Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

shimpaku com problemas

Rafael C R Freire19/05/2008 23:37
shimpaku com problemas
O meu shipaku, de mais ou menos 5 anos, está com problemas.

Ele estava com uma boa aparência, mas quando mexi nas folhas notei que caíram insetos pretos e minúsculos, que se moviam na palma da minha mão. Acho que eram ácaros, e comecei a tratar o bonsai com Combat. Fiquei aplicando o Combat 2x/semana por umas 2-3 semanas.

Agora, quando mexo nas folhas esses insetos não caem mais, mas as próprias folhas estão caindo, e em alguns lugares estão ficando marrons. Notei alguns brotamentos nos galhos onde caíram folhas.

O meu shipaku está se recuperando? perdendo apenas as folhas inviáveis e criando novos brotamentos para substituí-las?

Ou ele está piorando?

Essa foto é atual
Elio20/05/2008 13:05
Olá Rafael!

Com certeza a planta teve um ataque de aranhiço vermelho, um ácaro de grande proliferação.
O estrago foi grande!
Agora é torcer para que ela se recupere.
O tratamento adequado é com acaricida mas, faça o seguinte:
2 x por semana incline a planta e bata com as mãos nas folhas em cima de uma folha de papel branca. Se alguns dos pontinhos estiver se mexendo é porque ainda existem alguns vivos. É que eles se escondem sob as escamas da casca da planta.
Também sugiro que, ao aplicar o veneno, pulverize a planta com água antes, a fim de fazer com que o ácaro saia do seu esconderijo.
Essas informações são baseadas nas experiências que vivi em alguns dos meus shimpaku e algumas orientações de bonsaístas.

Abraço
Rafael C R Freire21/05/2008 09:01
Obrigado Elio,

Fiz o teste: havia poucos pontos pretos no papel, e nenhum se moveu. Vou continuar fazendo periodicamente.

Eu estou pulverizando o Combat, que é uma associação de neem, citronela e capsicum. Na embalagem diz que é eficaz contra ácaros, mas é realmente eficaz ou devo usar outro produto? Qual?

um abraço,

Rafael
nickyfury21/05/2008 14:01
bonsai
Um produto eficaz, usado por uma maioria expressiva de bonsaistas é a diluição em agua da calda sulfocáustica usada para proteger madeira seca (ou madeira morta) em trabalhos de shari e jin. Após diluir 30 gotas por litro de agua, acondicione em um borrifador e faça asperções periódicas por toda a planta: solo/raizes nebari, tronco, galhos e folhas/aciculas. 😄

Lembre-se de apartar a planta contaminada, separando-a das demais da mesma espécie e variedade ou não. Aplique o defensivo em local ventilado, porem sem vento ou sol. Após a aplicação, mantenha a planta em local sombreado. Eu costumo cobrir toda a planta e vaso com um saco plástico transparente, grande, prendendo a boca do saco na base inferior do próprio vaso. Isso permite uma maior dispersão e atuação do defensivo, contribuindo com a aceleração da eliminação da infestação, qualquer que seja ela (acaro, araniço, cochonilla, etc). 😄
Rafael C R Freire27/05/2008 09:06
Fiz o teste da folha de papel hoje de novo e não encontrei nenhum ácaro vivo, mas as folhas continuam caindo. Agora eu acho que é só torcer e esperar que o shipaku se recupere...

Obrigado pela ajuda Elio e Nickyfury