Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bugainville com folhas meio murchas

Romulo Dias13/06/2008 13:39
Bugainville com folhas meio murchas
Amigos,

Tenho um Bugainville que está com folhas meio murchas, na realidade quando elas nascem já ficam enroladinhas, assim como as flores, gostaria de saber a possível razão. Adubação, algum fungo? etc....

EZEQUIEL JUNIOR13/06/2008 15:59
Amigo

São sintomas típicos de ataque de ácaros, o que resolve com a pulverizãção de algum produto à base de enxofre...
mas também parece muito deficiência de Boro, resolvido com adubação com ácido bórico ou bórax, ou pulverização com algum produto que contenha o elemento...

abraço
Ricardo Loriggio13/06/2008 18:59
Isto é acaro. trate com enxofre...

Ezequiel deficiencia de Bo é bem diferente disso.... e é muito dificil de ocorrer se vc faz o replantio a cada ano ou dois.
Edmilson13/06/2008 22:48
Primavera
Amigo Romulo, segue link de minha primavera que deu o mesmo problema

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9310

Segui orientação do Ricardo, desfolhei completamente e pulverizei com Dimy enxofre, como estamos no inverno a planta esta recuperando de forma lenta, mas já noto que as folhas não estão mais enroladas.

Se houver um maior número de folhas tiro fotos semana que vem e posto aqui no fórum.

Abraço fraterno
Franz Lopes14/06/2008 10:46
Amigo,

Com certeza é um ataque de algum inseto. Provavelmente ácaro mesmo, como disseram os amigos.
Fato semelhante acontece com Os Ficus, mas o agente é o lacerdinha.

Eu utilizo o dimmy pronto, acompanhado de desfolha.

Boa sorte

Franz Lopes
Romulo Dias17/06/2008 09:58
Ezequiel, Ricardo, Edmilson e Franz obrigado pelos toques.
Este fim-de-semana vou fazer este procedimento, pois já passou para outra planta e por conta deste problema já não está mas florando.

Abraço,
nickyfury17/06/2008 13:00
bonsai
Romulo, primeiro passo: desfolha total. Aproveite para podar o excesso de galhos, que não são necessários à estruturação desenvolvida, aramando em seguida os que ficarem, para formar melhor, via educação, além de corrigir. 😄

Em seguida, aplique o defensivo sugerido pelo colega, ou então dilua 30 gotas de calda sulfocáustica em 2 litros de agua, pulverizando toda a planta, desde o solo, tronco e galhos. Em seguida, cubra a planta com um saco plastico transparente, tamanho grande, prendendo a boca do saco com pedras, ou outro recurso, de maneira a evitar a entrada de qualquer inseto. Coloque a planta em local sombreado, mantendo rega normal, mas sem retirar o saco plastico, por no minimo duas semanas. 😄

Esse recurso, além de acelerar a eliminação da praga, ainda evita sua proliferação para outras plantas. 😄
Edmilson17/06/2008 20:24
Esta retornando
Caro amigo Romulo, como deve ter observado, também tive este mesmo problema com minha primavera. Realizei todos passos sugeridos pelos amigo, ou seja, desfolha, aramação e enxofre (Dimmy) pulverizado. Toda esta operação ocorreu a aproximadamente 30 dias atrás e já esta saindo novas folhas, desta vez estão todas normais. Caso este procedimento seja realizado no verão ou na primavera a resposta da planta pode ser mais rápida, mas como o ataque foi intenso, resolvi não esperar tanto tempo para contratacar.

Em breve estarei postando novas fotos dela.

Abraço fraterno e desde já agradeço a todos que auxiliaram com minha planta
Romulo Dias23/06/2008 15:40
Obrigado amigos Nicky e Edmilson,

Fiz a desfolha assim como me indicaram, já fiz algumas podas e eliminei alguns galhos indesejáveis. Fui comprar o Dimmy e só tinha o Dimmy Pronto, é este ou existe um chamado Dimmy Enxofre?
Não sei se serve o Dimmy pronto, mas lá tem que combate ácaros. Comprei e já usei...Pois não sabia se ia ancontrar o outro.

Nicky, vc indicaria aplicar a calda agora, depois de já ter aplicado o veneno?

Quantos aplicações do Dimmy tenho que fazer?

Abraço e obrigado.
Romulo Dias30/06/2008 18:14
Obrigado amigos Nicky e Edmilson,

Fiz a desfolha assim como me indicaram, já fiz algumas podas e eliminei alguns galhos indesejáveis. Fui comprar o Dimmy e só tinha o Dimmy Pronto, é este ou existe um chamado Dimmy Enxofre?
Não sei se serve o Dimmy pronto, mas lá tem que combate ácaros. Comprei e já usei...Pois não sabia se ia ancontrar o outro.

Nicky, vc indicaria aplicar a calda agora, depois de já ter aplicado o veneno?

Amigos, quantos aplicações do Dimmy tenho que fazer?

Abraço e obrigado.
Alcides Junior01/07/2008 08:39
Romulo, já tive este tipo de problemas, a desfolha e aplicação do Dimmy pronto resolveram em minhas plantas.
O enxofre você pode encontrar em casas de produtos agropecuários em pó. É só diluir e aplicar.
Caio Augusto01/07/2008 14:34
Tive exatamente esse problema e fiz a desfolha e passei dimmy pronto como sugerido nesse topico.
A primavera ja esta com flores e folhas novas verdinhas, e lotada de brotos.
Agradeço a todos pela dica.
Romulo Dias15/10/2008 08:23
Amigos,

Volto o tópico para informar que funcionou a dica de vcs e agradeço.
Estava com duas plantas nesta situação, depois da aplicação do Dimmy tudo voltou ao normal na planta postada, hoje está com folhas bem verdes, inclusive já florou.
Mas a outra começou a murchar as folhas e secar pedaços dos galhos, e acho que não se trata do mesmo problema, inclusive posto uma foto em que mostra que a coloração das folhas está misturada em amarelo e verde. Da para perceber que ela não está com saúde, será que o problema das folhas murchas é o mesmo que está deixando as folhas sem vida, meio amareladas. Seguem as fotos.

Obrigado.

eu15/10/2008 16:24
Caro Romulo

Ja tive o mesmo problema e levei ao setor de fitpatologia da ufc e os sintomas das tuas primeiras fotos de bouganvilhe são virus( segundo me passaram lá ) não ha cura e se propaga as outras plantas por meio dos vetores como pulgoes. O ideal é eliminar as partes afetadas e observar se se manifesta em outras partes separe estas plantas das demais.

As outras plantas apresentam fome, adubação resolve.

Abraços do seu amigo
Pedro Torquato
Romulo Dias16/10/2008 15:15
Diga Pedro,

Agradeço a orientação, ontem mesmo podei todos os galhos e agora vou esperar a nova brotação, se acontecer.
As fotos são da mesma planta, ela estava tanto com o problema das folhas murchas, quanto com o tom das folhas amarelado.

Obrigado.

Abraço,
dori16/10/2008 16:24
Parece sintoma de clorose.
é uma doença caracterizada pela insuficiência de clorofila. pode ter várias causas que vão desde bactérias a carência de micronutrientes