Dicas sobre frutíferas
Olá Pessoal !
Tomo a liberdade de passar algumas recomendações dadas pelo Prof. Flávio Zanetti, Ex-Pró-Reitor da Universidade Federal do Paraná e atualmente pesquisador e autor de vários lívros, principalmente sobre frutíferas, autor do projeto de melhoria genética do pinhão (araucária).
Essas "dicas" nos foram dadas em 2 palestras. Detalhe: referem-se à plantas no clima da minha região - Paraná +- 1.000 de altitude. Portanto, não saberia dizer se servem para outras regiões.
São orientações para pomares, mas perfeitamente válidas para bonsai de frutíferas.
1. Transplante de cítricos, ideal até o final de junho;
2. Frutas com pintas pretas pode ser falta de cálcio;
3. O Boro é importantíssimo para o sistema reprodutor senão a flor pode ser estéril;
4. Micronutrientes é importantíssimo para frutíferas;
5. Para incentivar brotação em todo o ramo sem precisar podar o broto da ponteira basta fazer um leve corte tipo ferradura uns 5 mm logo acima das gemas, com uma serrinha de cortar ferro.;
6. Podas no outono = limitam o crescimento da planta
Podas no Inverno = Induz à brotação vigorosa
Podas no verão = Induz à maior ramificação
7. Uva - Evitar muita umidade (antracnose)
8. Uva, figo e pêssego produzem fruta nos ramos da estação. No ano seguinte esses ramos não produzem mais;
9. Calda bordalesa pode se guardar até 3 meses, em lugar escuro;
10. Verrugose em cítricos, use calda bordalesa;
11. Maior incidência de pulgão se dá quando há pouca chuva;
Se for de utilidade para alguém já me sentirei recompensado.
Abraço
Tomo a liberdade de passar algumas recomendações dadas pelo Prof. Flávio Zanetti, Ex-Pró-Reitor da Universidade Federal do Paraná e atualmente pesquisador e autor de vários lívros, principalmente sobre frutíferas, autor do projeto de melhoria genética do pinhão (araucária).
Essas "dicas" nos foram dadas em 2 palestras. Detalhe: referem-se à plantas no clima da minha região - Paraná +- 1.000 de altitude. Portanto, não saberia dizer se servem para outras regiões.
São orientações para pomares, mas perfeitamente válidas para bonsai de frutíferas.
1. Transplante de cítricos, ideal até o final de junho;
2. Frutas com pintas pretas pode ser falta de cálcio;
3. O Boro é importantíssimo para o sistema reprodutor senão a flor pode ser estéril;
4. Micronutrientes é importantíssimo para frutíferas;
5. Para incentivar brotação em todo o ramo sem precisar podar o broto da ponteira basta fazer um leve corte tipo ferradura uns 5 mm logo acima das gemas, com uma serrinha de cortar ferro.;
6. Podas no outono = limitam o crescimento da planta
Podas no Inverno = Induz à brotação vigorosa
Podas no verão = Induz à maior ramificação
7. Uva - Evitar muita umidade (antracnose)
8. Uva, figo e pêssego produzem fruta nos ramos da estação. No ano seguinte esses ramos não produzem mais;
9. Calda bordalesa pode se guardar até 3 meses, em lugar escuro;
10. Verrugose em cítricos, use calda bordalesa;
11. Maior incidência de pulgão se dá quando há pouca chuva;
Se for de utilidade para alguém já me sentirei recompensado.
Abraço