Marcos, estou tendo um resultado satisfatório com estacas de ficus benjamina (acho eu) e ficus boni utilizando uma técnica bem simples. Não sei se já postaram aqui (se sim perdoe-me o repeteco). Deixo claro que a autoria da técnica não é minha. Foi apresentada por um engenheiro agrônomo em algum programa de tv que não lembro o nome (nem do profissional).
A técnica consiste em criar as estacas em potes com água, sem nenhum substrato e nenhuma cobertura sobre o recipiente, até que comecem a emitir raízes, sendo passadas então para um substrato drenante com areia grossa e pedriscos. Dessa forma se mantém a umidade e hidratação das estacas, diminuindo bastante também o risco de aparecimento de fungos, comuns nas estufas, por permitir um ambiente ventilado.
Para isso pegue os galhos que serão "estaquiados" . Deixe um ou dois pares de folhas. Corte a parte de baixo da estaca afim de formar uma superfície em "V" conforme mostrado no esquema abaixo (desculpe o desenho tosco).
Depois coloque a estaca de molho em copo com enraizador na quantidade e duração que a bula indicar (aqui eu deixei elas de molho por 12h). A superfície em "V" aumenta a capacidade de absorção da estaca. Se por acaso algum corte for feito na parte superior, deverá ser coberto com pasta cicatrizante (no meu caso, pasta de dente conforme evidenciado pelo círculo vermelho).
Depois troque para água pura e mantenha a estaca nesse recipiente ao longo dos dias. Faça aplicação semanal do enraizador. Mantenha as estacas em local iluminado, porém distantes da luz direta. Troque a água diariamente.
Em alguns dias pontos brancos começarão a aparecer (circulado de vermelho na foto). São as novas raízes que estão pra brotar. Algumas semanas depois elas já se tornam evidentes (aqui em casa em duas semanas elas já estavam aparecendo).
Depois que as raízes brotarem de forma satisfatória, passe as estacas para um vaso com substrato drenante e cuide para que o solo não fique demasiadamente seco.
É isso. Não é a descoberta da galinha dos ovos de ouro né, mas é uma pequena contribuição. Não sei se ficou muito claro, às vezes acho que mais complico que explico. Qlqer dúvida pergunte ok! Não sou nenhum expert no assunto mas ficarei feliz em ajudar.
Abraços,
Raphael.