Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsaista de Apartamento

12
Franz Lopes21/07/2008 21:27
Obrigado pelo esclarecimento Ferreira,

Realmente, com menor intensidade de luz solar a maior tendência de acúmulo de água no substrato.

Tenho percebido isso ocorrer especialmente quando há componentes orgânicos no substrato.

No meu caso, o equilíbrio hídrico ocorre melhor nos substratos com pouca base orgânica. Apesar de sempre gostar de uma boa composição orgânica no substrato. Isso exige maior cuidado na rega. Já perdi plantas por excesso de umidade. 😢

Sua colocação me fez relembrar estas ocorrências.

Abraços. 😉

Franz Lopes
Franz Lopes26/07/2008 21:29
Amigos foristas,

Tenho observados comentários e buscas de soluções por praticantes da arte que moram em Ap. em comunidades na Net. E percebo que um dos problemas que é compartilhado por mim, está na sujeira provocada nas manipulações (especialmente no transplante).

Eu utilizo uma forração no local onde manipulo as plantas.

Utilizo um banner que consegui gratuitamente numa gráfica (eles iam jogar fora...).

Forro o piso com este banner e procedo com a planta dentro de uma bandeja de açougueiro. Rsrs

Ao terminar, basta recolher o banner, recurva-lo e despejar os detritos no lixo. Em seguida passo um pano úmido no material.

Ajuda muito a evitar sujeira no apartamento e a garantir a satisfação à esposa... (que não reclama da sujeira). 😂

Abraços.

Franz lopes
Franz Lopes05/08/2008 21:51
Caros amigos foristas.

Nas experiências que tenho adquirido e observado e de outros bonsaistas, algumas espécies realmente merecem o título de campeões de resistência a interiores: Fícus, Acerola e carmona (fora outras que ainda não são de minha experiência).

Mas me surpreende a resistência das bougainvileas. 😲

Sempre soube que são admiradoras de sol pleno, mas tenho obtido resultados satisfatórios com esta espécie em ambientes de interior.

É uma espécie que realmente recomendo para quem pratica bonsaismo em ambientes internos.

Exemplo: Há alguns meses desloquei um de meus exemplares de bougainvilea do meu apartamento para a casa de meu sogro onde há abundância de luz solar. Observando o desenvolvimento desta em relação as que ficaram em meu ap, não notei muita diferença no desenvolvimento global. Claro, tirando-se alguns fatores como regime de rega, adubação e composição de substrato. 😕

Fato diferente nos fícus. Estes notoriamente vão bem em ambientes internos, mas quando são contemplados com luz solar diária, agradecem com um desenvolvimento bem mais acentuado.

Posteriormente postarei fotos da referida bougainvilea.

Abraço a todos. 😉

Franz Lopes
nickyfury08/08/2008 08:44
bonsai
Ivanil, particularmente adoro serissa chinesa. Não sei se é do seu conhecimento, mas o bonsai ideal para formar com essa plantinha é fazendo uso das raízes, iniciando estacas a partir delas. Com isso, o tronco ganha movimentos os mais incríveis, permitindo que vc faça uma estruturação no estilo que desejar. 😄

A vantagem é que vc pula a etapa do uso de arame para formar o tronco, preocupando-se tão somente com a estrutura aerea (galhos/copa). Uma boa saída é pegar uma planta de tamanho razoável, podar todas as raízes, deixando o minimo para a recuperação da planta, e estaquear todas as raízes, como fazemos com estacas normais. Após a pega, separar plantando em sacos plasticos médios (preto), até que as raizes saiam pelos orificios no fundo. Depois, escorredor, para engrossar o tronco. Ao final de tres ou quatro anos, terá em mãos lindas plantas, com que formar mini e shohin bonsai. 😄
12