Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Corrigindo um erro

debora_atuy12/06/2008 23:04
Corrigindo um erro
Oi de novo pessoal! Desculpe a empolgação mas é muita alegria ter arrumado o fotolog.

Quando entrei nesta comunidade pela primeira vez cometi dois erros:
1- não li o site primeiro antes de ficar fazendo perguntas.
2- me achei "o cara" e decidi postar em "Minha árvore e sua opinião" em vez de postar aqui no "Sou principiante".
Agora, quando mais leio, mais eu vou vendo as besteiras que já aprontei.

A pior delas foi a primeira, com uma ficus de 5 ou 6 anos que aramei igual ao meu nariz há um mês (fiquei com medo de aramar corretamente e quebrar ela toda).

O interessante é que a aramação exdrúxula para baixar os primeiros galhos acabou resultando sem querer num início de curvatura no tronco direito. Então, depois de ver fotos e mais fotos de bonsais, percebi que os "troncos duplos" mais atraentes tinham os troncos bem separados logo perto da base, enquanto no meu os dois troncos sobem juntos uns 8 cm antes de se separarem.

Então, minha pergunta mesmo é: existe algum tipo de "afastador" para que eu consiga deixá-los separados logo na base? E mais, tem alguma outro desastre grave que eu esteja fazendo?

PS.: não fiz nenhuma poda de galhos, só folhas e raiz.

Obrigada

edson060513/06/2008 00:57
Débora,
não se preocupe por essa ansiedade. O quintal da minha casa por ter muitas árvores plantadas e ser muito escuro, é cheio de lâmpadas cuja função é dificultar a ação dos eventuais amigos do alheio. Por conta disso não é raro eu estar à noite no meio do quintal observando as minhas plantinhas, decidindo qual delas eu vou atacar... 😂 😂
Por haver postado num fórum errado; se for grave o erro, os moderadores removerão a tua mensagem para o lugar adequado...
Quanto a esta planta que aparece nesta foto, me parece ser um Buxinho; e na minha opinião o tronco duplo deve subir próximo um galho do outro. Uma boa sugestão de trabalho seria modelar como este buxus do Joel:

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9385

Um abraço.
Edson.
debora_atuy13/06/2008 11:03
Buxus
Bom dia!

Eu pensei certo e escrevi errado. Sempre troco buxus com ficus. Acho que é porque termina com "us".

Notei que mesmo o buxus do Joel, que você me mostrou, tem os troncos um pouco mais separados na base do que o meu.

E também os primeiros galhos começam mais para baixo. Vou estudar mais antes de me meter a sair picando o coitado outra vez.

Obrigada pelo apoio!!!
darkaso13/06/2008 19:30
Débora,

o tronco duplo pode ser mais separado ou mais junto, mas a sua está junto demais e com o crescimento dos galhos pode ser que acabem se encostando e fundindo. Existe uma forma de separar os troncos sim. Comece afastando mais acima para não forçar de uma vez, depois vá abaixando a cada mês uns três centímetros. Quanto mais embaixo mais tempo deve dar para abaixar.

A primeira figura seria uma medeirinha, como um palito de picolé mais grosso e cortado. A segunda seria um arame mais forte, que o galho não consiga dobrar. É só colocar entre eles que vai afastar aos poucos.

T+
debora_atuy14/06/2008 16:15
Darkaso
Obrigada!

Vou providencia ainda hoje. Tenho umas madeirinhas que vão servir!

Depois vou postando os resultados!

Grande abraço a todos