Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta atualização 21/06/2011

12
Diego PG18/06/2008 17:26
Piracanta atualização 21/06/2011
Olá amigos...
na semana passada adquiri este pré bonsai de Piracanta e estou espondo ela aqui para receber sugestões sobre a sua estilização, seguem algumas fotos da planta.

Abraços!
Franciane18/06/2008 18:22
Oi Diego, que beleza de piracanta!!
Bem, eu escolheria como frente a foto 2, tem um belo bebari, um bom movimento de tronco e pelo que pude perceber já é quase um moyogi.
Não conheço muito o desenvolvimento das piracantas, mas se puder fazer desfolha, seria melhor para a definição dos galhos.
Mas aguarde sugestões dos mais experientes, ok!!
Parabéns!!
Leonardo Sanches Previti18/06/2008 18:26
Olá Diego,

Acho que ficaria bom montar seu piracanta no estilo Moyogi (ereto informal). Espere sua planta crescer mais um pouco, e depois transporte-a para o vaso específico e faça a aramagem nela.

Um abraço,

Leonardo
Alcides Junior19/06/2008 08:09
Belo material Diego...

Tem um bom futuro...mas sugiro deixa-la ai por enquanto, esperar mais perto da primavera para fazer a desfolha e posteriormente o replantio.

Quando fizer a desfolha, posta novas fotos para avaliação e sugestões do pessoal.

Na segunda foto, tem uma raíz saindo por cima das outras, seria interessante remove-la para um melhor nebari.
nickyfury19/06/2008 17:44
bonsai
Diego, a época atual é a mais indicada para proceder a uma desfolha completa em sua piracanta. Isso irá permitir uma visualização mais detalhada, além de mostrar a vc quais galhos deverão ser cortados fora, e quais os que deverão permanecer, dentro do estilo sugerido: moyogi. 😄

Como todos os galhos parecem alongados em demasia, após a desfolha completa, corte-os, reduzindo até ficarem com um terço desse tamanho atual. Observe que isso irá propiciar novas brotações, ramificando melhor e favorecendo o crescimento e a densificação posteriormente. 😄

Conquanto vc possa fazer essas intervenções agora, evite: aramar, replantar ou reenvasar, podar raizes. Esses trabalhos sim é que deverão ser realizados apenas na primavera, ok? Até lá, vc poderá ir adubando sua planta (mesmo estando no inverno isso é possível). Use adubo liquido, diluindo 40 gotas em 10 litros de agua, regando com essa solução a cada 15 dias. 😄

Piracantas gostam de sol, de vento, de chuva. Mas respondem bem tambem ao frio e suportam bem geada. Então, não se preocupe em superproteger sua planta. Mantenha apenas as regas mais espaçadamente, evitando encharcamento do solo. Aconselho, para favorecer a oxigenação nas raízes, perfurar a lateral e o fundo do vaso plastico onde ela está. Faça furos com uma broca da espessura de uma caneta bic, aproximadamente, ou então use um ferro de solda quente, para isso. Apenas não penetre em demasia para não prejudicar as raizes. Feito os furos, coloque o vaso sobre uma base qualquer, para que ocorra a circulação pelo fundo tambem. 😄

Após desfolhar, e cortar o excesso de galhos, deixando apenas os melhor posicionados visando o estilo moyogi, poste fotos aqui, para apreciarmos, ok? Ótima aquisição essa sua. Parabens.
Alexandre S. Coelho19/06/2008 18:56
Diego

As dicas já foram bem dadas pelos amigos foristas!
Então deixo apenas um desenho tosco de como podes estilizar esta pequena árvore:

Diego PG19/06/2008 20:59
Muito obrigado pelas sugestões, vou seguir as sugestões dadas aqui e na seguencia postarei masi fotos dela evoluindo.

Abraços!
Diego PG16/07/2008 12:22
Olá amigos...
Seguem fotos da minha Piracanta após um trabalho realizado por um amigo, Denis Freitas aqui da minha cidadde onde ele foi me passando algumas dicas...
Está será a possível frente, vamos deixar o galho da direita engraçar mais para formar melhor a base da árvore, o Nebari também será melhorado e levemente coberto na seguência.

Aguardo comentários.

Abraços!
Alexandre S. Coelho17/07/2008 21:15
Diego

Muito bom... a árvore já está começando a aparecer!!!

Acho que poderia inclinar mais a parte do tronco mostrada abaixo, para ganhar mais movimento:
Diego PG18/07/2008 05:21
Legal sua idéia...eu e meuamigo estavamos pensando em usar um pequeno broto que está nesta parte em que vc mencionou como ápice no futuro, para dar mais proporcionalidade a planta, mas valeu pelo comentário.

Abraços!
Diego PG19/10/2009 21:26
Piracanta 20/10/09
Boa noite a todos, muito tempo depois aqui estou eu novamente, quero compartilhar com vcs a evolução da minha PIRACANTA, segue uma foto de como ela está hoje, sugestões são bem vindas.
planta inteira

Nebari

Floração

Abraços!
Diego PG28/03/2010 17:14
Boa tarde a todos...

Estou trazendo apenas algumas fotos da minha piracanta no estado em que ela se encontra, em breve vou poda-lá para aparecer melhor a sua forma e posto fotos...
Por inteiro.

Frutos.

Opiniões são bem vindas.

Abraços!
Alcides Junior28/03/2010 18:26
Ta bem bacana ela. parabéns.
Laudir29/03/2010 09:53
está se saindo bem na condução dela. Parabéns!
Diego PG27/09/2010 20:35
Olá a todos...

Estou aqui postando fotos da evolução da minha Piracanta, hoje transplantei para u vaso de trinamento e realizei desfolha, será necessário mais algumas intervenções, mas já dá pra terem uma idéia de como ela está hoje, sugestões são bem vindas

No antigo pote

Vista de cima

No vaso antes da desfolha

Já desfolhada

Desfolhada 2

Abraço!
Elio27/09/2010 22:44
Olá Diego!

Beleza de Piracanta!
Parabéns, cara!
Diga-me (não tenho experiência com essa espécie) dá para desfolhá-la inteiramente, agora? Seria para incentivar nos ramos?
Estou com uma parecida com a tua.

abraço
hraphi28/09/2010 09:15
Bonita planta Diego...
flavio bonsai28/09/2010 10:54
ta muito boa sua piracanta , vai ficar muito interessante daqui uns anos.
qdo estiver quase pronta , bom material .
parabens.
Diego PG28/09/2010 19:13
Elio escreveu:
Olá Diego!

Beleza de Piracanta!
Parabéns, cara!
Diga-me (não tenho experiência com essa espécie) dá para desfolhá-la inteiramente, agora? Seria para incentivar nos ramos?
Estou com uma parecida com a tua.

abraço

Fala Élio

Primeiramente obrigado pelos elogios, então cara, estou seguindo as dicas de um amigo que é bonsaista aqui na minha cidade (Ponta Grossa - PR) a um bom tempo, ele quem me passou para desfolhar agora, isso forçara uma brotação mais intensa segundo ele, vamos ver o resultado daqui um tempo, posta fotos da sua aí pra gente ver....
Elio28/09/2010 21:17
Diego, coincidentemente eu a fotografei hoje.
Como o primeiro galho está muito ralo e fraco, estou querendo desfolhar todos os galhos menos este, para ver se dá uma desenvolvida.
Ela foi transplantada há 40 dias. Iria aproveitar e re-aramar os ramos desfolhados para posicioná-los melhor.

Abraço

nickyfury29/09/2010 08:39
bonsai
Elio, meu chapa, essa variedade de piracanta é bem interessante. Tenho várias em meu viveiro, todas produzidas a partir de mudas obtidas via estacas de uma original que ganhei do bonsaista Paulo Ventura. Ele comprou um lote grande dessa espécie e variedade no viveiro do Carlos Tramujas, há alguns anos. 😄

Quanto à desfolha: eu comecei a desfolhar todas as minhas plantas uma quinzena antes da primavera, de modo que estão todas devidamente renovadas agora. Assim, não se acanhe e mande ver: retire todas as folhas, aproveitando para analisar a estrutura e definir o que cortar e o que aramar. 😄

O processo de deixar galho com folhas para estimular é uma técnica interessante, embora fraca em se tratando de piracanta. Aconselho no sentido de cortar o galho mais forte, reduzindo-o, de forma a estimular a ramificação nele e o aumento dos galhos mais fracos. Ao usar desse recurso, tenho observado respostas mais rápidas em minhas plantas que a desfolha parcial. 😄
Diego PG29/09/2010 16:56
Elio escreveu:
Diego, coincidentemente eu a fotografei hoje.
Como o primeiro galho está muito ralo e fraco, estou querendo desfolhar todos os galhos menos este, para ver se dá uma desenvolvida.
Ela foi transplantada há 40 dias. Iria aproveitar e re-aramar os ramos desfolhados para posicioná-los melhor.

Abraço

Que belo exemplar Elio, tem um belo movimento...., mas como disse o amigo Nickifury, manda ver nela, assim vc visualiza melhor a estrutura e pode intervir com mais precisão, onde vc adquiriu a sua planta??

Abraço!
Elio29/09/2010 21:07
Olá Nicky!

Deixa ver se eu entendi.

1. Desfolho todos os galhos menos o primeiro, à esquerda ( mais fraco) para a energia da planta se voltar mais para esse ramo fraco?
2. Vc diz para encurtar o galho mais forte (no caso, o primeiro à direita) para fortalecer o da esquerda? E os outros, desfolho?

Desculpe,véio, o raciocínio tá meio fraco...........rsrsrsrs!

abraço

Diego, essa planta é do viveiro do Tramujas. Quando adquiri no ano passado, tive que podar todos os ramos grossos (mal posicionados e crescendo verticalmente. Deixei só no tronco. Os novos ramos não nasceram bem nos pontos que eu queria mas, com jeitinho, dá pra modelar.

abraço
nickyfury29/09/2010 21:28
bonsaiq
Elio, vc entendeu bem o recado. Mas faça uma desfolha completa, antes de reduzir o comprimento do galho da direita. Inclusive no ápice. Essa variedade responde bem e logo estará repleta de folhas novamente, com boa ramificação. Eu costumo manter, inclusive, os galhos que crescem verticalmente nos galhos (corto fora apenas os que crescem por baixo). Isso ajuda a fortificar o galho, engrossando-o mais rapidamente.

Esse recurso, aliás, é usado pelos japoneses para engrossar galhos no acer kaede. 😉
Elio29/09/2010 21:34
Falou, Nicky. Vou mandar ver!

abração, véio!
12