Mais uma Serissa
Diêgo Vasconcelos29/05/2008 19:33
Mais uma Serissa
Pessoal
Consegui um bom material de serissa, com um belo movimento de tronco.
Segue a foto:
Depois de fazer uma boa limpeza de galhos e já transplantada:
Agora estou na dúvida para definir a frente e como deixar a copa.
Gostaria da opniao dos amigos do que fazer.
Sou iniciante e minha visão do bonsai acabado ainda é muito ruim.
Se puderem ajudar, fico muito agradecido.
Abraços,
Gabriel do Carmo Colombo29/05/2008 23:43
serissa
ótimo material hein Diêgo!!!...
tem cara de ter sido um yamadori...
a última copa realmente ficou ruinzinha...na sua projeção...
mas nem vou dar muito pitaco pq tbm sou iniciante...
deixemos que os mais experientes digam algo mais concebível^^
aí aprenderemos você e eu...
abraço
FrK_leal30/05/2008 09:57
Diego, pelo porte da planta, ela pede uma copa mais bem estruturada e mais densa...essa sua projeção realmente não veio mto a calhar com a qualidade do material que tu tens em mãos....
Se tu aproveitar teu projeto original, vc ainda consegue uma solução usando mais galhos para compor a parte superior da copa, oque na verdade não fecha muito é aquele espaço vazio antes do ápice...
a serissa brota bem...com certeza vc consegue aproveitar melhor o material...
Diêgo Vasconcelos30/05/2008 10:03
Oi pessoal
Minha projeção está péssima mesmo. Acho q atrapalhou na verdade, mas o que eu queria era mostrar mais a idéia da frente que eu tinha pensado para o projeto.
Se alguém puder fazer uma projeção melhor usando a frente da segunda foto, eu agradeço muito.
Se alguém tiver outra idéia também é muito bem vindo.
Vou retirar a projeção para não atrapalhar para quem tiver outras idéias.
Valeu pelas dicas.
Abraço,
Alexandre S. Coelho30/05/2008 12:30
Acho que seria + ou - assim:

Cleriston30/05/2008 13:11
essa eh a primeira serissa com o tronco nessa dimensão.
Alexandre S. Coelho30/05/2008 14:29
Pessoal
Outra opção, que demandaria mais tempo, porém se ganharia em melhor movimento e afunilamento do tronco:
A bronca é agente arrumar coragem pra cortar 🙁 😂 😂 😂
FrK_leal30/05/2008 14:42
Essa opção é realmente bem mais interessante...ela alta como está não dá toda a impressão de grandiosidade que esse tronco oferece...
A serissa pega bem de estaca, tendo um pouco de cuidado com essa estaca grossa, com uma estufinha acho que pega até...
Senão, sempre resta o alporque...bem conduzido o topo pode render um excelente mame com essa grossura...
Diêgo Vasconcelos02/06/2008 10:35
Oi pessoal
Muito obrigado pelas dicas.
Alexandre,
Mais uma vez agradeço pela atenção e a ótima projeção para as duas opções.
Eu estou na dúvida agora.
Concordo que a 2ª opção daria mais a impressão de grandiosidade do tronco. Só que não sei se tenho a experiência necessária para conseguir encaminhar a 2ª opção da maneira mais adequada. Tenho medo de perder ou estragá-la.
Só pra ter uma idéia da dimensão dela hoje.
Tem aproximadamente uns 7 a 8 cm de diâmetro na base do tronco e uns 25 cm de altura. Será que seguir a primeira sugestão prejudicará tanto na visualização final ?
Grato,
Wilson Fracassi02/06/2008 11:08
Diego,
Particularmente eu optaria por uma copa mais densa, como já foi sugerido. As projeções do Alexandre são primorosas, mas se encaixam melhor para coníferas e plantas de folhas caducas. Esta sua serissa, pelo formado do tronco fica de fato mais harmonica deixando-se uma copa compacta, mais ou menos como na primeira foto, antes do trabalho. Além do mais é preciso lembrar que a serissa é uma planta de flor, e para isso é preciso deixa-la crescer um pouco, se optar pelas projeções terá que fazer podas sucessivas para manter a forma e com isso não consiguirá uma floração abundante que é o principal atrativo desta espécie, pense nisto.
Diêgo Vasconcelos02/06/2008 12:52
Wilson
Agradeço sua sugestão.
Vou pensar nisso sim.
Abraço,
Franciane03/06/2008 09:27
Nossa esta serissa realmente é muito bela, que tronco heim!! 😲
As projeções do Alexandre foram ótimas!!
Parabéns pela aquisição e pelas projeções!! 😄
FrK_leal03/06/2008 10:08
Eu concordo em parte com o Wilson...essa projeção realmente ficaria melhor em plantas caducas e coniferas...sua serissa pode tomar como base esse projeto do alexandre, adaptando-o para uma copa mais cheia...visto que assim vc vai ter q lançar mão de podas sucessivas para manter o formato, comprometendo a floração e o desenvolvimento da sua planta....
Diêgo Vasconcelos03/06/2008 12:55
FrK
Era exatamente o que eu tinha pensado depois de analisar os comentários.
Penso em aproveitar a primeira projeção, porém com uma copa mais densa e fechada. O primeiro e o segundo galho fechariam a copa com o ápice, não deixando espaços vazios.
Estou querendo seguir por este caminho, o que vocês acham ?
Grato,
araldi03/06/2008 13:55
Diego
Parabéns pela materia prima, muito o bom o tatchiagari desta serissa, na minha modesta opinião a ultima sugestão do Alexandre é a melhor, mesmo sabendo que vai demorar mais tempo e exige mais coragem, acho a melhor se fosse minha seguiria este caminho.
Mas tudo depende do que vc pretende para a planta e qual é o se grau de exigência quanto ao nivel dos seus bonsai, na minha opinião a conicidade do tronco fica melhor comesta sugestão o que no futuro vai valorizar masi a sua planta, mas reconheço que se vc optar por trabalhar naquela primeira projeção não vaificar ruim, é apenas uma questão de gosto pessoal.
Um abraço e parabéns novamente pela planta.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
nickyfury04/06/2008 17:54
bonsai
Victor, a estruturação sugerida na primeira projeção é a ideal para sua planta. O corte radical no tronco, visando reduzir a altura da planta, no segundo projeto, poderia ocasionar a seca e o apodrecimento nessa seção, comprometendo toda a planta, então o melhor é descartar essa linha de trabalho. 😄
Minhas sugestões dadas para sua outra serissa, podem ser aproveitadas igualmente nessa: A formação de uma boa estrutura deverá ser quase toda realizada através de poda de manutenção e refinamento, sendo que apenas o corte mais radical na parte alta, visando a definição do ápice, é que será o trabalho mais forte. 😄
Sugiro, num primeiro momento, e tão logo chegue a primavera, reenvasar numa bacia maior, perfurada na lateral e no fundo, visando auxiliar a emissão de raízes capilares, que irão proporcionar uma massa verde mais densa, com a qual poderá remodelar seguindo o plano sugerido na primeira projeção. 😄
No caso de seguir essa linha, sugiro aumentar o comprimento dos galhos, principalmente os primeiros, visando criar uma estrutura mais proporcional e harmonica com o tronco. Busque, ainda, melhorar o nebari, que, conforme escrevi antes, não precisa ser radial, mas apenas o mais aparente possível. As raízes externas geralmente apresentam-se cheias de movimentos interessantes e sinuosos, o que agrega mais beleza estética ao trabalho final. 😄
Diêgo Vasconcelos08/02/2009 21:43
Atualizando
Ando um pouco sumido mas estou de volta com algumas fotos de como anda esta serissa.
Segue a foto depois de efetuado o corte principal sugerido na primeira projeção do Alexandre. Isto foi em agosto de 2008
Em setembro já plantada no vaso e com uma redução mais severa escolhendo alguns galhos.
Com a orientação do bonsaista Fernando Magalhães, decidi adotar a frente da ultima foto, fugindo um pouco do plano inicial. A planta tem um belo nebari nesta frente que ficou escondido por enquanto, mas no próximo transplante será mostrado.
Crescendo livremente
A última intervenção realizada neste mês de fevereiro, já aramando os galhos escolhidos.
Frente:

Atrás:
Por enquanto é isto.
Espero as críticas e sugestões para melhorar esta planta que está sendo um bom aprendizado para mim.
Abraço,
cesar_alr09/02/2009 00:29
Na minha opinião a melhor frente é a última foito ( trás)...
Thiago Giaconi09/02/2009 00:51
Olá Diego,
Realmente é belo exemplar, parabéns!!!!
Abraço
Thiago Giaconi
Alexandre S. Coelho09/02/2009 21:50
Grande Diêgo!
Que bom ver a evolução desta pequena árvore 😲 😲 😲 ❗
Bom também é saber que estás bem orientado pelo amigo Fernando... o nebari é uma das principais partes no bonsai e deve ser explorado na escolha da "frente"! Agora uma coisa é certa, Trabalho bem feito fica lindo de qualquer lado, não é mesmo ❗ ❓ 😂
Diêgo Vasconcelos09/02/2009 22:11
Obrigado pela opinião Cesar
Valeu Giaconi / Alexandre
Agradeço muito a todos vocês aqui do forum e ao Fernando.
Muito bom receber elogios de pessoas como vocês.
Afinal de contas sem a orientação e os palpites ela provavelmente não estaria nem perto disso hoje.
Mas sinto que ainda cometido muitos erros de principiante e ela ainda tem muito o que melhorar.
Estou com medo de um corte que fiz no primeiro galho. Foi um dos primeiros realizados e na época não preocupei em proteger pois na verdade nem sabia muito dos procedimentos mais adequados. Agora ele está aumentando cada vez mais a parte morta. Pode ser visto na última foto (meio cinza). O melhor é cortar tudo que está morto e passar pasta cicatrizante novamente ? Acredito que se esta for a única saída vou acabar perdendo este galho.
Abraço
Alexandre S. Coelho09/02/2009 22:36
Diêgo
Acho que não vai perder este galho não...
Você pode raspar a parte morta e colocar pasta cicatrizante. Se não fechar o corte, use calda sufocálcica, tratando como um shari (parte morta do tronco). Não pode este galho nos próximos trabalhos, assim se fortalecerá/cicatrizará melhor 😉
Diêgo Vasconcelos11/02/2009 21:47
Ok. Valeu pela dica Alexandre. Vou tentar desta forma, sem escavar muito para não perder o galho.
Abraço,