorre no Brasil (Bahia). Possui folhas ovadas, coriáceas, flores amarelas e frutos bacáceos múltiplos, grandes, comestíveis, com sementes tidas como antidiarréicas. Também é conhecido pelos nomes de araticum-do-campo, araticum-dos-lisos e marolinho. O fruto, muito saboroso, é conhecido por fruta-do-conde, pelo fato da primeira muda da espécie, vinda das Antilhas, foi plantada na Bahia, em 1626, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda, conforme relato de Pio Corrêa. Em Pernambuco e em Brasília a "fruta do conde" é conhecida como pinha, sendo plantada atualmente no Vale do São Francisco, incluindo a fruta modificada sem sementes. Somente em 1811, a espécie foi introduzida no Rio de Janeiro, por um agrônomo francês, a pedido do rei Dom João VI. É também no Nordeste do Brasil como ata. Quando está maduro, o fruto abre-se. "
Ainda nao achei nenhum bonsai com esta especie.