Isaias24/05/2008 14:53
hibrica
nova muda de jabuticaba.com 80cm,pretendo reduzir para 40cm.
atual
Pretendo deixar +ou - assim
Opiniões e criticas serão bem vindas.
Grato
EZEQUIEL JUNIOR24/05/2008 16:35
Isaias,
Na minha modesta opinião, o amigo podia retirar totalmente o primeiro galho que sai da esquerda da segunda foto, ficaria mais harmonioso.
Mas vamos esperar a opinião dos mais experientes né?
Abraço
Isaias24/05/2008 22:37
Obrigado amigo acho tb. que fica bem melhor mesmo tirar o primeiro galho.
EZEQUIEL JUNIOR25/05/2008 12:52
Amigo,
Outra dica que lhe dou, é vc tirar outras fotos de outros ângulos e postá-las aqui, assim poderemos visualizar melhor sua planta...
Abraço
Renan Pedula25/05/2008 14:41
concordo
tabem axo na minha ignorancia q vc deveria retirar o galho comentado......
abc
Isaias26/05/2008 21:45
outros angulos
ezequiel.
seguem outras fotos em angulos diferente,já com ela mais baixa.
grato..
Filipe Henrique26/05/2008 22:21
a copa faz sombra na parte de baixo da planta
caso queira engrosa-la mais e começar o trabalho como bonsai ao msm tempo vc pode eliminar galhos na parte intermediaria da planta deixando galhos a serem trabalhados em baixo e galhos de sacrificil no topo...
abraços
nickyfury27/05/2008 17:03
bonsai
Uma boa sequencia para vc executar em sua planta, visando uma condução mais adequada, seria cortar os galhos da esquerda, mantendo apenas o caule principal à direita. Na última foto apresentada, observei um galho mais fino à direita, que possui um bom movimento. Ele seria mantido, então, reiniciando a planta a partir desse ponto, transformando-o em galho apical (puxa a força da planta, engrossando a base). 😄
Isso iria permitir vc formar um lindo moyogi com sua jabu, que ganharia, com isso, conicidade e movimento levemente sinuoso. 😄
De qualquer forma, antes de mais nada, faça uma desfolha completa (retire todas as folhas exceto aquelas mais novinhas). Isso permite vc ter uma melhor visualização da estrutura de sua planta, quando então poderá delimitar o que irá ser cortado e o que deverá manter.
Em seguida, eliminando o que eu sugeri, arame todo o resto, para compactar a estruturação e firmar melhor o estilo. 😄