Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu substrato !!!!!

Adalberto27/05/2008 16:25
Meu substrato !!!!!
Olá carissimos amigos do Forum, fiz o transporte de minha jaboticabeira para o escorredor, transportei com o torrão original que estava no vazinho...
O sustrato que preparei utilizei cacos de vasos de ceramica e telha moidos,peneirei e adicionei terra vegetal , e humus de minhocas vermelhas, misturei tudo coloquei uma camada sustrato no escorredor depois retirei a jaboticabeira do vasinho e transplantei ele no escorredor, mergulhei ela na agua pra retirar o ar da terra e esta lá , fiz certo gostaria da opinião de vocês amigos floristas do forum..
Há quando tirei ela do vasinho , pude ver formiguinhas que estavam morando no fundo do vaso , mas com a imersão na agua eles devem ter morrido..
Aguardo resposta meus amigos obrigado.
nickyfury27/05/2008 16:37
bonsai
Adalberto, o procedimento que vc adotou é, a meu ver, de boa condução e o resultado só poderá ser o melhor. 😄

Entretanto, gostaria de salientar apenas duas coisas: a melhor época para transplantar é na primavera, e não agora. Principalmente uma frutifera complexa como é a jabu. Mas como vc diz que manteve o torrão, então talvez possa recuperar bem sua planta. 😲

Na composição do substrato que for utilizar, evite o aporte de materia organica (adubo). O humus de minhoca, vermelha ou não, é rico em material organico e trabalha contra a fixação de sua planta, vez que acidifica em demasia as raízes, prejudicando-as e, até mesmo, causando a morte delas, e, em decorrência disso, a morte da planta. 🙁

Mas, como vc diz ter mantido o torrão, então pode ser que tal coisa não venha a ocorrer. Observe: ao transplantar, se o fizermos na primavera, teremos maiores chances da planta se recuperar bem e se desenvolver sem problemas. Geralmente retiramos toda a terra, mesmo de uma jabu, "penteando" suas raízes com uma vareta de bambu, para desembaraçá-las e formar um bom nebari. 😄

O substrato, no caso, deve ser o mais esteril e neutro possível. Nunca acrescente adubo de nenhuma espécie, nem mesmo humus de minhoca. 😄
anaestela28/05/2008 09:05
Olá. Sou só uma iniciante, por isso, se disser bobagem, os mais experientes por favor corrijam.
Mas, como o Nickyfury escreveu, pelo que já li bastante no fúrum, o ideal é deixar no escorredor só com areia grossa ou pedrisco.
Pelo que me orientaram, nem o torrão seria bom deixar. Eu, quando plantei no escorredor, lavei com cuidado o torrão em água corrente até tirar toda a terra qu efosse possível, para deixar as raízes o mais livres possível.
O humus, esterco e outros adubos eu só coloquei na mamadeira, depois que as raízes saíram.
No começo eu achei muito estranho essa coisa de deixar a planta só na areia, mas eu pude constatar que realmente funciona. A planta não morre, não. E as raízes crescem bem depressa e logo saem pelos furos do escorredor.
Só precisa manter úmido e, depois de transplantar, deixar uns dias na sombra.
E só pode adubar com adubo líquido depois de um mês ou 40 dias.
Abraço,
Ana
EZEQUIEL JUNIOR28/05/2008 09:47
Ana,

Realmente esse negócio de plantar em areia, a primeira vista, para iniciantes como nós, e principalmente para quem não tem muito conhecimento de fisiologia vegetal, é meio difícil de acreditar, só depois de começar a ver os resultados não é?
Só que antes de fazer a prática do destorroamento e limpesa das raízes é sempre om verificar as particularidades da espécie. A jabu por exemplo não tolera muito o destorroamento... como a maioria das coníferas... é uma exceção...
Assim, o que eu recomendo, depois de perder algumas plantas, o que é normal para nós iniciantes, é sempre consultar alguém mais experiente...

Abraço
anaestela28/05/2008 09:50
Ezequiel, obrigada pela informação!
Nossa, ainda bem que não matei a minha!!
Ana
Adalberto28/05/2008 12:59
Re: bonsai
Oi Muito obrigado Nickfury por responder ao meu substrato me sinto aliviado por saber que fiz o correto ou praticamente quase o correto muito obrigado ...Agora vou esperar e aguardar o resultado ....Grato Adalberto de Sorocaba

nickyfury escreveu:
Adalberto, o procedimento que vc adotou é, a meu ver, de boa condução e o resultado só poderá ser o melhor. 😄

Entretanto, gostaria de salientar apenas duas coisas: a melhor época para transplantar é na primavera, e não agora. Principalmente uma frutifera complexa como é a jabu. Mas como vc diz que manteve o torrão, então talvez possa recuperar bem sua planta. 😲

Na composição do substrato que for utilizar, evite o aporte de materia organica (adubo). O humus de minhoca, vermelha ou não, é rico em material organico e trabalha contra a fixação de sua planta, vez que acidifica em demasia as raízes, prejudicando-as e, até mesmo, causando a morte delas, e, em decorrência disso, a morte da planta. 🙁

Mas, como vc diz ter mantido o torrão, então pode ser que tal coisa não venha a ocorrer. Observe: ao transplantar, se o fizermos na primavera, teremos maiores chances da planta se recuperar bem e se desenvolver sem problemas. Geralmente retiramos toda a terra, mesmo de uma jabu, "penteando" suas raízes com uma vareta de bambu, para desembaraçá-las e formar um bom nebari. 😄

O substrato, no caso, deve ser o mais esteril e neutro possível. Nunca acrescente adubo de nenhuma espécie, nem mesmo humus de minhoca. 😄
Luizinho12/06/2008 14:47
Olá Pessoal, Realmente pra iniciante é meio estranho esse negocio de deixar a planta só na areia e pedriscos mas já me conformei q issi será o melhor pra minhas plantas...
Por isso eu queria ajuda de vcs sobre isso, que tipo de areia grossa vcs falam, é aquelas areias de rio(lavada) e os pedriscos, são aquelas de aquário?
E outra dúvida, será q eu poderia utilizar pedacinhos de telhas ou blocos misturados com essa areia grossa?!?

Desde já agradeço...
Alcides Junior12/06/2008 17:54
Luizinho, ai vai o link para um tópico muito bom sobre substrato.

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=5584 😉
Luizinho13/06/2008 20:44
Obrigado junior/pr...
Dúvida retirada...
Abçs