Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus

joellagunasc24/05/2008 16:37
Buxus
Trabalhei este buxus hoje a tarde

Agora falta só o refinamento

E futuramente colocar num vaso mais adequado

Criticas , sujestoes e projeções são bem vindas

Abraços
Gabriel do Carmo Colombo24/05/2008 17:43
buxus
acho que o estilo deste buxus já foi determinado naturalmente...hokidashi...

no mais você poderia eliminar alguns galhos ali no miolo e formar copas um pouco separadas, mas o suficiente para manter um hokidashi...acho q daria pra formar umas 4 (ou 5, não vi a parte de trás dele)...com a técnica da pinçagem elas ficariam mais densas com o tempo...

o vaso realmente poderia ser mais raso quando for transferir, visto que as raízes não são profundas.

eu esconderia mais um pouco as raízes....para deixar um nebari mais apropriado para o estilo hokidashi...

enfim, chega de críticas....é uma bela muda e com certeza significa várias horas de trabalho e dedicação... 😎

poste algumas fotos para nós se resolver dar uma mexida nele...

abraço
edson060526/05/2008 00:01
Joel,
estive olhando este teu buxinho por várias vezes e acho que você deixou muita massa foliar visto que mexeu nas raízes...
Até mais...
Edson.
Renan Pedula26/05/2008 00:07
poderia plantar num vaso mais fundo para ela se desenvolver a vontade e se recuperar, e cobrir a raiz para um futuro nebare brilhante....
me corrija se tiver errado....
joellagunasc26/05/2008 20:07
Não removi muito os galhos , pois o buxus é danado , com relação a podas radicais , estou aguardadno sua recuperação para fazer o refinamento e talvez uma nova estilização. A epoca do ano tambem não ajuda , pois estamos entrando no inverno e a temp. ja começou a baixar

Joel
Alexandre S. Coelho27/05/2008 08:52
Oi Joel

Gostei bastante desta tua planta ❗
É um hokidashi (vassoura) com sokan (tronco duplo) bem tradicional...

Deixo esta sugestão para vaso...
joellagunasc27/05/2008 12:40
Maravilha Alexandre , ficou muito harmonico neste vaso.Ja adicionei na pasta dele.

Valeu
fabianoscosta27/05/2008 20:41
Joel, concordo com o Alexandre, porém tbm deixaria o tachiagare mais escondido, aquela parte que tem raízes aparecendo, eu colocaria mais enterrado, até pq acho que ficaria mais bonito, daí uma placa abaixo do raizame na hora de plantar num vaso fundo seria bem legal, estimulando o nebari mais alto, entende? Técnica muito mostrada já por aqui.

No mais, muito boa planta, parece aqueles sokan chinês, parabéns!

Abraço,
Fabiano.
Diego Santana27/05/2008 21:07
Eu discordo, com a cobertura das raizes, axo melhor retirar as mesmas, pois as cobrindo com solo, ira parecer 2 plantas e nao tronco duplo............
fabianoscosta28/05/2008 14:50
diegosanta049 escreveu:
Eu discordo, com a cobertura das raizes, axo melhor retirar as mesmas, pois as cobrindo com solo, ira parecer 2 plantas e nao tronco duplo............

]

Diego, não seria necessário cobrir toda a base de raízes, apenas o suficiente para não descaracterizar o estilo sokan, ok? Mas foi apenas uma sugestão, se o Joel n achar legal, n é preciso fazer, é óbvio, e acho até que ele n vai fazer pois mexeu nela agora...

Fabiano
joellagunasc29/05/2008 18:45
GAlera valeu as dicas , vou prucurar um vaso igual ao projeto do Alexandre , para na primavera fazer o transplante

Joel
Marcos Castilho01/06/2008 15:28
Joel mesmo nessa época mexendo tanto nas raízes não é arriscado um transplante como esse?
joellagunasc01/06/2008 20:16
Marcos , corre-se o risco , é verdade. Mas aqui ainda esta bastante quente. Por isso eu arrisquei.

Abraços
nickyfury06/06/2008 17:42
bonsai
JOel, parabens pelo excelente trabalho realizado até agora em seu buxus. Certamente, num futuro não muito distante, ainda veremos essa planta exposta nalgum lugar de merecido destaque. 😄

Acredito que, no próximo reenvase, seja bem interessante eliminar de vez essas raízes que saem do tachiagari, vez que elas contribuem de forma negativa para a apresentação. 😄 A estruturação do estilo está muito boa, mas vc poderá melhorar ainda mais estimulando novas brotações via aporte de adubação. 😄

Em todo caso, aconselho prudencia quanto ao transplante. Deixe para faze-lo na primavera. Lembro um velho ditado: mata-se mais plantas pela nossa impaciência, que por outra razão qualquer. 😢

A propósito de exemplares para uma boa visualização da estilização de sua planta, creio que seria interessante vc dar uma conferida no site http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm quando poderá ver quais detalhes irá precisar definir na conclusão de seu trabalho nesse buxus. 😉
joellagunasc06/06/2008 18:27
Nicky obrigado pelos elogios e a indicação do site do sidiao.Com certeza o transplante so será feito na primavera.
Quanto ao site do sidiao , realmente nos abre novas perspectivas da arte bonsais e sutilmente nos mostra o quanto ainda temos que "caminhar".

Ja copiei um modelo

Abraços

Joel