Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Jaboticabeira esta no vasinho ainda?

Adalberto15/05/2008 18:19
Minha Jaboticabeira esta no vasinho ainda?
Olá meus carissimos amigos(as) minha jaboticabeira ainda se encontra no vasinho que comprei no mercado estou com medo de mecher com ela transporta-la para o escorredor , e dar alguma coisa errado , aqui em Sorocaba esta frio temo por isso tambem da minha jabu sofrer com o stress do plantio no escorredor, o que vcs me sugerem ? Espero chegar a primavera? Se for colocar ela no escorredor, qual terra devo colocar, tem alguma mistura já pronta que posso comprar e colocar a terra no escorredor e plantar a jaboticabeira?
Aguardo a resposta obrigado meus amigos (as)
darkaso15/05/2008 19:26
Adalberto,

pode fazer a retirada do vaso sem desmanchar o torrão. Dessa forma ela não sente nada. Mas é sempre bom ver o que está debaixo da terra para poder fazer o que for necessário. Se por acaso ela tiver muitas raízes pode faser uma disposição que ajude a dar uma boa distribuição radial para seu nebari, daí em diante é deixar crescer à vontade.

Para o substrato a areia grossa ou caco cerâmico é o melhor para seu escorredor. Creio que poderá encontrar o caco cerâmico por aí, se tiver compre do mais fino.

T+
Adalberto17/05/2008 11:41
Olá muito obrigado pela resposta, temia pelo frio de outono pensava que ela não aguentaria ser transposta no escorredor..
Mas Darkaso quando vc fala de substrato eu sou acho que o mais leigo de todos rsrsr , substrato é igual a terra , se eu colocar apenas areia grossa e caco de telha fino não vai ficar a terra sem nutrientes ? Essa e a dúvida minha ...
Desculpe a minha ignorancia , por exemplo dexa ver se é isso que vc me passou...
Posso pegar terra vermelha , misturar a areia grossa e no fundo colocar o pó de telha , ou mistura tudo isso e faz a terra e planta a minha Jabuticaba ?
Tem que ter camadas ?
camada de terra
camada de areia grossa
camada de caco ceramico ?
Essa e minha dúvida DARKASO..
DEsde já lhe agradeço.
darkaso17/05/2008 15:50
Adalberto,

substrato não é o mesmo que terra apenas. Chamamos de substrato aquilo que segura e sutenta a planta tanto fisicamente como nutricionalmente. é sempre feito de forma homogênea e não em camadas.
Como ela vai para o escorredor tem que ser um substrato mais aerado e de pequenas partículas para promover uma rede radicular mais fina. O substrato sendo areia e caco cerâmico cumpre bem esta intenção. Mesmo que seja um solo sem nutrientes deve ser assim. A nutrição será dada por parte da mamadeira, com muita matéria orgânica, húmus de minhoca, esterco curtido de boi, de galinha, misturado com areia e pedriscos pequenos. Dê uma olhada no site do Atelier, na página de entrada tem um link para uma matéria na parte O Bonsai, no fim da página quase tem um quadro com o escrito escorredor e mamadeira, muito explicativa.

T+