Uau, quanta informação. Muito obrigada pela disposição, viu? 😄
Como eu estou me interessando cada vez mais, já me apressei em tirar umas fotos da minha nova ficus (não pode ser chamada de bonsai ainda, né?). Repare que no miolo da copa tem um emaranhado de folhas, isso é resultado do entorce de galhos feitos pela pessoa que cuidava dela antes.
Quanto ao estilo, como é minha primeira "experiência" estou entre chokkan e moyogi. Eu vi também umas fotos de outras ficus (não sei se exatamente a mesma espécie que a minha) que tinham algumas raízes aéreas e achei muito bonito.
No momento estou esperando ela se adaptar ao novo ambiente, já que estou deixando dentro de casa e antes ela ficava em ambiente externo. Já faz uma semana dessa mudança e até agora ela apresenta um aspecto saudável. Logo pretendo então passá-la para um vaso maior, da forma que você recomendou, mantendo as raízes e o substrato como está, apenas aumentando a quantidade para "caber" no vaso maior. E neste caso, poderia ser um escorredor, sem problemas, certo?
Quanto à poda, pretendo diminuir a folhagem, para dar um aspecto mais limpo e cortar os galhos mais altos (apical?) para que a copa não fique muito alta. Quando podar galho, posso passar cicatrizante, certo? Nas folhas não (?). No momento do transplante estou pensando em inclinar um pouco mais o tronco principal com arame de alumínio ou cobre, pois o tronco já se encontra levemente inclinado e para o moyogi eu quero inclinar mais. Os primeiros galhos (de baixo) pretendo aramar também, para ficarem mais paralelos ao horizonte..
Depois então é só esperar engrossar o tronco e cuidar bem. Adubar depois de umas duas semanas de transplantado, talvez (?)
Eu tenho ainda mudas bem pequenas de Prunus (sakurá, aquela arvore tradicional do japão), de bambu preto (minha vó que me deu), de Erythrina (mas não sei se dá bonsai) e estou tentando germinar umas sementes de pau-ferro (mas também não sei se dá bonsai).