Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estufa

sdlucca13/05/2008 08:30
Estufa
Ola!

Neste final de semana transformei meu viveiro em uma estufa, a temperatura logo de manhã fora da estufa era de 15°C, e dentro 20°C, isto sem o sol, perto do meio dia a temperatura se elevou aos 30°C.
Eu gostaria de saber se tem algum problema e se as plantas mesmo assim sentirão o inverno.

Abraço!

Silvio.
araldi22/05/2008 20:58
Olá Silvio

Quanto a sua dúvida, oque posso dizer, é que vc deve ter alguns cuidados.
Primeiro é com a falta de ventilação, que pode facilitar o excesso de umidade, oque pode ser um prato cheio para a proliferação de fungos, por issso mantenha uma abertura para que haja ventilação suficiente para evitar esse problema.

Segundo sei qe estamos chegando na época mais fria do ano, mas é preciso monitorar a temperatura para não subir em excesso, pois em dias mais quentes corre o risco da temperatura subir muito e prejudicar as plantas.

Com a construção da estufa os efeitos do inverno serão minimizados.

Estou apenas com uma dúvida. Qual o objetivo da estufa? Mudas novas? Espécies que não aceitam o frio?

Um abraço e sucesso no cultivo de vossas plantas.

Gerson Araldi
sdlucca23/05/2008 13:06
Ola!

Araldi aqui na minha região venta muito no inverno e minhas plantas tem sofrido com as geadas por isso eu fiz a estufa, como você pode ver nas fotos eu tenho dois viveiros um só com sombrite para as plantas sem serem trabalhadas e o outro agora a estufa é para as plantas mais trabalhadas e já envasadas.

Aqui vão algumas fotos para melhor visualizar.

Na estufa eu deixei três aberturas, uma em cima, na frente e nos fundos onde ocorre a circulação do vento.
Abroço!

Silvio.

araldi23/05/2008 16:28
Olá Silvio

Pode ficar tranquilo, não acredito que haja problema, com estas aberturas vc asegurou a circulação do ar.

Parabéns pelas plantas. (Verifique enviei mp para vc.)

Gerson Araldi