Prezado Mário, pessoal, bom dia! Vi a chamada para o Shohin 2008, muito boa. Se for possível acrescentar nos regulamentos os critérios de avaliação seria duplamente vantajoso: serviria como aula extra sobre os princípios e marcos - os fundamentos - da arte como tal (o que é por si instrutivo) e ainda oportunizaria maior confiabilidade. Tenho participado como parecerista de eventos científicos (sobre doenças infecciosas, é outra área, e para instituições mais formais, como o Ministério da Saúde), e um dos trabalhos que fazemos (os pareceristas - análogos dos juízes) é organizarmos os critérios de avaliação e divulgá-los previamente. Com isso, os pareceristas contribuem - inclusive com suas habilidades e conhecimentos que são diferentes entre si - para desenvolvimento e objetivação desses critérios, o que é forma de contribuir para desenvolvimento técnico, no caso do bonsai, dos fundamentos da arte. Observe que no trabalho dos pareceristas, além de explicarmos o que nos agrada e nos leva a aprovar ou não algum trabalho, também são explicados brevemente os motivos de notas baixas para orientar os autores sobre quais são os pontos onde é possível melhorar. Com isso, a despeito do aumento de trabalho dos pareceristas, o evento cumpre função maior que apenas divulgar, dar incentivo e oportunizar reconhecimento de méritos para ser espaço de formação real. Como pode parecer muito peso para ser pedido aos juízes agora, pode ser pelo menos sugerido a eles que expliquem o que agradou ou desagradou e assim se irão desenhando os critérios para os futuros concursos.
São sugestões, caso desejem conhecer mais sobre o processo de organizar critérios tou na área. Aliás: minhas plantas ainda são muito ruins, vou ter de esperar para poder tentar concorrer... (risos).
Abraço
Marcelo
31-3373-8848
31-9241-0670
Mário A G Leal escreveu:
Meus amigos, consegui terminar hoje a página sobre o BONSAI 2008 que pode ser vista na página do ATELIER DO BONSAI.
A partir de hoje vou me dedicar aos contatos com juízes internacionais para o SHOHIN BONSAI 2008 e preparar as páginas necessárias para a apresentação do mesmo.
Gostaria de saber, dos amigos do Fórum, quais estariam participando ou pensando em participar?
Não, não mostre a planta que desclassifica!
Grande abraço
🙂