Stainer09/05/2008 17:42
Jabuticaba
Ola ! tenho um bonsai de jabuticaba hibrida com 12 anos, gostaria de saber qual adubo e a frequencia devo adubar para ela dar frutos.
Marcos Castilho09/05/2008 19:26
Sabe dizer se ela foi conseguida através de alporquia ou sementia?
edson060510/05/2008 00:54
Steiner,
eu tenho algumas jabuticabeiras e costumo adubá-las mensalmente com TM + FO (torta de mamona + farinha de osso) usando uma medida de cada uma, além de pulverizá-las quinzenalmente com adubo foliar do tipo Vitaplan. Se preferir pode usar também um adubo químico do tipo NPK 4-14-8 (4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio), indicado para espécies que produzem flores e frutos como por exemplo hibisco, azaléias, violetas, cítricos como a laranjeira, legumes, etc. Outra dica interessante se for fazer alguma nova muda, é que segundo a maioria dos fabricantes, esta formulação é ideal para ser aplicada no momento do plantio dos vegetais, no preparo do solo, pois o alto teor de fósforo proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e estrutura das plantas.
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
Stainer11/05/2008 00:14
msg
Comprei com o Tramujas, creio ser de alporquia....
Quanto a adubação com FO + TM, vc aduba todo mês o ano todo ?
edson060511/05/2008 02:16
Stainer,
apenas no inverno dou uma maneirada já que o frio diminui o metabolismo da planta. Mas acredito que ai na sua cidade nem deva esfriar; então pode adubar o ano todo...
Edson.
GERALDO INOCÊNCIO15/05/2008 08:43
Stainer,
Mesmo que sua planta tenha sido gerada por sementes, por ser da variedade híbrida, com certeza ela vai frutificar. O segredo da frutificação das jabuticabeiras é uma boa adubação (orgânica + mineral) e regas constantes, pois elas adoram água. Poucas pragas atacam a jubuticabeira e ela adptada ao vaso se torna uma planta muito resistente.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Stainer16/05/2008 14:10
msg
Pessoal valew pelas dicas....
Geraldo....aqui é o Alex ( seu cliente ) abração !