Iniciar esta arte
Nuvem_Branca20/06/2005 09:32
Iniciar esta arte
Olá,
Sou completamente inexperiente na arte dos bonsai. Gostaria de saber quais as espécies mais resistentes e se é complicado para uma 100% amadora aventurar-se nesta área...
Bjs 😄
Fábio20/06/2005 10:18
Nuvem
Oi Nuvem,
Sei que o ficus é uma planta muito resistente, que tal começar por ela?
Se é difícil para uma pessoa 100% amadora aventureira iniciar nessa área? Não é não, basta tomar cuidados com a rega, exposição da planta ao sol, adubação e outras coisas que você logo logo vai aprender.
Sugiro que vá olhando os tópicos anteriores para ir aprendendo. Se tiver qualquer dúvida fique à vontade para perguntar. Afinal, aqui é um ótimo lugar para se aprender.
Boa sorte!!
Fábio
PS: Não se esqueça de postar as fotos da sua planta pra gente, ok?
Nuvem_Branca20/06/2005 11:08
O meu primeiro Bonsai!!!
Comprei hoje o meu primeiro Bonsai, a escolha não era muita, só existiam 2 especies diferentes. Espero que a que escolhi como "cobaia" aguente a minha inexperiencia!!! 😄
Estretanto se alguém reconhecer esta especie agradeço que me diga qual é, assim como a melhor forma de a cuidar, que deve variar de especie para especie!!
A terra vinha bastante humida e o vaso parece-me proprio para esta mini árvore, notei que as folhas é que parecem estar a cair um pouco. Será que se eu a podar ela fixa mais as folhas?!?!? Aqui em portugal estamos no inicio do verão... será boa altura para a poda???
Apresento-vos então o meu Bonsai:
Charles20/06/2005 11:40
Re: O meu primeiro Bonsai!!!
Oi Nuvem... tudo bem?
Seja muito bem vinda a este forum!!! 😄 😄
O bonsai que voce comprou é um Ulmus Parvifolia (traduzindo, seria algo como Olmo de folhas pequenas).
É uma planta bastante resistente e adequada para iniciantes.
Como regra geral, procure dar a ele alguns cuidados como:
1- local bem ensolarado,
2- manter o solo (substrato) sempre úmido, porém não encharcado,
3- adubar a cada 30 ou 45 dias. Recomendo usar adubo orgânico sólido próprio para bonsai (como o BioGold). Se usar adubo químico, eu prefiro os líquidos, com N-P-K nunca superior a 10-10-10, diluindo no dobro de água recomendado pelo fabricante,
O inicio do verão é uma boa época para desfolhar totalmente a planta. Isto vai estimular novas brotações, tanto de folhas como de galhos, permitindo compactar a massa verde do bonsai.
Caso voce se decida por desfolhá-la, seria um excelente momento para praticar a técnica da aramação, após a desfolha. Pelo formato do tronco e da copa, o estilo hokidachi (vassoura) me parece o mais adequado para ele agora.
Procure nos foruns e sites de bonsai orientações sobre como fazer aramação. Como os galhos do Ulmus são bem flexíveis, e usa-se arames de aluminio, com certeza vai ser um trabalho agradável para voce!
Acho que voce poderia "abrir" um pouco mais a copa, deixando os galhos mais baixos em posição horizontal e, nos mais acima, ir levantando gradativamente, como a forma de um leque.
Acho que voce está com uma planta que vai te trazer muitas alegrias !!! 😄
Abraço,
Charles
Nuvem_Branca20/06/2005 11:46
Quando se diz: "desfolhar totalmente a planta"
É cortar mesmo todas as folhas que ela tem??? e também alguns ramos?? certo?
Também gostaria de saber se a posso colocar sobre sol directo ou se há algum problema para ela?
Bigada... o meu bonsai agradece todos os vossos conselhos e sugestões!!
Mário A G Leal20/06/2005 13:15
Sonia, veja alguns detalhes de como modelar com arame neste link da minha home page:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Procure a janela: "MODELANDO - Usando o arame para dar forma"
Poderá ajudá-la em algumas situações.
Seja bem vinda.
Charles20/06/2005 13:17
Oi Sónia....
Sim... é eliminar todas as folhas. Use um tesoura bem afiada e corte rente a folha. Se quiser, pode desfolhar apenas usando os dedos, da seguinte forma:
- com os dedos de uma mão, segure o galho bem próximo a folha e, com os dedos da outra mão, puxe a folha com cuidado, sempre no sentido em que nascem. Se puxar no sentido contrário, poderá prejudicar as "gemas" responsáveis pelas novas brotações.
Os ramos mais finos também podem ser cortados, mas apenas reduzindo o tamanho daqueles mais fininhos. Deixe 1 ou 2 nós junto aos galhos. Pelas fotos, não acho que os galhos devam ser podados.
Os Ulmus gostam de sol direto e não vejo problema em deixá-lo exposto. Voce não poderá fazer isso apenas nas primeiras 3 semanas após o replantio, quando as raízes também são podadas. Como voce não vai fazer isto agora, pode ficar ao sol direto, apenas cuidando para que o solo esteja umido.
Abraço,
Charles
Nuvem_Branca20/06/2005 13:25
Obrigada pelas dicas pessoal ... e pela paciencia que estão a ter com esta inexperiente!!!!!!!
O problema das folhas estarem a cair com muita facilidade (com um pequeno abanão ou toque), desaparece quando eu fizer a desfolhagem, ou pode ser um outro problema?!?!?! É que sendo agora o inicio do verão não me parece muito lógico a queda das folhas.
Charles20/06/2005 14:02
Oi Sonia...
Seu bonsai foi bastante movimentado nos ultimos dias!
Não sei em que condições ele estava na loja em que voce o comprou... não sei se recebia sol suficiente, como era a rega...
Agora ele sofreu nova mudança, indo para sua casa!
Apenas esta movimentação e mudança das condições de sol, rega, vento, etc...etc... podem ser suficientes para que algumas folhas caiam.
As folhas podem cair por ainda alguns dias, mas não vejo que isto represente um problema. Acredito que seja apenas decorrente da sua adaptação ao novo local.
Escolha agora um local onde ele seja mantido por um período mais longo, para facilitar sua adaptação.
Cuidado também com as regas... não deixe o solo secar secar totalmente, mas não o deixe encharcado. Para isto não há uma regra exata, mas voce terá que ir sentindo aos poucos como deve ser feita a rega correta.
Abraço,
Charles
Lando20/06/2005 14:20
Oi, Sonia. Tudo bem?
O fórum está de portas abertas para ti!
Seja bem vinda.
Bom, antes de mais nada você já foi recebida por pessoas por demais experientes no assunto. Todos te deram excelentes dicas.
Eu acrescentaria uma dica que acho de fundamental importância, e que inclusive o amigo Charles já ressaltou: Não deixar o substrato encharcado... Pela foto que você mostrou está dando para notar que você andou regando demais esse bonsai, não? Rsss!
Substrato encharcado traz uma série prejuízos: fungos, podridão no tecido da planta, apodrecimento das raízes, etc.
Atente para as regas ponderadas!
Até mais,
Nuvem_Branca20/06/2005 14:50
Oi Lando,
Na loja ele pareceu-me um pouco encharcado... mas como era o mais bonitinho... e trouxe-o! Não sei se teria sido dia de rega na loja ou se quem o regou achou que ele era uma planta aquatica 😄
Enfim... prometo ter cuidado com as regas!!!
Angela Fernandes20/06/2005 20:31
Olá Sônia !!!!! 😂 😂 😂
Muito prazer !!!! 😄 😄 😄
O Charles já lhe deu uma boa aula !!!! Aqui tem cada MESTRE fantástico e amigo !!! O Charles é um deles, mais o Mário e tantos outros !!!! Não vou enumerá-los porque esqueceria de algum.
O Ulmus é uma planta belíssima !!!! 😄 😄 😄 Possuo uma planta deste tipo, no começo do mês, alguém daqui de casa quase deixou o vaso cair, e nem me disse, um belo dia, ao regá-lo, ví que suas folhas estavam da cor marron e muito estranho. Desfolhei ele todo, troquei de vaso e no último final de semana ele "começou a dar o ar da graça", começou a brotar todo. Esta planta é bastante resistente, mas água demais ele não gosta.
Qual a altura desta sua planta ? É mamê ???
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuvem_Branca21/06/2005 04:46
Oi Angela,
Agradeço desde já o teu comentário e possiveis futuras dicas 😂
Este Ulmus com vaso incluido tem cerca de 20 cm.
No verão costumas regar o teu todos os dias?? Falam tanto dos cuidados com a rega que tenho receio de afoga-lo ou de transforma-lo em cacto!!! 😂
Fábio21/06/2005 05:16
Rega
A rega é muito importante, mas é uma tarefa simples.
No verão eu costumo regar duas vezes ao dia, uma de manhã cedo e outra antes de escurecer.
No inverno dia sim dia não.
O importante é não deixar o solo totalmente seco, nem encharcado. Uma dica que sempre é dada é colocar o dedo no substrato e sentir se já secou, se sim devemos regar, se não é melhor esperar.
Viu como é fácil? 😉
Até mais!
Fábio
Nuvem_Branca21/06/2005 12:07
Oi pessoal,
li num site a seguinte frase:
"... vitaminas não lhe dou para não o viciar, leva de vez em quando umas bolinhas de adubo orgãnico..."
A minha questão é se o bonsai fica viciado com vitaminas, e sendo a resposta afirmativa, como se manisfesta a falta das vitaminas caso se interrompa durante um grande periodo ..... ?????
Charles21/06/2005 15:12
Oi Sonia...
Não te aconselho esperar os sintomas da planta na falta de vitaminas...
Adubar a cada 30 ou 45 dias (exceto no inverno), de forma moderada, resolve a questão!
O bonsai não vicia em vitaminas... ele absorve o que necessita e descarta o excesso. Atenção porém, aos adubos químicos!... o excesso pode matar!
Assim, ou use os adubos orgânicos sólidos, ou se usar os químicos, seja muito moderada e use, no máximo, a metade da dosagem recomendada pelo fabricante.
Abraço,
Charles
Nuvem_Branca21/06/2005 16:13
Eu sou mesmo muito chata... hehe... cá vão mais três duvidas:
- Posso adubar sem por vitaminas, que estou a dar à planta o que ela precisa, certo?
- Os adubos organicos solidos, são por exemplo: estrume de vaca??
- Posso borrifar as folhas de meu "Ulmus Shohin"? Isto é indicado para esta arvore? Quantas vezes por dia?
Antonio Castro21/06/2005 19:09
Olá Sónia ( Nuvem Branca )
Citação:
"Posso adubar sem por vitaminas, que estou a dar à planta o que ela precisa, certo?"
Vou indicar de acordo com o que utilizo, e depois pode ser cruzado com informação de amis companheiros, NÃO É UMA REGRA, OK.
Vitaminas Tipo "Vitabonsai" ou "VigoBonsai", informa no rotulo, que deve ser dado 1 vez por semana, mas pode ser aplicado uma vez de 15 em 15 dias, e mesmo durante o periodo do inverno, embora ai mais espaçadamente.
Estas podem ser dadas em semanas alterantivas aos adubos, que devem ser administrados conforme já refeiu o "Charles", por cá como são de Força reduzida ( NPK ), costumamos dar uma vez por mês.
De preferência orgânico Sólido "Biogold", por ser de liberação lenta e não corre assim risco de queimar as raizes.
Pode ser alternado com Orgânico Liquido "EnergyBonsai" ou "NutriBonsai", mas com muito cuidado em reduzir as doses, este como é liquido vai dar alimento de forma quase imediata, mas tem o problema de ser descartado com as regas.
Convem não esqueçer de comprar Micro-nutrientes, existem em saquetas prateadas da Compo e vêm-se á venda no Hiper Continente etc.
Deve comprar tambem suplemento de "Ferro" que é vendido sobre a forma de Quelatos.
Todos estes produtos, tal como os de fitossanidade devem ser sempre aplicados depois de o bonsai estar saciado de água para não lhe ocorrer nenhum acidente.
Existem mais marcas para "Bonsai" e um extenso leque para arvores comuns com valores de NPK mais elevados e de origem quimica....aqui muita precaução, para já não lhe aconselho.
Quando estiver mais á vontade então pode utilizar sem problemas de maior.
Citação:
"Os adubos organicos solidos, são por exemplo: estrume de vaca??"
É um adubo orgânico...é utilizado na agricultura depois de devidamente curtido e pode ser aplicado em conjunto com outros produtos, porque não 🙂
Não se sabe é exactamente a força ( NPK) que terá, por cá não conheço ninguem que o utilize em Bonsai.
Citação:
"Posso borrifar as folhas de meu "Ulmus Shohin"? Isto é indicado para esta arvore? Quantas vezes por dia?"
Eu por vezes faço-o, principalmento nos Aceres, muito embora me tenham ensinado, para o evitar.
Isso sim cria habituação, mas eles agradecem bastante, pelo menos a maioria, caso o faça deve fazer sempre nas ultimas horas do dia.
Tambem regava as folhas do meu "Ulmus", digo regava porque acabei hoje de o defoliar completamente, mas fiz para testar as suas capacidades e aprender algo mais acerca da espécie.
Se quiser pode fazê-lo nos dias de maior calor, mas convem não abusar...porque pode acontecer haver alguma altura que não tenha tempo para esse ritual, mais vale regar abundantemente até a água sair pelo buraco de drenagem, esperar algum tempinho e voltar a regar novamente.
Experimente sentir o peso dele quando estiver seco e depois compara quando devidamente hidratado, com o tempo vai dar pela diferença.
O "Shohin" é o nome que se dá a todos os Bonsai até determinadas dimensões.
Boa sorte
Cptos.
Castro
Fábio21/06/2005 21:12
Nuvem
Nuvem,
Ao meu ver, se você já está colocando o adubo não é necessário colocar vitaminas.
Borrifar as folhas? Eu faço isso todo dia, só quando estou embarcado que não o faço. Porém, minha carmona e meu asplênio estão com fungo e já não sei se é por causa disso.
Talvez seja necessário borrifá-las apenas no verão.
Abraços!
Fábio
Nuvem_Branca22/06/2005 04:58
Obrigada pelas dicas...
Castro... com um texto desses fiquei mais que esclarecida!!
Tou a pensar abrir um pouco a copa do "Ulmus Shohin" mas penso que não me vou ajeitar muito bem com os arames uma vez que ele é pequeno e tem os ramos curtos, tou a pensar usar umas linhas de costura que amarraria ao vaso... o que acham? Será que machuca a árvore? Usar isto será delirio de iniciante?
Fábio22/06/2005 05:01
Vitamina
Nuvem,
Não sei responder a sua pergunta... 😕
Mas não acredito que valha a pena administrar vitaminas às plantas porque elas podem produzir as que precisam.
Abraço!
Fábio
Willian26/06/2005 00:50
Sônia tudo bem? Olha eu não aconselho utilizar linha de costura (com a tração a linha entraria na madeira e deixaria marcas feias), mas recomendo barbante ou uma trança com tres barbantes ou ainda algo mais grosso um pouco... Acho que assim não machucaria a sua planta...Como minha mãe é costureira eu utilizo uma traça feita com um material que se encontra dentro das colarinhos e punhos de camisas sociais 😄 Vivendo e aprendendo né pessoal... assim pelo menos não machuca a planta. Um abraço a todos.
Nuvem_Branca27/06/2005 12:20
Oi Willian,
Obrigada por avisares... já estava pronta para avançar com a linha de costura. Vou procurar um fio mais grosso. 😄
Nuvem_Branca28/06/2005 04:15
Oi pessoal,
O meu bonsai está com novos rebentos por todo o lado. Só estou achando estranho as novas folhas estarem a nascer um pouco amareladas, principalmente no centro da folha...
É normal? 🙄
Nuvem_Branca28/06/2005 08:34