Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Hibisco

Franciane09/06/2008 14:39
Hibisco
Oi pessoal, será que tem futuro esta muda de hibisco ??
Arriscaria um moyogi ??🙄

Marcos Castilho10/06/2008 13:15
Dá para arriscar um Moyogi e deixe ela crescer mais.
Franz Lopes14/06/2008 11:50
Como Vai France?

Fiz uma projeção (bem tosca! Rsrsrs) do que eu faria com a sua muda...

Ela ainda tem muito tempo de desenvolvimento, mas tem futuro.

Eu aproveitaria para trabalhar os galhos, já que ainda estão com espessura fina, o que facilita bastante.

Mas vamos lá:

Tomando a segunda foto como base e frente da planta, eu sugiro realmente um Moyogi.

Cortaria nas secções em vermelho; deixaria o galinho com a seta amarela se desenvolver (mantendu-o rebaixado) e reclinaria para esquerda o galho principal apontado pela seta azul. O que está à direita deste, eu manteria...

Vejo também, uma segunda opção, mantendo os cortes, reclinaria toda a planta para a direita, cortaria o galho da seta azul. Este procedimento realçaria as curvas do tronco...

Espero ter ajudado...

Abraços

Franz Lopes

Franciane14/06/2008 12:28
Olá Franz, será que eu entendi direito, é assim mesmo?? 😄

Franz Lopes15/06/2008 10:19
Exatamente France,

Só que você reclinou ainda mais para esquerda. Recline para a direita de forma que o ápice fique alinhado com a base do tronco...

Vamos ver o resultado. 😉

Abraços.

Franz Lopes
Franciane15/06/2008 13:52
Ahh, agora eu entendi.
Pensei que estava sugerindo o galho da direita como ápice.
Vou inclinar e mostro depois!!
Franz Lopes15/06/2008 17:05
Observando melhor sua projeção France, antes não tinha observado a posição do vaso. 😂
Ou seja, é mais ou menos isso mesmo. Sua projeção está correta, corresponde a uma as alternativas que propus.

Somente sendo necessário ampliar a sinuosidade.

Boa sorte.

Franz Lopes
Franciane15/06/2008 19:13
Assim esta melhor ??
Será que posso aramar inclinando os galhos da esquerda e da direita para baixo??

Visando uma conicidade futura mais aparente , será que o hibisco aceita Kengay ?? Ou exagerei e viajei na maionese ?? 😮ops:

Franz Lopes15/06/2008 22:28
France,

Acho que todas as alternativas são viáveis...

Algumas com resultados mais rápidos outras não... Para nós principiantes, exemplares como este serve de grande aprendizado...

A primeira proposta como moyogi acredito ser mais viável até para futuras reestilizações, se desejares... Algo mais difícil em um Kengay, eu creio. 😕

Mas, aproveite bem e manda ver. 😉

Abraços e boa sorte.

Franz Lopes
Franciane16/06/2008 10:35
Obrigada pela opinão!!
Vou começar com o moyogi!!
E quem sabe daqui uns anos penso no Kengay!!
Filipe Henrique16/06/2008 15:47
FRAN,
se não se importa q te chame assim..
eu tenho um desses e é fantatisca a brotaçõa em toda a planta.
aconselho q espere uma brotação pra escolher o estillo com mais opções ...
abraços
Franciane16/06/2008 17:50
Oi Filipe, pode chamar sim, é o meu apelido mesmo.
Eu vou aguardar novas brotações, pois bonsai é paciência né!! 😄
Até por que tenho que mudar o substrato, ele esta muito compacto.
Vou pesquisar o tipo de substrato adequado pra ela.
Se souber qual ??
nickyfury17/06/2008 13:40
bonsai
O hibisco é uma florifera. Logo, utilize um substrato drenante, mas ao mesmo tempo mais rico em material orgânico. Uma dica: caco de telha, casca de pinus, carvão vegetal, terra tipo plantax ou bioplant (usada por horticultores para a produção de hortaliças via semeadura). O substrato deverá ficar bem leve, de maneira que o ideal é usar 25% de cada componente. 😄

A rega diária deve ser apenas uma, então prefira a da tarde. A adubação ideal é a orgânica, mas seja prudente: devido ao excesso de rega e de adubo essa planta costuma emitir brotação em todo o caule, dificultando seu cultivo e condução. Aceita bem aramação, mas fique atento à marcação, retirando o arame tão logo perceba que começa a penetrar a casca. 😄

O estilo kengai não é muito interessante nessa planta, vez que costuma "secar" o galho que desce, culminando que a distribuição de seiva prefira seguir o curso "normal", ao invés do pretendido pelo cultivador. Uma boa variedade é a de folhas verdes. Fuja das variegadas, pois atraem mais insetos e fungos. 😄

Veja fotos e a ficha dessa espécie no link abaixo:

http://fichas.infojardin.com/bonsai/hibiscus-rosa-sinensis-hibisco-rosa-china-chino-bonsai.htm
Franciane28/06/2008 19:27
Olá Nicky, muito grata pelas dicas. 😄
Fiz uma poda, espero estar seguindo o caminho certo!
Vejam as fotos!!