Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Portulacaria afra

12
edson060524/05/2008 10:32
Portulacaria afra
Olá amigos,
aí está a minha mais recente aquisição. A base do tronco tem mais ou menos 7cm de diâmetro. Apesar de não ter o tronco lenhoso, já vi na Internet alguns exemplares muito bonitos. Pretendo aproveitar que a planta tem galhos grossos e conseguir mais algumas mudas 😂 😂 Se alguém tiver experiência com a reprodução desta espécie (alporquia/estaquia), qualquer orientação será bem-vinda... Seguem as fotos...

Foto 01

Foto 02

Foto 03

A primeira opção é um MOYOGI (ereto informal) mas se algum dos amigos tiver uma visão diferente, fique a vontade para dar palpites...
Um abraço a todos...
Edson.
Diego Santana24/05/2008 11:05
Amigao tenho algum exemplares desta especie, a sua reprodução é muito facil, qualquer galhinho retirado e cortado com ponta, pega facil em solo arenoso, nao gosta muito de agua, pois retem muito liquido em suas folhas, recomento aguar uma vez por semana em solo com terra, ja em solo mais arenoso 2 vezes por semana, fazendo podas drasticas ele rebrota com muita força, assim que estiver um 4 pares de "folhas" retire a primeira que vai iniciar rebrotação em todos pares de folhas, dando uma copa bem cheia...
Nao aceita muito aramação, pois desenvlve muito rapido, estangulando a planta, aconselho fazer tração, abudo NPK 10.10.10, ou organico ai vai a sua escolha.........
Alexandre S. Coelho24/05/2008 12:25
Oi Edson

Meu amigo, esta tem mesmo uma bela base para trabalho!

Não sou muito fã das suculentas como bonsai, mais realmente vemos grandes trabalhos com elas 😲
edson060525/05/2008 02:59
Diego,
você sabe me dizer se a estaquia funciona bem para galhos mais grossos com 3 a 4 cm de diâmetro? É preciso deixar o galho enxugar um ou dois dias antes de plantar? Suculentas costumam apodrecer se plantadas logo em seguida...
Até mais...
Edson.
Diego Santana25/05/2008 11:15
Eu nunca tentei de galhos mais grossos. ,as acredito que consiga amigao, eu quando retiro as minhas planto diretamente em areia grossa 100%, fazendo regas normais 1 vez por semana, nunca perdi nenhum exemplar........
Ja na Jade fiz estacas de 15cm de circunferencia e pegaram facilmente.....
Gilson Mendes de Góis08/06/2008 19:01
Oi Edson,
Eu já fiz plantio de estacas mais grossa que um polegar de um adulto e pegou bem. Essa planta se vc jogar um galho no chão ele acaba enraizando.
Sem dúvida é uma planta muito boa para replantar!
Um abraço fraterno!
Gilson
joellagunasc08/06/2008 19:30
Edson achei esta na net para te inspirar

Joel
darkaso08/06/2008 21:50
edson,

apesar de não achar que as suculentas seriam consideradas um bonsai clássico, não tem como não aproveitar sua planta para tentar uma projeção do que pode ser feito.

O melhor lado poderia ser o contrário, pois o galho que está na frente do tronco pode ser usado para compôr profundidade. Uma inclinaçao para a esquerda. Claro que o nebari não seria o mesmo, mas dá para ter uma idéia. Aí é fazer um corte radical para uma brotação no ápice e formação da copa. Como é uma espécie de brotação muito boa fica fácil.

T+
edson060508/06/2008 23:17
Joel boas imagens...

Dark ficou ótima a projeção, não havia pensado nisso

Obrigado a todos.
Abraço.
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi09/06/2008 10:50
Edson,
apesar dos mais conservadores não gostarem do uso de suculentas como bonsai, a portulacária dá excelentes exemplares e é usada eu diria em grande escala. Numa edição especial da revista Bonsai que já não existe mais, o Marcelo Muller mostra uma parte das melhores plantas da Rim Pacific Bonsai dos EUA e lá está um exemplar fantástico de portulacária. Então eu sempre me pergunto: se eles podem, porque nós não???
Quanto ao fazer mudas, o enraizamento é muito fácil. Pode fazer mesmo dos galhos mais grossos, e do tronco que certamente vais fazer uma poda drástica, que aliás aconselho para obter toda uma nova ramificação mais compacta. Não tem erro, ela brota em qualquer lugar. Eu fiz mudas com galho da grossura do meu pulso (5-6 cm de diâmetro). Aconselho a deixar cicatrizar por uns dias antes de plantar, pois se pegar dias chuvosos seguidos, pode apodrecer. Pode fazer toquinhos bem curtos (10-12 cm). Vais ter uma nova ramificação bem compacta.

abraços

Elio
Franciane09/06/2008 12:30
Oi Edson,

Também gosto muito das portulacarias afra!!
Ahh, cuidado com o excesso de água, perdi a minha assim.🙁

Algumas informações sobre a espécie:
http://fichas.infojardin.com/bonsai/portulacaria-afra-arbusto-elefante-bonsai.htm

Vou te mostrar alguns bonsai, belíssimos que achei, Jin Smith:

nickyfury09/06/2008 13:58
bonsai
Edson, além de pegar bem de estaca, essa espécie aceita bem a alporquia, respondendo com emissão de novas raízes em pouquissimo tempo. 😄 Isso facilita bastante, permitindo que vc obtenha material de qualquer grossura, com qualidade, para formar novas estruturas. 😄

Dark, meu chapa, contrariando vc, saliento que essa variedade de suculenta é cultivada há muito como bonsai, e que os trabalhos com ela são tão clássicos como qualquer outro. Tanto tem presença forte no bonsai, como ainda é capa de um livro famoso, BONSAI MASTER CLASS BOOK, do autor Craig Coussins:

Além dessa suculenta, aqui no Brasil temos outra, parecida, com as folhas maiores, chamada Crássula. Gosto dessa ultima, face a que, quando cultivada a pleno sol sempre floresce, agregando ainda mais beleza ao trabalho. 😄

Diferente do que escreveu o colega Diego, conforme minha experiência, a planta aceita sim aramação. Prefira usar arame mais grosso, e deixe-o mais solto que apertado, mas cuidando para que não fique uma mola. A condução dos galhos, visando formar estruturas densificadas é a mesma que se usa para qualquer outra planta, como ulmus, pirancanta, etc, aplicando-se poda de refinamento/manutenção e desfolha. 😄

O cultivo em meia sombra rende folhas de tonalidade mais verde-escuro, que quando expostas ao sol pleno, vez que aqui no planalto central ficam com uma tonidade mais verde-limão clara. Aceita bem qualquer estilização, ficando essa escolha a cargo do cultivador. 😄
Franciane13/06/2008 14:26
edson060513/06/2008 21:15
Amigos mais uma vez obrigado pelas considerações e imagens...

Franciane, uma beleza esse link da Associação Lusitana de Bonsai...

Abraço a todos.
Edson.
fabianoscosta28/07/2008 15:48
E daí Edson, alguma novidade? Postei uma parecida coma sua, porém sem movimento como a do amigo, mas gostaria de acompanhar o desenvolvimento de sua planta, ok?

Se puder atualizar fotos eu agradeço.

Abração,
Fabiano
edson060528/07/2008 19:12
Fabiano,
não fiz muita coisa nela; amanhã posto novas fotos...
Até mais.
Edson.
fabianoscosta29/07/2008 14:07
Blz Edson, agora o Élio tbm se animou, vai ficar legal este trabalho sobre esta espécie com vários sendo feitos e mostrados ao mesmo tempo, grande abraço,

Fabiano.
edson060530/07/2008 18:00
Olá amigos,
aí está uma foto atualizada. Não está muito diferente. Na sequência vou refinar a poda do tronco mais grosso de acordo com a projeção do Darkaso; acabei podando no lugar errado 😮ops: e podar aqueles galhinhos que descem à direita.
No mais é esperar por mais brotações...

FOTO 04

Abraço a todos.
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi01/08/2008 09:46
Edson,
Não espere que é perda de tempo. Tire logo também o galho da direita e deixe somente o tronco principal que ele vai brotar com mais intensidade e com ais opções de galhos para a futura estilização. Não precisa ter medo. Este galho que ficou vai apenas "puxar" a seiva para ele e terá menos opção de brotos no tronco que é o que se deseja: trazer abrotação para bem perto do tronco dando a impressão de uma árvore robusta e compacta. Então tire o galho e aproveite para "picar" em pedaços e fazer mais algumas mudas (haja espaço para tanto....)
abraços
edson060501/08/2008 10:21
Elio.
mais uma vez valeu pelas dicas; vou fazer isso hoje mesmo.
Um abraço.
Edson.
fabianoscosta01/08/2008 10:38
Edson, esse trnco é mesmo show de bola, eu imagino ele com a copa fechada...caramba amigo, um moyogi clássico!

Abraço,
Fabiano
edson060514/01/2010 15:44
Atualização JANEIRO 2010
ATUALIZAÇÃO JANEIRO 2010.

Bem amigos,
seguem agumas fotos atualizadas desta Portulacaria.

FOTO 05 Se podem notar as falhas de iniciante com galhos sem movimento. Vou ver se consigo dar um jeito deixando-a um bom tempo sem água; quando os galhos estiverem mais maleáveis talvez eu possa modelar...

FOTO 06

FOTO 07

Abraços.
Edson.
Sergio Batalini15/01/2010 16:04
Ola Edson.. Tenho uma destas que ganhei da tia Esther { 30 anos de vaso na varanda}, esta comigo a alguns anos com poucas intervenções , apenas podas nos galhos que esticam rapidamente ... Quando fiz um topico prá ela pedi ajuda para desmonta-la , mas fui convencido a manter a planta como esta. Tomo a liberdade de mostra-la no seu topico , nesta foto pouco antes de uma poda nos galhos para definir melhor a copa , com + ou - 70 cm de altura e base de 23 cm de circunferencia.As sobras foram para a areia e todas brotaram .

Alexandre S. Coelho15/01/2010 21:35
Oi Edson

O mais importante e admirável você já tem... Bela base, parabéns ❗
Agora é cuidar dos cortes e condução dos galhos 😉
edson060517/01/2010 10:05
Sergio,
eu acho esta tua portulacaria muito bonita!
Se bem me lembro, acho que andei dando uns palpites a respeito dela. Como estaria hoje?
Edson.
12