Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Juníperus

fabianoscosta13/06/2008 18:26
Juníperus
Olá amigos, este junípérus no qual ainda n tenho certeza da espécie correta, apenas que é algum tipo de jacaré vertical 😲 😕??: ,
foi dado um princípio no encontro retrasado do CFB e dado outro passo no último encontro na casa de Felipe.

Bem, vamos às fotos:

Início do trabalho (procura de nebari)

Raizame logo acima, pouco nebari, porém, aonde pega umidade, ela brota raíz... incrível!

O que foi feito no 1o encontro termina aqui:

Como n entendi muito o que foi feito, lá no Felipe reestilizamos para shidare, por enquanto.

Esta planta está em caráter experimental, já tenho mais duas destas em estado bruto, e estou gostando muito dos resultados, os galhos foram estaqueados na entrada do outono e estão brotando muito !!!! :-o Não sentiu nada, torções, podas, aramagens... Só não fiz ainda o transplante, mas vou deixar para agosto, eu acho... 😉

No mais, caso saibam a espécie correta, eu agradeço, e sugetões de vaso, e tudo mais que os amigos desejarem opinar.

Grande abraço,
Fabiano.
Alexandre S. Coelho14/06/2008 06:02
Oi Fabiano

Meu amigo, está me parecendo um kaizuka... 🙄

Ficou bem interessante neste estilo, mesmo um tanto incomum para mim...

Uma sugestão seria terminar a última parte do tronco, ápice, com o movimento para direita. Acompanhando assim a 1ª parte e tirando a continuação muito reta atual.
Para o estilo proposto acho que vaso redondo ou ovalado seja bom... eu só acho que o 1º galho ficaria muito em cascata e poderia ser reduzido:
+ ou -
fabianoscosta14/06/2008 11:18
Alexandre meu amigo, muito obrigado pela sua colaboração neste tópico e pela projeção do vaso e sugestão, muito bom.

Eu estava pensando que poderia tbm usar um vaso semi cascata, ou pelo menos que seja um pouco alto e oval...sei lá... 😮ops:

Quanto ao galho puxando uma semi-cascata, deixei propositalmente para dar um efeito visual diferente, pode ser que retire depois, mas deixei mais esta opção pois n sabia da resposta da planta, pq ainda n sei muito sobre ela visto que ainda n reconhecemos a espécie, mas pode ter certeza que não é um kayzuka, mas muito obrigado por ajudar, como sempre. 😉

Grande abraço,
Fabiano.
fabianoscosta17/06/2008 15:15
Juníperus chinensis pfizeriano, alguém discorda?

Abraços,
Fabiano.
nickyfury17/06/2008 17:14
bonsai
Fabiano, dificil especificar se realmente se trata dessa variedade. Faça o seguinte: eis uma foto mostrando a diferença entre as acículas jovens e as maturas de um junipero chinensis var. pfitzer. compare as duas com as brotações da sua planta para esclarecer se é a mesma:

Na próxima foto, uma comparação entre a pfitzer e um j. sabina:

Close da pfitzer:

Em todo caso, no que pese a estilização realizada em sua planta, eu ainda optaria por aramar bem o tronco e conduzi-lo a uma posição mais adequada, considerando a frente proposta por vc, vez que, independente da galha que desce ou não, o angulo de inclinação estabelecido para o próximo envase, entra em choque com a sequencia reta da metade superior de sua planta. 😲

Segue, caso opte por aramar o tronco, que ao forçar movimento mais harmonioso e sinuoso, busque trazer o apice para a frente, reverenciando o observador, como proposto. 😄

Conquanto tenha formado a estrutura dentro do estilo SHIDARE (ramos pendentes), ele não é o convencional nem o mais adequado para uma conifera, afora, claro, se se tratar de um tamarix:

As acículas dessa variedade de junipero com que vc trabalhou é bem densificada, ainda que faça pinçagem constante nela. A do tamarix, porém, se adequa melhor à esse tipo de formação estrutural, por ser bem mais espaçada e menos densa. Mas é aquela velha história: gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Então, parabens por sua estilização e boa sorte com sua planta. 😄

Nesse estilo, o vaso mais adequado é o redondo, de bordas baixas. Ou, se preferir, uma laje em que combine algo parecido a um penjing, vez que esse estilo está mais afeito a escola chinesa que japonesa. 😄
fabianoscosta17/06/2008 18:29
Nicky, depois destas fotos de close e especificação das acículas do junipero chinensis var. pfitzer., acho que não tenho mais dúvidas, fiz até algumas fotos de close desta planta, mas o cabo para passar para o micro não está aqui comigo, infelizmente, porém amanhã o farei para mostrar tbm à vc.

Qto ao estilo escolhido, na verdade fui quase que obrigado, pois n via muita solução após o 1o trabalho, no qual não foi feito por mim, tvz não tenha entendido o que o artista inicial propôs... 😕

Acho que tvz com o tempo e ela me mostrando outras opções, mude sua estilização que foi feita até para teste da espécie, como não a conhecia dei uma forçada na coitada, mas mostrou-se muito vigorosa, inclusive as estacas no qual fincamos na terra ao podá-la, estão muito bem obrigado! Há mais de dois meses...!! 😲 😲

As brotações mais novas estão seguindo o rumo vertical, então não sei se realmente é o estilo mais adequado mesmo com as poucas ramas (só de um lado) que temos, mas creio que no futuro próximo mude isso, vc sugere algo?

Qdo a estlizei, junto aos meus amigos do CFB, nos ocorreu que não seria muito natural o estilo para a espécie, mas como ficava bem, ou seja, bonito 😕 😮ops: 😕 assim o fizemos...

A idéia do vaso orgânico me agrada, mas e esta rama mais longa permanece assim ou deveria o vaso então ser mais alto, ou podaria de acordo com o projeto do Alexandre? Se fosse uma lage, poderia ser em cima de um "morrinho", embora não goste muito dos mesmos, parecendo que o artista deixou raízes em demasia... 😂 Mas, existem "morrinhos" e morrinho, não é mesmo? 😉

No mais, agradeço sua ajuda e amanhã coloco as fotos com os closes.

Abraço,
Fabiano.
pauloventura17/06/2008 20:15
Caro amigo Fabiano!
E um prazer vêlo novamente aqui no forun ,sobre este juniperu me pareceu uma especie de crescimento rapido e que não queima o interior das ramas o que favorece bastante para o cultivo como bonsai.
Assin que vc tiver a definição da variedade faz o favor de postar pra gente ok.
Sobre este seu exemplar se fosse meu o deixaria en um vaso grande para dezenvolvimento e ia fazendo uns testes de podas e pinçagens para
depois decidir ,já que con o tronco reto o estilo mais adequado seria o
Chokan mas dependendo da reação as podas e pinçagen vc pode opitar por outros estilos ultilizando os primeiros galhos,não é verdade!
Mas sei sei que vc saberá escolher o melhor caminho p/este belo juniperu
G abraço
Pv
fabianoscosta18/06/2008 12:10
Grande Paulo, o prazer de ter acesso à pessoas como vc é todo meu, obrigado por suas palavras.

Estas são algumas fotos detalhando em close e das plantas brutas:

Grande abraço,
Fabiano.