Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus sobre pedra

12
Alexandre S. Coelho23/11/2008 12:43
Como já tinha escrito antes: gosto bastante desta árvore 😲 ❗

Filipe, agora é controlar o crescimento dos galhos secundários e terciários e ir pensando no futuro vaso 🙄
Filipe Henrique24/11/2008 16:13
Ola amigos,

Alexandre,
obrigado pelo incentivo, com certeza irei fazer com bastante zelo o controle dos galhos e a escolha do vaso, pena que aqui em vitoria ES É DIFICIL ACHAR VASOS COM QUALIDADE boa, os unicos q tem a venda são aqueles petropolis 😮ops:
tem uma ceramista q trabalha comigo, estou estudando a possibilidade dela fazer alguns vasos pra mim sob encomenda(tamanho cor forma etc..) vamos ver se consiguimos.

obrigado Marcos,
estão saindo mais raizes com essa chuva que não para a mais de uma semana, posto mais fotos em breve 😄

t+
Filipe Henrique15/12/2008 16:15
Ola amigos do atelier,
estou atualizando as fotos da minha planta, achei q estava na hora de dar uma amarrada na planta... mas fica um pouco dificil fazer isso em uma bacia gigante como a que a planta estava.. por isso resolvi po-la em um vaso de bonsai, infelizmente não tinha um maior q esse na hora e.... ficou assim;

acho q dessa forma forma posso contralar melhor o crescimento dos galhos secundários e terciários(como sugerido por alexandre), alem de facilitar na seleção dos mesmos, evitando cicatrizes grandes como uma q acabei fazendo a pouco tempo por falta de atenção minha.
em um vaso menor é mais facil visualizar as coisas.

Lendo o topico do Edison em que ele mostra um ficus beijamina que já deu frutos surgiram algumas dividas em relação a essa especie, se os amigos poderem fazer a gentileza de sana-las, as duvidas são;
essa minha arvore é realmente um ficus beijamina ou pode ser outro q se assemelha muito a esse?
O Dori postou lá q o ficus da frutos, ha alguma variedade ou condição especial onde essa especie não de frutos?
com quantos anos essa planta da frutos + ou -?

obrigado
ate +
Marcos Paulo Duarte16/12/2008 01:44
Filipe,
ta ficando legal a planta, muito bonita
sobre os frutos, é normal os Ficus benjamina darem frutos, mas acho que como bonsai é mais difícil devido às podas e tratamentos em geral

um abraço
anaestela16/12/2008 09:21
Que tronco bonito!!
dori16/12/2008 09:31
Tem ai uma bela árvore.
Prova de que a dedicação e a paciencia são os ingredientes principais do bonsai.
Achei acertada sua decisão de plantá-la nesse vaso.
A formação dela tá muito boa, agora é hora de refinar.
Seu Ficus Benjamina poderá sim frutificar um dia, mas também é possível que isso demore muitos anos. o Ciclo biológico de uma planta em vaso é imprevisível.
Arzivenko16/12/2008 09:41
Como foi dito anteriormente, nada impede de uma figueira dar figos, em qualquer circunstância.. Mas o fato é que o figo não é um fruto, e sim um sicônio, ou uma inflorescência, as pequenas flores estão dentro dessa capsula.. agora, frutos são outra historia, só se estas pequenas flores forem polinizadas, e sem as respectivas vespas, nada feito.
Filipe Henrique16/12/2008 14:46
obrigado amigos,
continuarei trabalhando e postarei as atualizações, espero que da proxima quem sabe com frutos(iinflorescência 😄 ) né!?
😄
abraços
Alexandre S. Coelho18/12/2008 15:08
Filipe

Meu amigo, ficou lindo teu ficus envasado ❗ ❗ ❗

Faz uma pequena redução no galho da direita pra não ficar parecendo com o mesmo comprimento do 1º (da esquerda) 😉

Aprendi que a espécie é mesma Ficus benjamina, como muitos apresentados... o que muda é a variedade: Ficus benjamina var. boni , Ficus benjamina var. luci , Ficus benjamina var. green island ... 😉
Filipe Henrique23/12/2008 02:40
Alexandre,

Vou fazer a redução no galho q vc disse, to esperando o galho q vai ser usado nessa substituição tomar mais força, ela já era prevista e necessaria. Dessa forma tb procedi nos outros galhos principais pra conseguir a conicidade nos galhos.
De qq forma mudei um pouco a posição dos galhos e já deu outra forma.. em breve posto fotos
mais uma pergunta,.... qual seria a variedade do meu ficus?

obrigado pelas dicas, fico feliz q miha arvore tenha agradado aos alhos alheios 😄 .. pq eu passo um tempão olhando pra ela....
abraços
t+
Filipe Henrique19/01/2009 03:26
opahh
novas fotos com as intervenções sugeridas pelos amigos dak...
encurtei alguns galhos e estou tentando compactar mais a copa....
fotos ➡️ ➡️ ➡️

antes do refinamento

depois do refinamento

não fui muito radical pra não tirar a força da planta, intaum deixei algunsgalhos q tenho certeza q irai tirar depois!
mas olha a conicidade dos galhos .. desse angulo da pra notar bem!! to curujando d+ o filhotinho, ou tá baum msm?

abraços
Alexandre S. Coelho20/01/2009 11:27
Vou ser repetitivo...

LINDO DEMAIS ❗ ❗ ❗

Nesta última foto, dá a impressão de estar parado, olhando pra cima, diante de uma frondosa figueira 😲 😂 ❗

Depois manda ela pro CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA... ou então para aqui em casa 😉 😂 😂 😂
Filipe Henrique20/01/2009 11:39
Alexandre,
to muito feliz com o resultado 😄 😄 😄 😄 😄
ela está aqui do meu lado agora, e estou relutante para leva-la denovo pro lugar dela, ao SOL. Ai na sua casa tenho certesa q seria muitissimo bem cuidada e estaria em um lugar de honrra ao lodo dos seus linbdissimos e premiados bonsai, mas deixa ele aqui msm!!!! hehehuehuahe.
vou postar onnde vc sugeriu, porem vou esperar algusn poucos meses ainda, até eu fazer o proximo refinamento, tem alguns galhos meio "perdidos" aramados só pra estimular a ramificação...
mas é rapidim, já esperei alguns anos... alguns outros 2 meses não é nada!
por hora ela esta aqui no "MINHA ARVORE E SUA OPNIÃO" e fico muito feliz com o comentario de vcs, e CLARO continuem me ajudando ❗ ❗ ❗ ❗
não me deixem fazer nenhuma besteira ok!?!?!rsrsrsrs
abraços
12