Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus evoluindo..............................

Diego Santana08/05/2008 17:31
Ficus evoluindo..............................
Ola amigos ai vai a evolução de um galinho

Como podem ver é apenas um gravetinho, mas ainda chega la

Nunca foi educada, apenas fiz uam desfolha............

Quando for para o escorredor vou trabalhar seu neabari..........

Desculpem mas nao tenho fotos da tecnica que utilizei, mas eu cortei uma parte da garafa pet, fiz alguns furos no tronco e coloquei enraizador puro diretamente no tronco, e envolvi o tronco com a Pet cortada, e coloquei apenas terra com areia e alguns pedriscos de aquario para drenar bem
,depois de 15 dias ja estava assim.............
como podem ver na foto acima eu retirei um dos troncos, e plantei o kengai anterio com uma inclinação para cima modificando totalmento o estilo....................

Janeiro de 2008.......
marco_avelar08/05/2008 19:09
Diego o seu ficus tem um belo movimento de tronco e as raizes estão no lado ideal, com certeza tem um belo futuro...
Marcos Castilho08/05/2008 19:58
O que acha. Um vaso maior??? Seria interessante.
Diego Lima08/05/2008 21:25
ola diego,

com que tipo de ferramenta vc fez o furo no tronco??
joellagunasc08/05/2008 21:43
Diego que achado , com certeza vai dar uma bela planta

Parabens
Diego Santana08/05/2008 21:50
marco_avelar

Anda nao fiz nada nele,seu movimento é natural, vou educar seus galhos no futuro.................

Marcos Castilho
Ainda nao é hora de vaso, vai para um escorredor ainda, pra desenvolver e educar seu neabari...........

ze-recife
Fiz os furos com um ferro com ponta mesmo, bem primitivo, mas hoje utilixo um cortador de cuticulas para retirar um pedacinho da casca...........

joellagunasc

Ainda tem muito chao mas creio eu que vai dar uma bela planta sim obrigado................
Alexandre S. Coelho08/05/2008 22:20
Diego

Aos poucos a árvore vai aparecendo, parabéns!

Juntar essas raízes ao tronco realmente vai dar um visual característico e belo!
Pretendes usar todo tronco?... vejo uma opção usando apenas o galho mais baixo 🙄
Diego Santana09/05/2008 20:39
Alexandre, a primeira foto é da situação atual da planta, ja a ultima é do inicio, nao entendi quando vc falou de utilizar o galho mais baixo ...................??????????
Franz Lopes10/05/2008 18:52
Amigão.

A primeira foto mostra que você fez uma desfolha total...
O que não é muito recomendado para Fícus bejnamina, devido ao risco de perda de galhos.

Você já fez outras desfolhas totais nesta espécie? Como foi o comportamento das mesmas?

Obrigado e parabéns.

Franz Johansen
Diego Santana10/05/2008 21:28
Franz Lopes

Sempre fiz desfolha total em meus ficus e voltam com toda força, mas deixou a primiera folha que ainda esta fechada, tenho mais de 50 ficus e nucna sequei nenhum galho>>>
Agora o ficus variegata nao faço de forma nenhum, apenas recorto metade de suas folhas quando nasce a novas folahs as cortadas caem sozinhas.............
Diego Lima10/05/2008 21:49
ola diego,

gostaria de saber o pq vc nao faz a desfolha total nos seus ficus variegata??? eu comprei uma muda de ficus variegata e fui aconselhado a fazer a desfolha total....eu fiz a desfolha e com menos de 1 mes as folhas ja começaram a aparecer novamente e intensamente....gostaria de saber sua opiniao a respeito da desfolha no ficus variegata...é aconselhavel fazer ou nao???
Diego Santana10/05/2008 22:56
ze
Talvez a regiao seja a diferença...
Pois totos variegatas que fiz desfolha total, perdi algum galho,,,,
O variegata é muito fraco, por ser uma variação genetica da especie, aconselho a nao fazer, pois ja matei inumeros exemplares por tentar fazer em epocas diferente para testar a especie.....
Esta variedade que eu apresentei neste topico nao é o benjamina, como nosso amigo Franz Lopes tocou, é uma variedade muito parecida, mas com galhos muito flexiveis, diferente do benjamina..........
Diego Lima11/05/2008 08:22
realmente parece muito com o ficus benjamina, é uma bela planta.....qual o substrato que vc usa nos seus ficus???
Alexandre S. Coelho12/05/2008 06:18
diegosanta049 escreveu:
Alexandre, a primeira foto é da situação atual da planta, ja a ultima é do inicio, nao entendi quando vc falou de utilizar o galho mais baixo ...................??????????

Com uma imagem fica mais fácil explicar... 😂 :
Diego Santana12/05/2008 09:38
Adorei, vou estudar a possibilidade, ja esta salvo na pasta.........
Obrigado Alexandre............................
Edmilson13/05/2008 22:46
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como é duro competir com estas projeções do Alexandre rsssssss

Assim não vale !!!!!!

Abraço fraterno
Diego Santana19/05/2008 20:14
Muito boas mesmo...............
Diego Lima23/05/2008 07:28
oi diego,

gostaria de saber apos quanto tempo vc retirou o pedaço de garrafa pet que vc colocou envolvido no tronco do seu ficus, estou fazendo esta tecnica no meu ficus e ja esta aparecendo as raizes....
Diego Santana23/05/2008 10:38
ZE
Acredito eu que é no olho mesmno, pois cada planta reage de uma forma, observe que as raizes quando estao nascendo ficam bem claras quase brancas certo?
Entao espere elas escurecerem e deixe por mais uns 30 dias amigao para garantir, pois paciencia é o grande forte da arte.....
Ajude o seu desenvolvimento dando uma rega semanal com hormonio enraizador, ok>>>>>>>>>>
Diego Lima23/05/2008 12:32
obrigado pelas informaçoes diego,
as raizes ainda estao bem brancas vou esperar elas escurecerem pra apos 30 dias tirar...
eu estou regando com tiamina duas vezes na semana

depois eu posto fotos do meu ficus.....