Olá a todos
Alex
Portugal segundo algumas noticias do ano passado e deste,l está com graves problemas com eles, pelos vistos têm custado inumeras arvores a sul do Tejo...e parece que está a ficar sem controlo, e a coisa é tão grave que mesmo a madeira tem que ser queimada no local de abate.
Não sei se esta é a mesma noticia que vi/li em tempos, disponibilizada por um colega no forum da "Luso", mas aqui vai, ver em:
"
Portugal é o único país da União Europeia com a doença do nemátode em povoamentos de pinheiro-manso.
Foi detectada pela primeira vez em 1999 na Península de Setúbal, e até agora já foram abatidas milhares de árvores, mas algo falhou na fiscalização das trocas comerciais da madeira infectada.
Em Abril deste ano, no centro do país, a maior mancha de pinhal contínuo da Europa é ameaçada por esta morte devastadora. Os impactos ambientais e económicos serão irremediáveis."
http://arquivo.faroldeideias.com/index.php?cat=Biosfera
No ano passado morreram-me os dois pinheiros que tinha ( um "Mugho" e um "Branco",) sendo que o pinheiro Branco sempre esteve bastante sadio até á altura, que o mugho (recentemente adquirido) começou a mudar de cor, ficando com as acículas castanhas em 3 ou 4 dias, do apíce para o interior ( foi galopante), tal quadro depressa passou para o pinheiro branco que reagiu exactamente da mesma forma.
Não conseguindo apurar qual a causa suspeitei de fungos a nivel do sistema radicular, tendo feito combates com fungicida sistémico, e por vezes por via das dúvidas com insecticidas para prevenção dos agentes oportunistas que sempre se aproveitam quando uma arvore se encontra debilitada.
Hoje teria aplicado um nematodicida sistémico por via das dúvidas, mas infelizmente só vi a noticia uns meses após os seus obitos.
Este ano transplantei um Junipero que estava em excelentes condições e que estava a trabalhar com um enorme prazer...comprei-o pequeno e desenvolveu-se aqui em casa...para meu azar, tive a infelicidade de escolher o vaso que tinha tido o pinheiro branco e por via das dúvidas lavei-o bem e passei-lhe alcool para desinfectar...recuperou bastante bem do transplante, e de um momento para o outro de uma forma mais rápida do que aquela que conseguimos acudir começou a secar...tentei estabilizá-lo...levei-o ao centro que costumo frequentar e também não conseguiram fazer nada foi vê-lo definhar e como resultado, outro óbito.
Na altura não me lembrei/ocorreu uma coisa essencial nestas situações, pegar fogo ao alcóol com que o desinfectei, inclusive as ferramentas 😕 😮ops: ...talvez tivesse sido o melhor.
Mas enfim, sempre a prender 😉 e graças a Deus tenho tido boa sorte com as podas dos mesmos que me têm dado sempre descendentes...que talvez devido á sua pequena dimensão, não tenham sido afectados.
Geraldo,
Muito obrigado pela partilha 😉
Boa sorte.
Cptos.
Castro