Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esterco de Aves

Evaldo Salustiano22/06/2008 23:51
Esterco de Aves
Sobre o esterco de Aves, desses comprados em pacotes, tenho algumas duvidas:
- Qual a função principal dele?
- Aplico sobre o substrato de plantas em vasos?
- Ou aplico misturando-o com substrato ?
- Se aplicar sobre o substrato e a planta tiver raizes expostas, esse tipo de esterco pode queimar essas raizes e tambem queimar aquelas raizes fininhas?
Desde ja agradeço
leandro afonso23/06/2008 09:13
sabemos q a galinaca e a mais potente.
mas deixei curtindo um pouco do de gado tb. alguem sabe se misturo 50% tb com terra?
Marcos Castilho23/06/2008 13:02
Geralmente misturo a galinaça e o esterco bovino com terra vegetal. Nunca coloquei só a galinaça e esterco bovino no substrato direto.
nickyfury23/06/2008 17:59
bonsai
O esterco ou adubo obtido a partir dos excrementos de aves deve ser usado com parcimonia, no cultivo em vasos, particularmente em bonsai. Atenha-se a usar menos da metade comparativamente ao adubo de gado. E somente use após bem curtido, para evitar perdas. 😲

Uma boa maneira de curtir o esterco de aves é misturá-lo à terra, espalhando bem, para que seque bem ao sol, antes de aplicar, sempre em porções reduzidas, no solo do bonsai, ou pré, mais próximo da borda e não diretamente sobre as raízes, ou encostado ao tronco. 😲

O adubo obtido a partir de excrementos de gado, tambem deverá ser bem curtido, e usado quando estiver bem seco. Da mesma forma, mistura-se à terra, aplicando-o da mesma forma: próximo da borda do vaso, longe das raízes e do caule. 😄

Eu costumo usar o adubo de gado, curtido, apenas na "mamadeira", e não no escorredor. Assim mesmo, misturo bem com terra (bioplant ou plantax), carvão vegetal e casca de pinus. Alguns preferem usar humus de minhoca, em substituição ao esterco de gado ou de aves, mas procedendo da forma que descrevo. 😄

Lembrando que, ao fazer uso do esterco bem curtido, deve-se transforma-lo em um pó, eliminando então sementes indesejáveis e insetos, de maneira que o composto esteja livre de pragas e ervas daninhas, que se não retiradas, irão crescer e proliferar nos vasos. 🙄
leandro afonso24/06/2008 22:37
curte na lata com agua por tempo ne?
nickyfury24/06/2008 22:53
bonsai
Lata com agua? O adubo de gado que adquiro é mantido ao sol, não só para secar bem, mas para que com o calor, vento e umidade decorrentes, fique bem curtido. Aproveito geralmente a camada superior, a qual esfarelo ou trituro bem, antes de aplicar da maneira que descrevi. 😄

No caso de fazer uso de agua, não o deixe imerso por muito tempo, para não aprodecer. Acredito que uns tres dias seja suficiente para amolecer, quando então ficará mais facil desmanchar e por ao sol para secar bem, antes de esfarelar e fazer uso. 😄
fabianoscosta27/06/2008 15:57
Tenho usado por cobertura nas minhas plantas o esterco de peru, pois já vem peletizado do tamanho do osmocote/basacote, e curtido, compro em sacas de 40Kg em agropecuária local. Um amigo que já usa há mais tempo tem tido ótimos resultados em todas as plantas, principalmente em coníferas...

Abraço,
Fabiano