Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mais uma jabuticabeira...

edson060504/06/2008 00:25
Mais uma jabuticabeira...
Amigos,
aí está mais uma das minhas jabuticabeiras... Eu fui fazer uma visita ao viveiro só pra dar uma sapeada e acabei me interessando por mais essa jabu. Aqueles dois troncos que sobem vão dar trabalho para modelar mas o que me chamou a atenção foi o nebari, formado por 4 raízes; além do fato de já estar frutificando... Seguem as fotos...

Foto01

Foto02

Foto03

Foto04

Sugestões e críticas, como sempre são muito bem-vindas...
Um abraço.
Edson
nickyfury04/06/2008 14:45
bonsai
A variedade hibrida é sempre a melhor, vez que frutifica em tempo mais hábil que as outras variedades mais utilizadas em bonsai (paulista, sabará, olho de boi, etc), o que a torna muito atrativa a todos os que cultivam bonsai, iniciantes ou não. 😄

No caso da sua planta, seria interessante vc cortar um pouco a borda do vaso, deixando-a no mesmo nível do solo, e fotografar a planta a partir daí, de outros angulos e posições, para que pudessemos apreciar melhor e poder indicar com maior acuidade a projeção ideal para a condução de sua planta. 😄

Lembrando apenas que o melhor periodo para transplantar é durante a primavera, quando então poderia inclusive eliminar parte do torrão, descobrindo as raízes, de forma que, a partir delas, pudesse estabelecer inclusive qual a melhor frente. 😄

Observando as fotos postadas, a de numero tres indica que o melhor tronco a ser trabalhado, considerando a conicidade, seria o da esquerda. Isto posto, o caule do lado direito seria sumariamente cortado rente, ou, quando muito, mantido um leve toquinho, a guisa de um jin. 🙄
Então, aguardemos novas fotos como eu sugeri, para podermos opinar mais acertadamente. 😉
edson060505/06/2008 10:47
Beleza Nick,
vou providenciar outras fotos...
Até mais...
Edson.
edson060507/08/2008 02:43
Correção do Nebari
Amigos,
seria possível corrigir o nebari fazendo a mergulhia desta brotação? Os brotinhos emitiriam raízes no substrato?

Abraços.
Edson.
Isaias08/08/2008 10:11
edson ,que composição é essa do substrato que bela brotação ele proporcinou.

grato.
edson060508/08/2008 10:35
Isaías,
a composição que estou usando é mais ou menos a seguinte:

50% areia grossa (de construção)
30% cacos de tijolos triturados
20% matéria orgânica (esterco de cavalo)

Quando tirei da lata de 18 litros para passar para essa bacia, apenas diminuí a altura da raiz pivotante. Nessa primavera vou eliminar um pouco do torrão original (muito compacto)...
Abraço.
Edson.
edson060503/02/2009 09:52
Amigos,
depois de muito pensar resolvi podar os galhos mantendo um mais baixo. Esta é a situação atual; o que acharam?

Abraço.
Edson.
Daniel Camargos03/02/2009 10:34
Edson

Me desculpe o atrevimento, mas eu eliminaria um dos dois caules... mais precisamente o esquerdo...

Abraço

Daniel
edson060503/02/2009 12:14
Daniel,
não se preocupe, aqui todos podem opinar...
Essa opção de eliminar um dos galhos foi dada pelo Nickyfury, mas eu ainda reluto em cortá-lo porque uma vez cortado...
de qualquer modo, se for o caso, vou esperar mais um ano antes de eliminar.
Obrigado pela observação.
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho03/02/2009 12:36
Édson o estilo que você quer seguir é o Hokidashi????
edson060503/02/2009 16:22
Marcos,
esta é uma planta complicada. A minha intenção é algo parecido com essa projeção:

não necessariamente um HOKIDASHI por conta dos dois troncos que sobem...

Abraço.
Edson.
GustavoLP04/02/2009 00:19
Acho que ficaria interessante tentar algo parecido com estilo sokan! 🙄 Quem sabe dÊ para rachar um pouco esse tronco na bifurcação aredondada 🙄 😉

Desenho retirado do próprio site Atelier do Bonsai.
edson060510/02/2009 09:42
Bem amigos,
depois de muito analisar achei melhor podar logo aquele galho da esquerda. Aquela estrutura de forquilha muito arredondada é difícil de disfarçar e estava pesando negativamente na estética.

No futuro vou trabalhar melhor o local onde foi feita a poda. A minha dúvida é se continuo com o projeto de uma copa arredondada tipo HOKIDASHI (Vassoura), o que me parece mais fácil.
Uma outra saída seria tentar um MOYOGI (Ereto informal)...
O que os amigos acham?
Abraço.
Edson.
edson060531/05/2009 14:07
Mudança de planos
Olá amigos,
resolvi mudar o estilo. Segue uma atualização:

ATUALIZAÇÂO 31 MAIO 2009

Depois de tirada a foto, resolvi mudar um pouco o ápice para ficar mais parecido com este projeto:

Abraços.
Edson.
nickyfury31/05/2009 17:25
bonsai
Pronto!!! Nada como voce mesmo ter descoberto o melhor caminho para estruturar sua planta. 😄 Certamente, a linha escolhida por voce, bem como os cortes efetuados, foi a melhor decisão tomada, esteja certo disso. 😄

Agora, sugiro retirar esses arames, nutrir sua planta com adubação intensa, para favorecer, principalmente, o engrossamento desses galhos, que ao atingirem um volume maior, ficarão melhores para serem devidamente moldados via aramação. 😄

Além disso, sua planta irá precisar de mais galhos, se quiser que a estrutura projetada no desenho tenha respaldo na planta. 😄
LG13/06/2009 18:58
Edson

Fantástico. Achou uma otima saida, planta em forquilha é complicadissimo e voce conseguiu a melhor solução (concordando com o nick)

Abraços!
rudi_paulo16/06/2009 11:53
Olá Edson!

Gostaria de tirar uma dúvida com vc, pois pelo o que vi aqui pelo fórum vc tem várias Jabuticabas, e por coincidência eu tenho uma Jabuticabeira igual a essa sua antes de vc fazer as podas e estou na mesma dúvida que vc estava antes de podar um dos galhos, porém a forquilha da minha não é tão arredondada como era a sua e eu também gostei muito da sugestão do amigo GustavoLP de tentar seguir o estilo sokan, será que seria fácil seguir este estilo com uma jabuticabeira?

Inclusive estive aí em Umuarama neste último final de semana, mais precisamente na Serra dos Dourados que fica a 19 km aí de Umuarama, e rapaz como tem Jabuticabas aí nessa região, fiquei impressionado, cada árvore bonita, vc deve fazer a festa com elas aí né ... 😂

Um Abraço.
edson060516/06/2009 16:10
rudi,

esta minha Jabu não poderia ser modelada nesse estilo pois a forquilha (se houver) deve ser bem mais abaixo. Veja este texto no site do próprio Atelier e desenho do Marcelo Duprat:

No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes.
É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal, a mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan, etc.

Se for possível, o ideal é você postar algumas fotos para os amigos opinarem.

Aqui temos de fato muitas jabuticabeiras, tanto nos quintais como no campo. Temos até um bairro chamado Parque das Jabuticabeiras...

Abraço.
Edson.