Fernando Luiz25/06/2008 20:00
estilo tronco duplo
Caros colegas de arte bonsai, tenho uma tuia prata no estilo tronco duplo,
e gostaria de saber como faço para que o tronco mais baixo não cresça, e para que o tronco mais alto e mais grosso continue crescenco para cima.
abs
joaoporto26/06/2008 10:29
Olá pessoal,
O crescimento não vai parar nunca, mas pode ser mais lento, quanto mais copa tiver mais rápido cresce e engrossa, como o crescimento da tuia é bem lento, você não terá problemas com isso, depois que colocar no vaso definitivo.
um abraço
SEKI - Elio Luis Secchi26/06/2008 11:58
Fernando,
o controle mais eficaz de crescimento de um galho em relação aos outros é a poda, ou pinçagem das pontas.
Sempre que desejar que um galho cresça mais e fique mais grosso também, deixe-o crescer livremente, sem podar. Enquanto que o oposto é ir podando sucessivamente as novas brotações.
Se desejar que um galho cresça/engorde mas não quer perder a forma já conseguida, deixe apenas um broto do mesmo crescer livremente e quando o galho atingir o ponto desejado, corte o broto que ficou "puxando" a seiva. Denominamos a isso "galho de sacrifício".
Espero ter ajudado.
abraços
Fernando Luiz26/06/2008 19:32
Ô, ajudou bastante. Obrigado a todos pelas dicas técnicas.
abs
marco_avelar26/06/2008 21:29
Joe é exatamente como o Elio disse. Eu só queria acrescentar uma coisa. As tuias são muito sensíveis a podas e pinçagens, eu já perdi uma assim. Só pode no inverno. Eu decidi adotar um procedimento para podar tuias e juniperus: faço a pinçagem de apenas um galho e espero para ver se o galho ou folhas não estão secando antes de continuar. Se começar a secar, mesmo que apenas algumas folhas é melhor ter cuidado e continuar esperando. A que eu perdi secou algumas folinhas, parecia que não era nada, e depois de dois meses ela secou totalmente. Passei dois meses tentando salva-la mas nada adiantou.