anaestela26/05/2008 10:34
mamadeira - pode ser vaso em vez de bacia?
Há algum motivo especial para que se use uma bacia na mamadeira, em vez de um vaso bem grande, que teria ainda mais matéria orgânica, por ser mais profundo?
É só pela questão do espaço ou há algum outro problema?
Obrigada,
Ana
EZEQUIEL JUNIOR26/05/2008 12:51
Ana,
Realmente a função da bacia é fornecer espaço físico e condições nutricionais para que a planta desenvolva o máximo possível em pouco tempo. Ela faz a função do solo.
Se o vaso que vc for utilizar for grande o suficiente que dê pra colocar bastante substrato e para que as raízes possam se desenvolver bem, não há problema nenhum...
Utilize um substrato bem drenante, e faça bastante furos para que o excesso de água escoe.
Espero ter ajudado.
Abraço
darkaso26/05/2008 21:48
Ana,
como o Ezequiel já colocou tudo, reitero apenas que se for bem grande seria bom. Existem vasos grandes de cimento que poderá aproveitar eternamente como mamadeira.
T+
nickyfury27/05/2008 17:41
bonsai
O uso da bacia plastica está mais disseminado em razão do baixo custo, em relação a vasos grandes, sejam de cimento, ceramica ou outro material qualquer. 😄 Observe ainda que, em caso de necessidade de mudança de local onde está depositada a bacia, podem ocorrer acidentes. Então, se a bacia cair ao chão e quebrar, necessitará de substituição imediata, sob pena de perda de todo o trabalho até então executado. 😲
Como bacias plasticas grandes são mais baratas que vasos grandes, evidencia-se ainda mais seu uso em casos como esse. 😄
Entretanto, se o cultivador tiver poucas plantas (até umas dez), poderá optar por fazer uso de outro tipo de recipiente, descartando o uso da bacia plastica. Mas em casos como o meu, que possuo grande quantidade de plantas, torna-se inviável usar outro tipo de recipiente. 🙄 🙄
anaestela28/05/2008 08:55
Obrigada aos amigos todos que responderam.
Pois é Nickyfury, eu não posso nem me considerar uma cultivadora. Só tenho quatro mudas: cipreste, ficus, primavera e ipê.
Tenho mais uma dúvida: se for um vaso de cerâmica, o fato de ter paredes porosas tem o mesmo efeito dos furos na bacia? Ou seja, haverá boa drenagem?
Obrigada,
Ana
nickyfury28/05/2008 09:20
bonsai
Ana, contanto que o vaso ceramico tenha bons orificios de drenagem no fundo, em um diametro razoável, não há por que não utilizar esse recipiente, ok? 😄
anaestela28/05/2008 09:21
obrigada!