Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Frio....o que fazer?

Evaldo Salustiano07/06/2008 03:19
Frio....o que fazer?
Estamos em época de frio por aqui na minha região, prestes a chegada do inverno.
Tenho muda e estaca de reseda, uns tres pés de pitangas em fase de crescimento, e algumas mudas de outras plantas, ja que por enquanto estou usando o metodo de geração de bonsais por semente.
Vejo que a orientação dos amigos mais entendidos é de nao fazer muita coisa nessa época do ano nas plantas.
Mas a minha vontade de por a mão na massa me faz perguntar o que posso fazer com elas.
Por exemplo, adubação. O que usar, como usar.
Aramação, se pode ser realizada.
Troca de terra, com ou nao retirada dos torrões.
Desde ja agradeço
hsp07/06/2008 19:35
Sou principiante tambem, mas vamos tentar adiantar alguma resposta, caso esteja errado me corrijam.
No inverno voce pode efetuar a desfolha e a aramacao/correcao/poda na maioria das especies.
No caso da adubacao se a planta esta estavel em termos de enraizamento e tamanho deve-se adubar uma vez por mes por precaucao e tomando cuidado na quantidade e tipo do adubo (liquido/solido e composicao).
Nao é uma epoca para transplante/estaquia/sementia. Caso venha a necessitar de um procedimento destes improvise uma estufa.
Se quiser meter a mao na massa e nao tiver material te aconselho a ir num horto/viveiro e comprar algum exemplar para ir treinando.
Espero nao ter sido muito generico. Boa sorte no seu entretenimento.
Gabriel do Carmo Colombo08/06/2008 14:43
bem,
evaldo, como o hsp disse, você pode até fazer uma desfolha e aramação...
mas eu tomaria mais cuidado no adubo, pois, uma vez que as árvores entram num estado dormente no inverno, não é aconselhável dar-lhes alimento em excesso...é como se você tivesse acabado de comer uma lasanha inteira e ainda quisessem te empurrar um quilo de macarronada.

brincadeiras a parte, gostaria que fizesse um post de fotos com suas plantas. como são provenientes de sementia, demoram muito mais tempo para estarem prontas para o "abate"...hehe

uma espécie boa para trabalhar no inverno seria o pingo-de-ouro, mas sem podas muito severas, apenas algumas estruturais e aramação primária...

é isso cara, eu tbm estou MALUCO pra meter a mão numa caliandra que eu tenho, mas vou aguentar até a primavera...

aguenta aí... abraço 😉
Rodrigo-RS15/06/2008 12:25
Re: Frio....o que fazer?
olá Evaldo

a manutenção do bonsai é flexivel, em muitos aspectos, quanto a adubação de inverno creio que não deva ser adubado, exceto as coniferas que mesmo no friu continuam com um certo metabolismo
Evaldo Salustiano15/06/2008 23:47
Aos amigos que me respodeu, muito obrigado.
Mas vou "abusar" mais um pouquinho.
Como disse anteriormente, tenho algumas plantas em formação ainda, dentre elas tenho 2 pés de pitanga e um ligustrum (ligustre, acho que é esse o nome 🙁 ). Percebi que por esses dias surgiram novos brotos neles.
Mesmo assim devo fazer a desfolha?
Em quais situacoes devo fazer a desfolha?
Quais os procedimentos corretos para fazer a desfolha?
Desde ja agradeço a atenção.
Rodrigo-RS16/06/2008 17:57
ola Evaldo Salustiano

Mesmo assim devo fazer a desfolha?
nossa região e muito fria, espere o inverno iniciar pela metade do inverno podera fazer a defolha, se fizer agora corre o risco de uma brotação fora de epoca, deixe a planta repousar,

Em quais situacoes devo fazer a desfolha?
depende do estado de saude da planta , se apresentar pleno vigor pode efetuar uma desfolha no final do inverno, proximo da brotação de primavera, outra no meio do verão, a saude da planta determinara se sim ou se não

Quais os procedimentos corretos para fazer a desfolha?
analise sua intenção, se for fortalecer uma area da planta, desfolhe toda a outra area, mantendo a area pretendida intacta que ganharã mais força, procure podar as folhas no meio do (peciolo) nas plantas que possuem esse prolongamento.

Desde ja agradeço a atenção.
Evaldo Salustiano16/06/2008 18:34
Rodrigo, muito obrigado pela dica.
Mas desculpe a minha ignorancia, mas pode me dizer o que é o peciolo, ou exemplificar por desenho ou foto onde cortar a folha?

Obrigado
Rodrigo-RS17/06/2008 13:15
Evaldo Salustiano

Peciolo é o prolongamento do galho ate a folha... um cabinho do galho ate a folha.. nos aceres estão presente
nickyfury17/06/2008 14:10
bonsai
Evaldo, antes que vc ponha mãos à desfolha, dê uma conferida no excelente artigo do bonsaista Carlos Tramujas, publicada no site da revista eletronica de bonsai:

http://www.artebonsai.com.br/art.htm

Quanto à época atual, é propicia para trabalhos em coniferas, como pinheiros e juniperos. Nessa época de frio, podemos aramar, pinçar, fazer madeira morta (shari e jin), sem que isso comprometa a planta, ok? 😄

Algumas outras espécies aceitam bem a poda de galhos e desfolha, como a pitangueira e a jabuticabeira. Ressalto que vc deve evitar transplante, reenvase, poda de raízes, a não ser que seja inevitável fazê-lo. 😲

Tanto as coniferas quanto essas espécies, nessa época, aceitam bem a aramação, mas sem forçar em demasia. O nome correto do LIGUSTRO, é esse mesmo. O nome em latim é LIGUSTRUM LUCIDUM. Dentre as variedades temos o L. japonico, o L. sinensis, o L. variegada, etc. O outro nome pelo qual é tb conhecido é ALFENEIRO. 😄