Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tronco de Titânio!

Gabriel do Carmo Colombo06/06/2008 20:02
Tronco de Titânio!
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=23579.0

A seguir segue a tradução do tópico criado:

"Caros Amigos,
Eu gostaria de mostrar a minha Forsythia, a qual eu mantive por 22 anos. A madeira morta estava podre devido ao tempo. Meu amigo, Michael Tigges é um ferreiro. Ele forjou o tronco de titânio. Esse trabalho foi muito difícil e é um feito de mestre. Ele conseguiu a cor azul no metal usando um maçarico.
Espero que gostem, mesmo que tenha pouco a ver com a arte do bonsai tradicional.
Atenciosamente
Reiner"

Achei muito interessante esse trabalho e decidi compartilhar com os amigos aqui do fórum.
Realmente tem pouco a ver com a verdadeira arte do bonsai, mas com certeza foi uma atitude louvável para proteger uma planta tão "jovem", que foi resultado de 22 anos de trabalho duro...

enfim amigos....apreciem^^

abraços
fabianoscosta06/06/2008 20:46
Gabriel, obrigado pela simpatia de dividir isto conosco.

Na verdade, eu não acho que esteja tão a parte da arte, acho até que é uma técnica a mais, o material porém é novo, pois muito assim o fazem com madeira (tanuki), cimento, durepoxi ou algum outro material de preenchimento para tapar ou corrigir certas imperfeições, usualmente, mas como não é para aparecer, seus artistas o escondem... 😉 😕

Abração,
Fabiano.
edson060506/06/2008 21:22
Gabriel,
muito interessante o trabalho, sem falar que a planta, na minha modesta opinião é belíssima...
Um abraço.
Edson.
fabianoscosta06/06/2008 21:34
Realmente Edson, é lindíssima, e o conjunto interiro com planta de acento, e seus suportes, mostra a dedicação, capricho e carinho dele com a planta.

Abração,
Fabiano.
Ivanil Pimentel Vieira07/06/2008 20:20
Gabriel,

Muito lindo.

Obrigado por partilhar.

Ivanil
Lando09/06/2008 03:42
Linda espécie. Muito linda a espécie!
Muito legal o trabalho! Moderno, diferente, criativo e ousado - eu gostei muito, embora fuja completamente dos padrões...

Um "bonsai de aço" ou um "bonsai-cop", analogicamente à "robocop"... 😕
nickyfury09/06/2008 13:04
bonsai
É como foi dito, as vezes, para não perder todo um trabalho, principalmente quando se leva anos para conseguir algo que valha a pena termos, se lança mão de artificios os mais variados. 😲

Um numero antigo que tenho, da revista de bonsai americana BONSAI TODAY, há uma demonstração em que o cultivador elimina parte de uma azalea que estava morrendo, construindo com époxi, desde a raiz dela, uma pedra bem composta. O trabalho, com excelente resultado, culmina em que a pedra além de parecer ser bem natural, ainda guarda semelhança com o tipo de rocha vulcanica, encontrável no Japão. 😄

Recentemente meu amigo Lustosa, bonsaista de Brasilia, fez algo parecido, preenchendo um espaço com madeira morta em uma caliandra, usando pedra e argamassa. O resultado tb ficou ótimo, além de proteger a planta contra o ataque funesto da podridão. 😄

Creio que usar titanio seja algo tão bom quanto usar qualquer outro material, se com isso consegue-se salvar o bonsai. Creio que o melhor termo para isso, agora, seja "TITANUKI". 😄