Resedá
Franciane09/06/2008 14:53
Resedá
Aqui um resedá que achei numa floricultura, esquecido la no cantinho...
Estava um pouco maltratado, tinha vários galhos compridos e secos.
Recebi uma projeção do Valdir Hobus, mas não sei se vou podar tanto assim.
O que acham ?? 🙄

Alcides Junior10/06/2008 09:11
Fran, a terceira foto me sugere um moyogi....
Franciane10/06/2008 09:44
Aqui esta a projeção do Valdir:

Marcos Castilho10/06/2008 12:50
Essa terceira e última foto ficou melhor.
Edmilson10/06/2008 20:01
Suspeito
Franciane, sou completamente suspeito para opinar, pois os bonsais pequenos são meus preferidos, por este motivo na minha opinião a projeção do Valdir ficou excelente.
Abraço fraterno
Marcos Paulo Duarte10/06/2008 23:13
boa essa resedá, Franciane
também concordo com a idéia de uma planta menor, como a projeção do Valdir
abação
Alexandre S. Coelho11/06/2008 19:41
Oi Franciane
Pois é... pequena como no projeto do amigo Valdir, ou maior, você vai realmente ter que podar mais baixo para poder incentivar novos brotos que formariam os galhos 😉
nickyfury12/06/2008 16:58
BONSAI
Franciane, nos livros do Jonh Naka vc certamente irá encontrar respostas bem nitidas e interessantes sobre qual a melhor forma de conduzir essa planta, visando formar a estrutura indicada pelo Valdir, ou outra que julgar mais adequada. 😄
Essa espécie responde bem, emitindo forte brotação, permitindo que vc escolha então os galhos mais necessários à construção de seu bonsai. Uma boa forma de apressar isso é através de um aporte constante de adubação (a cada 15 dias, se liquido, a cada 35 se organico), além de manter uma rega equilibrada, vez que ela não suporta solo muito encharcado. 😄
Os galhos são meio sensiveis à aramação, devendo-se tomar um certo cuidado ao modelar. Aconselho ir devagar até um determinado ponto, anterior ao pretendido, fazendo a condução em etapas, ao invés de tentar colocar o galho/rama na posição definitiva logo na primeira vez. 😲
Não arame galhos e ramas verdes. Espere ela adquirir uma tonalidade levemente marrom, ou então quando perceber que a casca fina dos galhos descama. Atenha-se ao fato de que o galho costuma secar, então é aconselhável que, durante a formação, mantenha mais de um, para substituir, se isso ocorrer. 😲
Brotações ao longo do caule principal e nas raízes é muito comum, e devem ser retiradas tão logo surjam, a não ser que vc as queira para o estilo pretendido. 😄
Franciane12/06/2008 19:24
Amigos, obrigada pelas dicas!!
Nick, pode deixar que vou ler o livro e estudar o estilo, obrigada!!
Franciane28/06/2008 19:49
Amigos fiz uma pequena poda de galhos e folhas.
Ela sofreu com um ataque de pulgões, mas agora já esta melhor.
Esta foi uma primeira poda, futuramente pretendo podar como sugeriu o Valdir.

Franciane12/07/2008 15:42
Oi pessoal, tenho novidades, vejam!!

fabianoscosta12/07/2008 15:50
Oi Fran, vc a zerou? Qual o projeto q vc tem para ela?
Abração,
Fabiano.
Franciane12/07/2008 17:39
Projeto sugerido pelo Valdir Hobus! 😄

Marcos Castilho12/07/2008 20:48
Há muito tempo estou atrás de um Resedá. Não achei ainda mais vou por enguanto apreciar o seu. Bela projeção do Valdir. Tem muito potencial. Ótimo tronco. Novas brotações e aramagem para seguir o estilo.
Franciane19/08/2008 17:31
Amigos quero mostrar pra vocês como esta o meu resedá.
Espero que gostem !! 😄

Marcos Castilho19/08/2008 19:15
Dá para começar a seguir o estilo do Valdir agora né amiga. Na primavera já dá para aramar.
Franciane21/08/2008 18:17
Gostaria de uma ajuda na definição das ramas: 1ª rama, rama posterior, 2ª rama, rama anterior e 3ª rama ...
Qual foto fica mehor como frente?
Fiz a desfolha para facilitar e pra ver se acabo com uns pulgões, hehehehe.
Na minha opinião esta primeira foto ficaria como fundo.
Como frente ficaria a segunda foto abaixo, só que girando-a um pouquinho mais para a esquerda no sentido horário.
Vou tentar tirar outra foto girando-a para mostrar a frente melhor.
Quanto a escolha dos ramos, eu imaginei o seguinte: na primeira foto, o galho mais baixo à direita seria o primeiro; o último galho à esquerda seria o ápice, agora quanto ao segundo, o posterior e anterior fiquei sem saber. Acho melhor aguardar novas brotações, não é !!
Vou tentar aramar esta semana!!
Alguma sugestão ?? 😄

Marcos Castilho21/08/2008 19:38
A primeira foto como frente. Tem pasta selante na primeira foto??? Ou é impressão???
Franciane23/08/2008 17:24
Marcos, tem pasta sim, mas é de dente.
Fui informada pelo Arno que ela não é boa.
Vou testar a pasta que ele fez da próxima.
Será que o estilo Shakam daria certo ?? 🙄

Marcos Castilho24/08/2008 08:12
Fran o que vai ser difícil é dar continuidade a tronco. Pois dificilmente ele continuará a crescer. Terá que aproveitar uma das ramas como ápice. O que não convém. Uma idéia 😂 😂 😂 é tentar um Hokidashi. Deixar a copa formar mais e tentar.
Franciane24/08/2008 10:44
Oi Marcos, realmente eu até fiquei meio na dúvida quanto ao ápice.
Obrigada!!
Felipe Frango Zappala24/08/2008 17:44
Franciane, não adianta apenas fazer desfolha para acabar com os pulgões. Precisa de mais sol e água na medida certa. Observe aonde a planta tem ficado, se não está com o substrato muito encharcado e se tem bastante sol.
Franciane24/08/2008 21:07
Oi Felipe, sabe que acabou.
Eu mudei o substrato por que suspeitava que o foco estava nele desde que chegou.
Ela pega bastante sol e rego com frequencia.
Nunca fica encharcada. Água na medida certa.
Até agora não vi mais nenhum. 😉
Felipe Frango Zappala29/08/2008 17:58
Ótimo então... agora é deixar desenvolver um pouco...
Franciane02/09/2008 07:25
Olhem como ele ficou!!
Gostaria de receber sugestões e críticas !!! 😄