Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uma aranha

daelin21/06/2005 09:08
Uma aranha
Outro dia meus bonsai estava tomando sol na janela, quando eu vi uma aranha se esforcando ao maximo pra escalar o movel onde as plantas estavam.

Era uma aranha minuscula.

Nao fiz nada com a aranha e depois esqueci o assunto.

Ontei eu tava examinando os bonsai quando percebi que uma folha do ficus estava totalmente fechada. Abri a folha com os dedos e vi uma teia la dentro, que era o que mantinha a folha fechada.

Joguei a folha fora pq fiquei preocupada com o que poderia acontecer com o bonsai.

Isso ja aconteceu com algum de voces? É perigoso pra planta?
Mário A G Leal21/06/2005 10:16
Daelin, minha amiga, você fez o correto. Eliminou o mal pela raiz. Não, não existe nenhuma preocupação a mais. Nestas verificações que fazemos em nossas plantas temos a oportunidade de eliminarmos pragas que, na maioria das vezes, não necessitam aplicações de inseticidas. A sua atitude eliminou a infestação.
Marco Nascimento21/06/2005 20:15
Isso acontece muito nos meus Fícus tb, a folha fica toda fechada e escurece ficando com um tom amarronzado. Acredito que não tenha sido feito pela aranha, mas sim por alguma lagarta, sempre que isso acontece encontro lagartas nas minhas plantas.
Um abraço.
Fábio21/06/2005 21:14
Aranha
Não sabia disso, vou tomar mais cuidados com as minhas plantas pra não acontecer também.
daelin22/06/2005 08:09
Eu procurei muito pra ver se tinha lagarta, mas nao vi nenhuma. Moro em apartamento e as plantas ficam em um local sem acesso a outras plantas.

Os unicos bichos que eu ja vi foram essa aranha, uma mosca e um mosquito.

A mosca e o mosquito foram dessa pra melhor. A aranha eu nao sei, nunca mais vi.

Mas acho que a culpada era ela mesmo.
Nuhumnaion28/06/2005 16:35
olha, eu aposto que foi feito da aranha.
era uma daquelas aranhas "pula-pula"? porque elas que fazem esse ninho... elas escolhem o lugar, fazem um ninho de teia (a folha dobra não sei porque), e botam os ovos lá. Depois elas vão embora e deixam os filhotes se virarem...
o máximo q ia acontecer era nascer um monte de "pulgãozinho"... aí eu já não sei se eles ficam na árvore ou se saem pra caçar...
bom, mas vc fez o certo, mesmo assim. 😉
doolombo04/07/2005 09:26
Re: Uma aranha
daelin escreveu:

Ontei eu tava examinando os bonsai quando percebi que uma folha do ficus estava totalmente fechada. Abri a folha com os dedos e vi uma teia la dentro, que era o que mantinha a folha fechada.

Joguei a folha fora pq fiquei preocupada com o que poderia acontecer com o bonsai.

Isso ja aconteceu com algum de voces? É perigoso pra planta?

Daelin, as aranhas fazem bem para as plantas, pois são inimigos naturais de algumas pragas, como pulgões... etc.
então nao tem problema algum deixar aquelas pequenas aranhazinhas, essa aranha pula pula, vive comendo moscas, vc nunca percebeu?

quanto a folha estar enrolada, ela fez isso para colocar seus ovos (acredito eu), o ruim disso é que prejudica a estetica da planta.

agora as folhas enroladas com manchas marrons são danos causados por tripes, um inseto muito pequeno que raspa as folhas para se alimentar do conteúdo das células da folha.
ai vai uma foto do dano causado em uma folha de algodoeiro (algodão)

e uma foto do inseto

é muito comum encontrar os tripes nas rosas (sao aqueles bichinhos pretinhos que ficam no meio das pétalas da rosa.
para combater esses insetos, é só aplicar um pouco de inseticida, pode ser esses que se usa em casa mesmo, já usei o SBP e nao prejudicou em nada as plantas.

abraços