Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cuidados pos-transplante de Pithecellobium

Luca11/06/2008 20:58
Cuidados pos-transplante de Pithecellobium
Comprei uma muda de piteco no evento do jardim botânico.O envasei usando substrato pronto da bonsai mizuno. 😛 O que devo fazer para manter ele saudável até a fixação no solo ? Por quanto tempo isso deve ser feito? 🙄

Não quero perder de jeito nenhum meu piteco,adorei sua forma,vou postar a foto dele logo que tirá-la. 😄

OBS:é o primeiro bonsai da minha coleção envasado,podado e estilizado totalmente por mim. 😄
Almir Apude11/06/2008 21:35
Cuidados com o Piteco
Olá Amigo Luca !!!!

Bom não deu muito certo a nossa reunião lá no jardim botânico, não é mesmo??? Não tem problema não, logo logo, vou marcar um sabadão prá gente se reunir aqui em casa, para colocarmos a mão na massa ok..
Vamos fazer um encontro de novatos e apaixonados pela arte do cultivo do Bonsai, posso contar com a sua presença????

É eu tb comprei um pré-bonsai de Piteco, lá na exposição, mas ainda não mexi nele, pretendo fazer isso em breve.

Olha, as minhas dicas, sobre os cuidados com o seu piteco, pós transplante, eu faria o seguinte:
1. Mantê-lo em local sombreado, (sol direto não), durante um período de 30 dias.
Como já estamos muito próximos do inverno, acho melhor procurar um local onde a sua plantinha, não fique no frio e tb não pegue vento forte.
2. Não fertilizar neste período de recuperação.
3. Durante este período, fazer a aplicação de enraizante Bio-fert, uma vez por semana.
4. Regas diárias, nunca deixando o substrato secar por completo.
5. Pulverizar as folhas com água limpa, de vez em quando.
6. Após os 30 dias de recuperação, colocá-lo em local onde pegue sol pelo menos 06 horas por dia.
7. Fertilização com adubo químico, sendo que meia dosagem.

Acredito que se fizer desta forma, terá uma planta saudável, e com um desenvolvimento muito bonito.

Espero ter ajudado, e se por ventura disse algo de errado, peço aos amigos foristas que me corrijam
Marcos Paulo Duarte11/06/2008 22:03
Oi Luca

pois é, também comprei um pitheco por la, e assim como o amigo Almir eu não mexi

as recomendações do Almir, acredito estar certas, talvez a planta possa voltar ao sol em menos de 30 dias, o que eu faço normalmente é recolocar ao sol assim que a planta brotar, mostrando recuperação

ps: esse encontro na casa do Almir é uma ótima idéia 😄
Luca13/06/2008 13:35
E comum ele perder algumas folhas após o transplante ?
Ricardo RFA13/06/2008 19:03
Fala pessoal!

Bom, ja que todos compraram né, eu tb comprei um Phiteco lá!

Como queria conhecer o trabalho do Eduardo Mizuno, deixei para ele estilizar.... ficou legal!

Ele tirou toda terra das raizes, mesmo agora em julho, segundo ele nao tem problema 🙄

Estou na mesma situação do Luca, perdendo algumas folhas... e pelo que sinto, vai perder todas.....

Estou mandendo na sombra, regando todo dia..... vamos esperar 30 dias.

Estou curioso p/ ver a reação dessa planta. SE ela sobreviver e voltar a brotar, realmente significa que no nosso clima de SP (capital), podemos trabalhar no outono o transplante e aramação dessa espécie nativa.

Até mais!

Abraços

Ricardo
Edmilson13/06/2008 22:58
Pelo jeito a exposição foi um sucesso
Parabens a todos pela aquisição, o piteco é uma planta fantástica.

Acho que podem ficar despreocupados, como ja disse o amigo acima, o piteco é uma nativa, isto por si só ja ajuda imensamente. Quando ao fato de estarem caindo as folhas, é natural, pois é a form da arvore economizar energia enquanto suas raízes não estam totalmente recuperadas.

Poste fotos pessoal

Abraço a todos
Alexandre Mattoso14/06/2008 00:26
Piteco
Amigos;

Aqui no Rio existe centenas, milhares de Piteco. Eles se encontram numa região de dunas, aonde venta muito e faz muito calor. Essa planta é muito forte e aguenta tudo.

É um erro muito grande colocar ela na sombra. Pode colocar no sol direto e aumentar a sua rega.

Palavra de quem tem muitos.

Alexandre Mattoso
Kaku Bonsai
Edmilson17/06/2008 20:27
fotos
Caro Alexandre, posta fotos destes phiteco na natureza, sou apaixonado por esta planta.

Abraço fraterno
Ricardo RFA26/06/2008 18:35
Pessoal, vocês que entendem de Phitecolobium, me tirem uma duvida.

No livro do Naka ele diz para quando quisermos novas raizes de um lado do tronco, basta fazermos varios cortes e colocar areia que as novas raizes irão brotar.

Se eu fizer esses cortes e utilizar musgo e areia + hormonio enraizante fechar com um saquinho, novas raizes irão brotar???

Essa planta aceita esse tipo de "tática" ?

Qual a época correta para fazer?

Aguardo dicas.

Abraços

Ricardo
Luca30/06/2008 14:18
Finalmente o meu piteco está rebrotando 😄 !!! Ele tinha perdido todas as folhas. 😕
Marcos Paulo Duarte30/06/2008 16:37
sinal de que está recuprando, Luca
põe uma foto, pro pessoal ver

eu também dei uma mexida na minha, e já vi que nebari não será um problema pra ela, depois ponho fotos

abraço
fabianoscosta30/06/2008 19:07
Ricardo, vc estará fazendo uma alporquia, mesmo que aprcial, com certeza surgirão novas raízes, mas faça feridas mas profundas, uns 2 a 3mm , ok?

Abraço,
Fabiano
Ricardo RFA01/07/2008 18:30
Olá Fabiano, obrigado pela resposta.

Já fiz os cortes horizontais com cerca de 2mm de profundidade vamos ver no que vai dar..rsrs

Fechei com um saquinho para manter a humidade, mesmo esquema de uma alporquia.

Pretendo engrossar o tronco com essas raizes. Vamos ver se dará certo.

Abraços
Ricardo
Nelmar02/07/2008 21:09
Turma,
seguem algumas fotos de ptecos na natureza

Abraços
Nelmar