Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus carica

edson060515/06/2008 09:55
Ficus carica
Olá amigos,
aí está mais uma das minhas plantas, um Ficus carica ou figo como é popularmente conhecido.

Foto 01 vista geral

Foto 02 detalhe do tronco

Foto 03 mais perto

Foto 04 detalhe dos frutos

Foto 05 Nesta última foto não se pode ver por conta dos frutos que estão na frente mas o tronco está inclinado para tentar um MOYOGI - ereto informal . As folhas também escondem um toco de madeira morta no topo do tronco principal que será removido oportunamente...

Sugestões e críticas como sempre são bem-vindas...
Abraço a todos.
Edson.
Marcos Castilho15/06/2008 13:39
Édson essa espécie é aquela que se faz doce certo??? Não sabia que dava bonsai. Olha amigo estou muito preocupado com minha Jabu. Foi um presente que recebi no meu falecido avô, e prometi a ele que cuidaria bem dela. As folhas não estão secando mais e aumentei a rega vamos ver o que vai dá.
edson060515/06/2008 23:37
Marcos,
é esse mesmo com o qual se faz delicioso doce de seus frutos. Na revista Como Cultivar Bonsai edição 08 tem um exemplar bem interessante na página 43...
Quanto à Jabuticabeira, com essa queda de temperatura não a deixe muito exposta ao frio e ao vento...
Até mais.
Edson.
nickyfury17/06/2008 13:51
bonsai
O Ficus carica é muito difundido na Europa, onde há lindos bonsai:

As mais bonitas, naturalmente, são as obtidas via yamadori, por apresentarem um tronco mais robusto:

http://www.bonsai-info.net/baumschule/bilder/ficus-carica-01.jpg

shohin bonsai:

Claro que a planta com os frutos é toda uma obra de arte à parte. 😄
edson060517/06/2008 20:36
Imagens
Nicky,
valeu pelas imagens; mais fotos para o meu acervo...😄 😄
Um abraço.
Edson.
Alexandre S. Coelho17/06/2008 21:02
Oi Edson

Muito bom ver este pequeno exemplar frutificado... foi de alporque?
edson060517/06/2008 23:58
Alexandre,
esta muda era um daqueles bonsai de supermercado produzido pela Veiling Holambra, acredito que tenha sido obtida de estaca pelo produtor...
Abraço.
Edson.