Felipe França04/06/2008 13:56
desfolha total do ficus benjamina; pode?
Olá para todos!
Tenho um ficus,alguns dizem q ñ pode desfolhar-lo total mente pq pode matar a planta e outros dizem q pode.
Alguem poderia me esclarecer se pode ou ñ pode!
aguardo resposta.
abraço! 😄
Filipe Henrique04/06/2008 16:40
beijamina não pode.
retusa pode.
tem topicos mostrando alternativas q contornam o problema de desfolha.
da um preocurada...
vo procurar se eu achar 1º posto o link aqui.
abraços
FrK_leal04/06/2008 16:56
Uma boa dica, quando não se sabe se pode ou não, é fazer a desfolha cortando as folhas na metade ou menor...deixando ainda um pedaço da folha...quando surgirem as novas essa cortada seca e cai...é mais garantido..
nickyfury04/06/2008 18:04
bonsai
Qualquer ficus aceita bem uma desfolha, desde que seja necessária, e esteja a planta bem saudável. Fazer desfolha unicamente visando a redução do tamanho das folhas requer certos requisitos, tais como:
- desfolhar primeiro os galhos mais vigorosos, mantendo os mais fracos com as folhas.
- começar pelos primeiros galhos, mantendo o apice sem desfolhar (apice, no caso, não é só o galho que continua crescendo puxando a força da planta, mas toda a parte que o cerca)
- só desfolhar o ápice após iniciada a brotação dos demais galhos, anteriormente desfolhados.
- manter a planta em local sombreado, ou quando muito, que receba apenas incidencia e calor solar até as 10/11 horas da manhã.
- diminuir a rega, aumentando, gradativamente, o aporte de adubação, principalmente com maior incidencia de nitrogenio.
- cortar galhos e ramas desnecessárias à formação estrutural. retirar galhos secos, podar raizes que se cruzam.
O ficus benjamina, após desfolhado seguindo os procedimentos acima, não deverá ser aramado, antes que seja reiniciada brotação vigorosa. Após isso, retira-se o excesso de novos brotos, mantendo apenas os necessários à formação, aramando-se então. 😄
Diego Lima04/06/2008 19:21
Na revista eletrônica A ARTE BONSAI tem uma entrevista muito interessante “A Desfolha - Uma Entrevista com Carlos Tramujas” onde Carlos tramujas comenta que os fícus em geral suportam bem a desfolha....dependendo do estado da planta e do período do ano eles suportam ate a poda, o transplante e a aramação tudo ao mesmo tempo...acho legal vc dar uma lida nesta matéria...ele da um exemplo em um fícus benjamina como se deve desfolhar a planta....e fala em desfolha em geral...
segue o link abaixo:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm