Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

E ao cair das folhas...

Marcos Paulo Duarte06/05/2008 21:07
E ao cair das folhas...
Já é outono e começa a esfriar por aqui,
minha sakura quase toda vermelha, já soltando algumas folhas,
o acer palmatum, embora eu não acredite que ele vá ficar todo vermelho como em lugares mais frios, está com umas folhas começando a mudar a cor também,
além desses, umas mudas de maçã plantadas por semente, que ainda não deram sinal de mudança de cor

como esse é o primeiro ano que passo outono/inverno com plantas temperadas, gostaria de saber os cuidados para que as plantas tenham uma boa dormência e por um tempo saudável, como, por exemplo, se é bom manter ao sol ou a meia sombra, rega, adubação, etc
Ivo12/05/2008 13:08
Marcos,
Os cuidados nesta época são poucos.
Deixe as plantas dormir sossegadas, sem excesso de regas; apenas mantenha a terra úmida por segurança. Há plantas que preferem o sol, como as coníferas. Já as decíduas, quando perdem todas as folhas podem ficar na sombra, aliás, é até preferível para manter mais frio, desde que esta não seja muito úmida.
Há espécies que podem exigir mais horas de frio abaixo de 7,2°C do que São Paulo, capital, possa oferecer. Neste caso, há o truque da geladeira: depois da queda das folhas, embale a árvore com vaso e tudo num saco transparente e seco e deixe na geladeira por um período de pode variar (o Acer palmatum 'Deshojo' eu deixo 22 dias entre junho e julho, não contínuos, isto é, ele sai uma vez por semana para tomar ar e fica um dia fora, o que dá 25 dias de dobradinha geladeira/ar livre; com isso, ele recebe cerca de 500 horas de frio, suficiente para ele - esta é minha experiência com a espécie há 10 anos. Outras espécies exigem mais, como a Betula pendula - 700 horas - e o Acer ginnala - 800 horas).
Por fim, o inverno é a época das podas, mas para isso não dá para falar em pouco espaço. É necessário uma pesquisa de sua parte.
Um abraço!
Ivo
Marcos Paulo Duarte12/05/2008 15:26
Ivo, Obrigado pela resposta

Então vou deixa-las tranquilas até caírem as folhas, depois, eu vou vendo como se comportam, e mantenho à meia sombra

Essa da geladeira; quando tira uma vez por semana, a planta deve receber sol? pelo menos de manhã?
Talvez eu use isso no acer, a sakura me parece ser mais resistente

valeu
Ivo13/05/2008 10:30
Quando eu tiro da geladeira deixo na sombra mesmo, o importante é respirar um pouco de ar mais fresco. Meu viveiro de caducifólias de clima temperado é planejado para acompanhar o arco que o sol descreve no céu ao longo das estações. De maio a agosto ele não recebe pleno sol, apenas a sombra de uma alta parede. Em setembro, quando a maioria rebrota, o sol é suficiente para a brotação ser uniforme.
O viveiro das coníferas (e onde eu deixo o Ginkgo também) recebe sol o ano inteiro.
Um abraço!
Ivo
Marcos Paulo Duarte13/05/2008 20:19
Muito obrigado, Ivo

um abraço
Luca15/05/2008 22:13
Minhas plantas não perdem folhas . Por Que?
Marcos Paulo Duarte15/05/2008 22:28
Luca,

Depende da espécie, só plantas decíduas do clima temperado, como acer, liquidambar, prunus, etc perdem as folhas naturalmente nessa época

no meu caso, por exemplo, só a sakura(cerejeira) e o acer estão assim, o resto tá tudo verdinho, firme e forte

abraço
Luca16/05/2008 15:02
E os meus ulmus? Quando perdem as folhas?
Marcos Paulo Duarte16/05/2008 21:48
Ulmus, pelo que andei me informando, pode ficar mais tempo com folhas, podendo perdê-las só no fim do inverno, rebrotando em seguida
edson060519/05/2008 00:28
Luca,
o Marcos tem razão; eu tenho dois Ulmus: Ulmus parvifolia e Ulmus carpinifolia. Apesar de morar numa região que faz algum frio no outono nehum dos dois está dando sinal de cair as folhas; muito pelo contrário, estão abrindo belas brotações...
Abraço.
Edson.
Alcides Junior19/05/2008 18:00
Ivo, muito boa esta da geladeira, apesar de aqui na minha região não necessitar deste artifício é muito interessante para regiões mais quentes.
Aqui já fez varias vezes 0°.´Até temperaturas abaixo de 0°.
As caducifolias já perderam todas folhas.