Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Semi horizontalis

Mauro Kugler Filho18/05/2008 21:12
Semi horizontalis
Esta planta, eu fiz de estaca há 4 anos. Comecei a entortar seu tronco com arame e modelar um moyogi, na época era inexperiente e ansioso. Claro, ficou muito feia, o tronco ainda era muito fino e resolvi abandoná-la por um tempo. Mantive seus galhos podados para as brotações ficarem próximas ao tronco e deixei um galho de sacrifício. Hj, depois de 2 anos, resolvi tentar novamente uma nova planta. E ai está o resultado.

Antes:

Depois do trabalho:

Plantei em um vaso mais baixo contendo uma maior porcentagem de pedriscos, para "treinar a raiz" e resolvi deixar mais um pouco o galho de sacrifício, nem que seja por mais um ano, acho que ainda da para melhorar a base dela assim.
Ela ficou com 15,5 cm de altura e 4 cm de base de tronco. No futuro pretendo colocá-la em um vaso oval.
Espero q gostem e comentem.Abraço a todos!
Charles19/05/2008 12:05
Re: Semi horizontalis
Oi Mauro, tudo bem?

Ficou muito bonita sua planta!... É um shimpaku, certo?... 🙄
O movimento tá bárbaro e seu trabalho de aramação enfatizou muito bem os pontos fortes dela... 😉
Gostei também da transformação do 1o. galho em jin!

Na minha opinião, penso que o galho de sacrifício já poderia ser eliminado, por 2 motivos... 🙄
1- o nebari já me parece bastante bom, mais ainda em se tratando de uma conífera, que muitas vezes prescindem deste ítem como ponto forte... 🙄
2- se for mantido por mais um ano, talvez o galho de sacrifício te faça perder um pouco da conicidade do topo da árvore, uma vez que também haverá engrossamento do tronco naquele ponto!... 🙄

Acho que ela ficaria muito bem num vaso oval, menor que o atual, de preferência sem esmaltação... 🙄

Abraço,
Charles
Mauro Kugler Filho19/05/2008 12:21
olá Charles

Pensando melhor, acho q vc tem razão sobre o galho de sacrifício. Não é o Shimpaku (Juniperus chinensis)não, é um junípero de cor azulada que o pessoal chama de Juniperus horizontalis, muito comum dos jardins feitos aqui no Brasil. Ele não tem a brotação tão compactada como a do Shimpaku, são bem mais espaçadas e seu crescimento é bem vigoroso, ao contrário do Shimpaku. Eu Já vi da cor verde escura, verde clara e azul. Teria que ver ao certo o verdadeiro nome científico. Pode ser q seja as variedades Bar Harbor, Grey Owl ou o Wiltoni.

Abração Charles!
araldi19/05/2008 16:05
Olá Mauro

Gostei bastante de sua planta, compacta, e com uma distribuição de galhos harmoniosa, apenas o Jin do primeiro galho pense na posibilidade de diminuir ele, acho que mais curto ficaria melhor.

Parabéns pela planta e pelo trabalho.

Gerson Araldi
Alexandre S. Coelho20/05/2008 23:26
Oi Mauro

Belíssimo trabalho ❗

Pensei na possibilidade de reduzir um pouco do comprimento dos galhos. Gostei do jin assim!

Tomei a liberdade de projetar...

Espero que goste.
Mauro Kugler Filho21/05/2008 19:37
Alexandre, tudo bem?

Gostei muito da sua projeção, principalmente do vaso que vc colocou na planta, vc saberia me dizer de qual ceramista é?

Então, quanto a redução do tamanho dos galhos, eu gostei muito, deixa a sensação do tronco ficar mais robusto, já cortei o ápice, o que me resta é ter coragem p fazer esta redução 😮ops: hehe.
Salvei esta projeção na pasta desta planta, farei um tratamento com hormônios para prepará-la melhor. Muito obrigado pelo projeto.

Abração!
Alexandre S. Coelho24/05/2008 11:48
Mauro,

Este vaso é de foto que copiei em site internacional... não lembro 🙁 . Sempre que vejo algo bonito, salvo para usar nas projeções 😉 😂

Como relatei antes, com ou sem as alterações é um belíssimo trabalho!!!