Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em limão

Mirian Valadão26/05/2008 06:05
Alporquia em limão
Amigos,

Plagiando nosso amigo Joel, fiz uma alporquia num pé de limão, que tem em torno de doze anos, levou em torno de três meses para enrraizar conforme a foto que postarei, o limão que deixei, está mais ou menos com um terço do tamanho que ele fica.

Fiz o alporque com um musgo que é vendido para fazer arranjo(é o que eu uso aqui, não temos esfagno) tiamina e areia. Cobri com um pedaço de plástico porque na época que fiz estava chovendo muito e tirando a areia.

Bom agora gostaria da boa vondade dos amigos em me orientar.So gostaria dele maiorzinho para ver se da limão.

Segue as fotos.

Abraços
Mirian
SEKI - Elio Luis Secchi26/05/2008 14:32
Miriam,
Parabéns pelo resultado em seu alporque.
Agora a prioridade deve ser fazer com que a planta "vingue" no replantio.
Muitas vezes a gente faz um alporque enraizar com facilidade e depois no plantar o alporque ele acaba não vingando e morrendo.
Neste sentido acho que foi deixado galhos demais para a planta que está apenas com poucas raizes do resultado da alporquia. Também o limão que foi deixado é um "sugador" que neste momento não deveria ficar aí.
Então, eu reduziria bastante a quantidade de galhos até ele se "firmar" na nova terra, deixar vir novas brotações, e depis com a nova brotação sim iniciar um projeto de estilização.

Espero ter ajudado.

abraços
Mirian Valadão26/05/2008 18:27
Obrigado pela atenção Elio

Vou seguir suas indicações, o limão eu deixei apenas para fotografar.

Abraços
Mirian
pauloventura26/05/2008 23:17
Cara amiga Miriam!
Sobre esta sua muda,concordo plenamente com o que disse o amigo Elio
o momento agora é de desenvovimento e adaptação ao cultivo em vaso.
Sobre as proximas (que tenho sertesa vc vai fazer)tenho dicas que reputo importantes.
Faça o alporque(no ponto que tenha o movimento/curva desejado)apenas
com o musgo/esfag/estopa e o plástico trasnparente,assin que as raizes começar atravessar o musgo encaixe a bacia ou vaso ja com terra normal
para o cultivo espere mais ums 30 dias e corte ,assim o risco da muda sentir ou morrer é zero.
No limão vc pode fazer alporque em galhos grossos sem problema g;de garrafa ou mais,pode tamb/ aprofundar bem o corte sem risco do galho secar,.Outra posibilidade interessante para os alporques de limão são os
enxertos com a Kinzu ou kinkan,temos um passo a passo detalhado no
site do NYKI FURY que mostra todo o pros/e os resultados .
Qualquer coisa disponha,
G abraço.
Pv
Mirian Valadão27/05/2008 07:03
Obrigada pelas dicas Paulo.
Realmente eu tenho intenção de fazer alporquia não só em limão, mas em outras plantas também.

Abraços
Mirian
pauloventura27/05/2008 10:09
Desculpe esqueci de uma imf...... antes de colocar o vaso ou bacia desamarre e retire o plastico, com atenção p/ que não desfaça o aglomerado de musgo nem danifique as raizes ok.
Pv
Luca27/05/2008 21:42
Esse limoeiro parece muito com um limoeiro que plantei quando tinha 3 anos (mania de enterrar sementes 😂 ) na praia. Deu seu primeiro fruto 4 meses atrás. Vou seguir seu exemplo .