Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flores caem

Alex Fabiano24/06/2008 09:00
Flores caem
Ola ! tenho um Bonsai de cereja anã de 12 anos, ela está dando flores, porém as mesmas secam, não chegam a dar frutos....que pode ser ?
joaoporto24/06/2008 11:26
Olá Alex,

Você está adubando ?

As flores podem estar caindo por excesso de nitrogenio, ou por falta de algum micronutriente.
Dimunua as regas.
Verifique também se o solo está enxarcado (muita argila).

um abraço
Alex Fabiano24/06/2008 16:47
msg
vou tentar diminuir as regas pra ver....
Ivanil Pimentel Vieira25/06/2008 09:43
Alex,

a cerejeira tem um consumo elevado de água como todas as frutíferas, mas não tolera solos muito encharcados.Eu costumo molhar a terra quando a superfície se encontra seca.

Possuo a cerejeira anã que já produziu frutos dois anos e se encontra na terceira floração.Tenho usado adubo orgânico e não costumo adubar em fevereiro,março,junho,julho, agosto e dezembro.

Serie interessante vc falar da adubação que usa na cerejeira.para que os foristas possam opinar.

Um abraço - Ivanil
Alex Fabiano25/06/2008 16:02
msg
Comprei esse Bonsai com o Tramujas, não sei informar qual adubo ele utilizava, porém observei a existência de osmocotes sobre o substrato.
Ivanil Pimentel Vieira26/06/2008 10:16
Alex,

excelente a procedência de tua planta, bem como o adubo é de ótima qualidade.Procure retirar todo o osmocote existente, pois nos encontramos em período que não devemos adubar.
Ocorreu um problema com uma pequena laranjinha kinzo que consegui salvar algumas flores depois de retirar todo adubo nele existente. Pode ser que tenha ocorrido apenas um acaso.!

Ivanil
Alex Fabiano26/06/2008 17:54
msg
Ok, valeu a dica, vou retirar os osmocotes e torcer para que vingue algum frutinho....
Glauco Bastos26/06/2008 21:32
Alex,

Se esta cerejeira chegou agora do Paraná o motivo da queda das flores é simples........ mudança brusca de temperatura, ela saiu de um clima com 8º Graus, passou 07 dias dentro de uma caixa fechada e encontrou um clima de 28º Graus, e vc ainda queria que ela segurasse as flores ? rsrsrs.
Abraços.
Alex Fabiano26/06/2008 22:56
msg
Grande Glauco, falou em Bonsai, vc está em todas hein ?????
Ivanil Pimentel Vieira27/06/2008 10:22
Alex,

se tua planta acabou de chegar de "viagem"como foi postado, o problema deve ser o stress registrado pelo cerejeira.Bom, ai foi informado um bom motivo para tua estar soltando as flores.

Ivanil
Alex Fabiano27/06/2008 11:55
msg
ok, grato pelas observações, vou acompanhar, inclusive ela ja apresenta brotações de folhas e flores novas.
Alex Fabiano23/09/2008 16:24
msg
cheia de flores e ainda não vingou nenhuma....agora está só flores...........
Glauco Bastos24/09/2008 12:24
Alex,

Parabéns pelas flores irmão, as minhas nem sinal, mas não fique muito contente que provavelmente não vingarão frutos, nosso clima não favorece, mas vou torçer para que consiga 😄 .
Abraços.
Alex Fabiano25/09/2008 13:54
MSG
Interessante, falando com um vendedor de mudas do RJ ele me disse que lá tem mudas da eug. Mattossi para vender com frutos, eu qustionei ele para o fato de la ter um clima parecido com o nosso e ele ter sucesso na frutificação, ele me disse que muitos comerciantes de bonsais, fazem as mudas da mattossi via enxertia, que isso pode ser um dos fatores, ademais ele me disse que na região dele fica ao nível do mar ( identica a nossa ) e que lá produzem com sucesso, estou tentado a pedir uma muda dele para ver se é questão de adaptação ( já que a origem da especie é Santa Catarina ).