Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Semente de Tamarindus!!!

Adalberto12/06/2008 19:04
Semente de Tamarindus!!!
Olá amigos do Forum , adquiri algumas sementes de tamarindus , elas servem para ser bonsais , ou melhor se plantar sera que vira um bonsai já ouviram falar em bonsai de tamarindus ?
As sementes são durissimas tem alguma tecnica de plantio que vcs me recomendariam desde já lhes agradeço
ADALBERTO S. ARRUDA.
GERALDO INOCÊNCIO12/06/2008 20:42
Adalberto,

Apesar de muito duras, as sementes de tamarindus nascem sem problemas, Plante em terra com matéria orgânica. Já ví um bonsai japónês com frutas muito antigo e bonito. Tenho dois de bom diâmetro, um enxertado que já floriu mas não vingou. O outro ainda não frutificou. Estou na esperança que pelo menos um frutifique.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Alcides Junior13/06/2008 13:38
Geraldo, aproveitando este tópico, quanto tempo demora em média para um tamarindo florir??
Tenho 2 mas não tive o prazer de ver floridos ainda. 🙁
Luizinho13/06/2008 21:29
Adalberto,

Eu ñ sou fera nesses assuntos ñ, mas lendo algumas matérias descobri uns métodos muito interessantes para semestes...
Existem dois métodos: Embeber e Escarificar(aranhar, ralar, dar um pequeno corte).

- Embeber as sementes na água limpa por 24 horas (pode elevar a germinação a 80%)

- Escarificar o revestimento da semente (pode elevar a germinação a 85%).

- Escarificar e embeber a semente na água por 24 horas (pode melhorar a germinação a 92%).

Fiz isso com algumas semestes de tamarindo e em 1 semana + ou -, ela já brotou e com + ou - 3 semanas ela saiu pra fora da terra...

Se quiser ver a matéria completa click nesse link: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo.htm 😉
Adalberto16/06/2008 16:19
Vlw Luizinho!!!
Luizinho escreveu:
Adalberto,
Vlw Luizinho sobre a dica eu escarifiquei a semente com lixa 0,100 de madeira ,lí em um site , foi a medida que mais deu certo , depois plantei em um vazinho com terra vegetal , reguei o vazinho e vamos torcer pro pezinho de tamarindus crescer...Sobre regar a semente ou seja a terra vegetal a um tempo de rega ou não se rega a semente ....Se souber de alguma tecnica me avise meu amigo , so tinha uma semente de tamarindus não quero perdela ...

Obrigado

Eu ñ sou fera nesses assuntos ñ, mas lendo algumas matérias descobri uns métodos muito interessantes para semestes...
Existem dois métodos: Embeber e Escarificar(aranhar, ralar, dar um pequeno corte).

- Embeber as sementes na água limpa por 24 horas (pode elevar a germinação a 80%)

- Escarificar o revestimento da semente (pode elevar a germinação a 85%).

- Escarificar e embeber a semente na água por 24 horas (pode melhorar a germinação a 92%).

Fiz isso com algumas semestes de tamarindo e em 1 semana + ou -, ela já brotou e com + ou - 3 semanas ela saiu pra fora da terra...

Se quiser ver a matéria completa click nesse link: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo.htm 😉
Luizinho16/06/2008 17:05
Cara, olhe só!!!
Quando eu plantei as semestes, eu regava todos os dias porém ñ encharcava, e minha mudas sairam da terra rapidinho!!!
Eu as plantei em terra comum, veja:

e

Acho q vc ñ vai perder a semente se molhar, basta ñ encharcar e sim umedecer o solo!!!
Outra coisa importante q eu esqueci de mencionar antes, é q vc ñ deve plantar a semente muito profunda, vc deve coloca-la entre 1,5 a 2 cm de profundidade!!!

Boa Sorte...
😉