Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substrato esta gelado!!!

Adalberto20/06/2008 18:23
Substrato esta gelado!!!
Olá meus amigos do Forum , gostaria do conselho e da experiencia de vocês junto ao meu substrato no qual esta plantada minha Jabu.
Fiz um substrato de 300 grs de ceramica moida, quebrei alguns cacos de ceramica no martelo , peneirei e utilizei as menores partes esmagadas, ficou pequenos grãos de ceramica moidos, adicionei terra vegetal ,e humus de minhoca vermelha, após misturar bem coloquei no escorredor essa mistura toda , em seguida tirei minha jabu do vasinho e a coloquei com o torrão neste novo substrato, no fundo coloquei a mistura, uns 5 cm da mistura +- depois coloquei o torrão com a jabu , e o restante do substrato cobri o torrão que saiu inteiro do vasinho que veio a jabu..
O sustrato ficou de coloração escura devido a quantidade de terra vegetal e o humus de minhoca.!!
A ceramica moida ajuda na drenagem , o sustrato ficou com boa drenagem mas , acho que devido ao excesso se é que existe excesso te terra vegetal o substrato fica gelado , agora nessa epoca do frio e normal?
Com esse sustrato a minha Jabu tem condições de se fortalecer engrossar o tronco , sem crescer muito , pois temo que ela cresça ou nada a ver ?
Coloco aquele adubo liquido , diluo 10 gotas em copo de agua e molho o substrato e correto fazer isso ?
A ultima duvida onde moro a casa e toda ladrilhada , mesmo onde fica as samanbaias e tudo azuleijo , corre o risco de causar algum dano para a minha Jabu, pois alem de ficar no ladrilho o escorredor , corre vento não muito mas tem vento onde o meu bonsai se encontra...
Agradeço desde já meu amigos, quero opinião de vcs , um forte abraço
Adalberto ..
darkaso20/06/2008 19:23
Adalberto,

seu substrato foi feito com cerâmica de tijolo ou telha certo? Senco esta está bom. No escorredor não é muito bom colocar matéria orgânica para não compactar e atrapalhar a prliferação de raízes muito finas que são boas para o bonsai. A matéria orgânica deve ser colocada na mamadeira. Ainda neste fim de semana faça mais caco cerâmico e coloque apenas ele no escorredor. Como saiu com o torrão todo ela aguenta a retirada toda numa boa.

Nessa época do ano é normal ficar bem frio o substrato.

A planta colocada no escorredor/mamadeira tem que crescer muito para engrossar tronco e galhos. O que nos ajuda é a quantidade de galhos mais baixos, próximos à base. Mesmo que não seja um galho a ser usado no futuro bonsai vale a pena deixar crescer para que aumento o calibre do tronco. Isto seria o que chamamos de galho de sacrifício, que pode estar em outras localidades como o ápice da planta.

Não precisa colocar adubo líquido agora no inverno, a resposta da jabu é muito baixa com o metabolismo da estação.

A jaboticaba precisa estar em ambiente ensolarado para que tenha uma boa saúde. Coloque no sol pleno agora no inverno para que ela se acostume com o sol e na primavera já esteja mais adaptada.

T+
Marcos Castilho20/06/2008 19:56
Darkaso o metabolismo das Jabus no inverno diminui muito ou seja quase para com esse frio???
Almir Apude20/06/2008 23:13
Cacos ceramica !!!
Olá Darkaso !!!!! VC tá legal ????

Olha veja se vc concorda comigo !!!!!

Quando se diz cacos de cerâmica, nós nos referimos aos cacos de telhas e tijolos, que são peças feitas de barro e que são queimadas a uma temperatura menor que, os nossos azulejos e pisos cerâmicos, certo????
Portanto, os cacos de telha e tijolo, retem com mais facilidade a água, e tb por mais tempo, e os cacos de AZULEJOS E PISOS, são mais duros, e portanto não retêm com tanta facilidade a água.
Então devemos evitar o uso dos cacos de AZULEJOS E PISOS.
Eu acho que estou certo, o que os amigos acham ????????

No aguardo da opinião dos amigos foristas.agradeço
Almir
Adalberto21/06/2008 08:55
AREIA GROSSA E CACOS CERAMICOS MOIDOS
darkaso escreveu:
Adalberto,

seu substrato foi feito com cerâmica de tijolo ou telha certo? Senco esta está bom. No escorredor não é muito bom colocar matéria orgânica para não compactar e atrapalhar a prliferação de raízes muito finas que são boas para o bonsai. A matéria orgânica deve ser colocada na mamadeira. Ainda neste fim de semana faça mais caco cerâmico e coloque apenas ele no escorredor. Como saiu com o torrão todo ela aguenta a retirada toda numa boa.

Nessa época do ano é normal ficar bem frio o substrato.

A planta colocada no escorredor/mamadeira tem que crescer muito para engrossar tronco e galhos. O que nos ajuda é a quantidade de galhos mais baixos, próximos à base. Mesmo que não seja um galho a ser usado no futuro bonsai vale a pena deixar crescer para que aumento o calibre do tronco. Isto seria o que chamamos de galho de sacrifício, que pode estar em outras localidades como o ápice da planta.

Não precisa colocar adubo líquido agora no inverno, a resposta da jabu é muito baixa com o metabolismo da estação.

A jaboticaba precisa estar em ambiente ensolarado para que tenha uma boa saúde. Coloque no sol pleno agora no inverno para que ela se acostume com o sol e na primavera já esteja mais adaptada.

DARKASO e se EU COLOCAR A BENDITA AREIA GROSSA SERA QUE SÓ ELA SERA BEM ACEITA TURMA FALA DA AREIA GROSSA , POSSO COLOCAR ELA ENTÃO APENAS AREIA GROSSA E CACOS DE TELHAS OU TIJOLO MOIDOS SERIA UMA BOA MISTURA PARA O MEU BONSAI ?
SERIA MAIS FACIL ARRUMAR AREIA GROSSA DO QUE MOER NA MARTELADA CACOS DE CERA OU DE TELHAS...

T+
darkaso21/06/2008 20:43
Almir,

o caco cerâmico que é benéfico é só mesmo o de tijolo ou telha mesmo. É mesmo para conferir se foi usado o correto. Não se preocupe, todos concordam com o uso ideal do tijolo ou telha, mas como o tópico é de iniciantes é sempre bom dar uma reforçada.

T+