Substrato para vaso de desenvolvimento
oswaldo junior15/06/2008 17:46
Substrato para vaso de desenvolvimento
Ola amigos! Tenho uma muda de Pinheiro negro que gostaria de desenvolver ,li sobre o assunto e resolvi plantar essa muda em um vaso grande ou uma caixa de madeira de 30 , 40 litros, porem tenho duvidas sobre qual substrato usar. Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre esses substratos prontos tipo plantmax , biomix , bioplant , etc. Eu estava pensando em misturar com fibra de coco para melhorar a drenagem .Ou uma mistura de terra vermelha e esterco de vaca seria a melhor opçao para desenvolver o Pinheiro negro .
Marcos Castilho15/06/2008 18:26
Oswaldo comigo eu misturei esterco de vaca e humus numa bacia também e ele desenvolveu bem depressa pois tem muito nutrientes nessa mistura. Não se esqueça de acrescentar pedriscos, dolomita, caco de telha e outras coisas que tiver para o substrato não ficar muito compacto.
Rodrigo-RS15/06/2008 20:18
Re: Substrato para vaso de desenvolvimento
oswaldo junior
O PN sempre pede um solo com ótima drenagem, pode ser o areião grosso peneirado, acrescente umas folhas secas, musgo, evitar a terra preta,... se tua cidade tiver o clima muito quente acrescente uns 10 % de terra preta pra segurar a umidade...
O PN não gosta de solo basico, evite a dolomita, apesar de não matar a planta, sem ela é melhor.
Um adubo organico sempre é bem recebido pelo PN.
Eu sofri muito para compreender a composição do solo do PN, sempre estava muito umido ele reagia muito mal, amarelava as agulhas e secava..
nickyfury17/06/2008 14:41
bonsai
Em Sorocaba vc pode optar por um solo organico/drenante: caco de telha, pedrisco de areia lavada (seixo liso), carvão vegetal (queime bambu, que é melhor, segundo mestre Hidaka), casca de pinus (pode ser qualquer pinheiro, mesmo o elioti), pedaços de madeira desidratada, aciculas de pinus secas e cortadas, terra tipo plantax ou bioplant (15% do composto, apenas). Esse solo permite uma boa drenagem, retendo a umidade necessária, sem comprometimento para as raízes, inclusive facilitando o futuro reenvase e replantio. 😄
Utilize um caixote de madeira rigida, com alças para transporte e pés, evitando coloca-lo diretamente em contato com o solo. A rega deve ser parcial, isto é, a cada dois ou tres dias, e não diariamente. Mantenha a estrutura sempre desimpedida, fazendo pinçagem continua e sistematica, retirando material ressecado e morto. 😄
Rodrigo-RS18/06/2008 17:57
Re: Substrato para vaso de desenvolvimento
oswaldo
Lembrei de uma coisa importante pra se fazer no inverno, se ajudar....
Retire as agulhas dos galhos nas partes de baixo dos galhos e na parte de cima, deixando apenas as agulhas laterais,.. aonde se formará os novos brotos....
limpe todo o caule retire todas as agolhas indesejadas, exponha ao sol a maior parte do pn possivel...
oswaldo junior27/06/2008 22:45
Caros amigos,Obrigado pelas atenção, li em algum lugar sobre a casca de pinus e sobre as aciculas,que ajudam no aparecimento de um tipo de fungo(micorrizas)importante para o Pinheiro negro. Nickyfury e amigos ,qual seria a porcentagem desses componentes citados ? Tipo : % de caco de telha , % de pedrisco, % de bambu (carvão), % de aciculas , etc . 😄
Ivanil Pimentel Vieira28/06/2008 10:43
Oswaldo,
vc foi muito bem orientado na composição do substrato para teu PN, apenas acrescento o cuidado com terras recem lançadas no mercado.Eu uso o Plantax, mas adquiri um lançamento aqui do Paraná que continha vários elementes e com isso acabei de matar mais de 30 pequenas mudas.
Entrei em contacto com o fabricante para saber do percentual da composição por não constar na embalagem, mas ainda não recebi a informação.
Se for usar terra preparada aquira as marcas que o colega nicky sugeriu: o Plantax ou Bioplant, por já serem testadas e usadas em bonsai.
Ivanil
Rodrigo-RS29/06/2008 21:17
tudo bom oswaldo junior
vamos falar um pouco sobre esses fungos micorrizas, o descrito abaixo será extraido de material recolhido nos forum.
As micorrizas são hinfas de fungos que desenvolvem-se no sistema radicular, sendo caracterizado por promover o aumento da superficie de contato das raizes, favorecendo a assimilação do fósforo natural e mineralizar nutrientes na rizosfera (a interface raiz/solo). Sobrevivem na presensa de raizes vivas , não possuindo fitopatogenicidade ( não causam doenças). Dois grandes grupos as distinguem, as ectomicorrizas, e as endomicorrizas. As primeiras se caracterizam por um manto micelinal envolvendo as raizes, havendo neste caso invasão intercelular das celulas corticais da raiz pela hinfa fungica, sendo estas as micorrizas coligadas aos matsu ( Pinheiro negro). AS segundas formam uma rede extensa no solo e crescem extensivamente no interior das celulasw do cortex radicular, sendo representadas pelas micorrizas tipo arbuscular, encontrada na maior parte das especies vegetais
A utilização de especies endo e ecto, para uma ou outra especie vegetal, fundamenta-se no fato de diferentes especies terem seu sistema simbiótico, (a famosa troca de favores) diferente. O mecanismo que rege o equilibrio simbiótico adequa a existencia de uma ou de outra especie de micorriza.
Pode-se constatar que as manifestações de colonias de fungos são encontradas com mais facilidades nas lacunas de ar formada pelo substrato e as paredes do vaso, o acrescimo de agulhas, casca de pinus, para inoculação do fungo no substrato
quanto a composição do substrato, ouvi alguem comentar que varia de bonsaista para bonsaista,... existe uma posição muito radical quanto ao uso de terra preta....
O que posso dizer é que tenha cuidado com o tamanho dos gãos do substrato que permaneça entre 2mm e 5mm...